As informações deste registro é histórico gerado em 02/08/2017 ás 10:43:27.
Este espaço está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

MIS - Museu da Imagem e do Som do Ceará

as imagens e os sons do Ceará num só lugar !

Horário de funcionamento: Terça à sexta-feira, de 9h às 17h

Site: http://www.secult.ce.gov.br/index.php/equipamentos-culturais/museu-da-imagem-e-do-som

Email: mis@secult.ce.gov.br

Telefone Público: (85) 3101-1202

Endereço: Avenida Barão de Studart, 410 , Meireles, 60120-000, Fortaleza, CE

CEP: 60120-000

Logradouro: Avenida Barão de Studart

Número: 410

Complemento:

Bairro: Meireles

Município: Fortaleza

Estado: CE

Descrição

Inaugurado em 1980, o Museu da Imagem e do Som (Mis) do Ceará é responsável por resguardar a história não apenas da capital cearense, mas também de diversos municípios do estado. Com um acervo de mais de 150 mil peças, o Mis apresenta aos visitantes um Ceará antigo, representado entre as fotos do famoso cangaceiro Lampião e das mais tradicionais famílias cearenses.

De propriedade do ex-senador Fausto Augusto Borges Cabral, no começo dos anos 50, a casa passou a ser, em 1963, residência oficial do Governo do Estado, por determinação do então governador Virgilio Távora. Antes da chegada do Mis, o espaço desocupado em 1971 pelo governo do estado, foi abrigo do Museu Antropológico do Ceará. Apenas em 1996, precisamente no dia 7 de agosto, o acervo audiovisual do estado passou a ocupar o lugar, depois de ter passado 16 anos funcionando no subsolo da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel. Hoje, no local, além de ser possível encontrar um rico acerco fotográfico, é possível conhecermos equipamentos antigos como televisores, monóculos e máquinas fotográficas, como a lambe-lambe.

O local é uma referência pra pesquisa, embora esteja aberto ao público que apenas deseja conhecer um pouco mais da história cearense. Além de disponibilizar as peças para visitação, o local realiza palestras e exposições itinerantes e cursos. A entrada é gratuita.

 

 

Critérios de uso do espaço

O MIS é um espaço de convivência. Um espaço de diálogo, de troca de saberes, aprendizado, reflexão e conhecimento. Para que todos se sintam à vontade na ida ao Museu, sugerimos a leitura atenta das orientações abaixo. - Não existem roupas inadequadas para frequentar o Museu. Vista aquilo que lhe parecer melhor, apenas evite andar descalço ou sem camiseta pelo Museu. - Utilize o transporte público para vir ao Museu. Não há estacionamento no MIS. - Nos espaços expositivos e auditório, o consumo de alimentos e bebidas não é permitido. - Menores de 12 anos devem estar acompanhados de pais ou responsáveis. Pedimos a todos atenção à circulação das crianças, em especial nas áreas externas. - A área externa do Museu é aberta a todos os animais. Já nos espaços internos do Museu, podem circular apenas cães-guias acompanhados de seus donos. - Você pode fotografar tudo o que quiser no MIS. Os usos de flash e de bastão de selfie incomodam os demais visitantes, por isso não são permitidos. Ao postar nas redes sociais, marque suas imagens com #misce e mostre para a gente. - O uso de telefones celulares e rádios de comunicação é permitido em todo o Museu. Em respeito aos demais visitantes, recomendamos evitar falar ao telefone nos espaços expositivos e manter seu dispositivo no modo silencioso. - O MIS se reserva o direito de impedir o acesso às suas instalações de pessoas cujo comportamento ponha em risco o bem-estar de seus visitantes, de suas exposições e a segurança e conservação de toda a sua estrutura. - Por determinação da Lei n° 9.294, de 15 de julho de 1996, a restrição ao fumo aplica-se a áreas total ou parcialmente fechadas e aos locais de circulação ou permanência de visitantes e funcionários.

Publicado por

Museu da Imagem e do Som

O Museu da Imagem e do Som do Ceará, vinculado à Secretaria da Cultura, é responsável, desde sua fundação, pela preservação, difusão e pesquisa da memória audiovisual do Estado. Inaugurado em 1980 e instalado no subsolo do prédio da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel. Após alguns anos, deixa o antigo Departamento de Patrimônio de Bibliografia, passando a pertencer ao Departamento de Au