As informações deste registro é histórico gerado em 08/09/2023 ás 12:18:09.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Associação Cultural Canto da Jandaiá – ACCJ, foi criada em 10 de setembro de 2013, é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que desenvolve diversas atividades ligadas a cultura popular tradicional.

Email: associacaocantodajandaia@gmail.com

Telefone Público: (85) 98716-6139

Endereço: Rua Vitória , Henrique Jorge, Fortaleza, CE, BR

CEP: 60521-085

Logradouro: Rua Vitória

Número: 100

Complemento:

Bairro: Henrique Jorge

Município: Fortaleza

Estado: CE

Descrição

Associação Cultural canto da Jandaia – ACCJ foi criada em 10 de setembro de 2013, a partir das atividades que já eram desenvolvidas pelo Grupo de Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas, que tem hoje, 27 anos de existência e de atividades ininterruptas. O grupo identificou vários grupos artísticos de vertentes diferentes, dentro da comunidade em que atua, muitos dos quais se desfaziam tão repentinamente como surgiam. Começamos então a discutir o que poderíamos fazer para ajudar estes grupos e torná-los viáveis, tendo em vista serem grupos frágeis por sua situação social, bem como sem informações necessárias para seguir em frente. Decidimos então criar uma associação que fosse capaz de abraçar estas demandas da comunidade, além de dar continuidades às atividades do Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas, como pessoa jurídica, que passaria a ser representado pela Associação Cultural Canto da Jandaia ACCJ.

Associação mantém um calendário anual fixo de algumas atividades que desenvolve, a partir das atividades empreendidas pelo GTF Raízes Nordestinas e, outro que acontece, de acordo com a demanda dos grupos da comunidade apoiados pela associação. A associação tornou se referência para grupos e pessoas, sobre tudo no tocante a preservação da cultura popular tradicional. É o caso de grupos e entidades que desejam, por exemplo, manter viva as tradições das festas de reis, através da folia de reis, que têm procurado a associação para realização de oficinas de música e caracterização destas folias. Resultado, o que já parecia desaparecido na comunidade tem ressurgido com força total, através da criação de vários grupos que se espalham pela comunidade e bairros adjacentes.

Atuando desde 1996, a Associação Cultural Canto da Jandaia, adquiriu personalidade jurídica, apenas no ano 2013, passando a atuar de fato e de direito como pessoa jurídica, oportunizando e ampliando suas ações nas áreas de formação, educação para o trabalho e renda para os membros do grupo e da comunidade ao qual a associação está inserida, promovendo cursos nas mais diversas áreas da cultura e da educação, desenvolvendo atividades na área da música, dança, cultura popular, culinária, teatro, leitura e artesanato. Tendo como público alvo, crianças, jovens, adultos e idosos da comunidade do Henrique Jorge, Pici e Adjacências.


Na sua caminhada, a Associação Cultural Canto da Jandaia, tem formatado diversas parcerias, no afã de obter sucesso nos objetivos estabelecidos por ocasião de sua formação e existência, quais sejam, promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico, através do desenvolvimento e organização de atividades de dança, teatro, música, direitos humanos, festivais culturais, estudos, pesquisas e intercâmbios nacionais e internacionais.


Exemplo dessas parceria e articulações, a instituição possui junto com com o Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará, um núcleo de iniciação a música, as aulas acontecem na sede, duas vezes por semana e juntos conseguimos atender 50 crianças.


Outra parceria que vem dando certo é com o Instituto Nordeste Cidadania – INEC e mantemos um espaço de leitura Raio de Sol que atende em média 100 pessoas entre crianças, adultos e idosos.

Atividades Realizadas

2007 – Até os dias atuais Folgança - Encontro dos Grupos de Cultura Popular Tradicional, é um evento que vem se consolidando enquanto importante ferramenta de valorização dos grupos e artistas ligados a cultura popular, o principal objetivo é promover a difusão das manifestações folclóricas por meio da dança, estimulando o intercâmbio cultural, o respeito à diversidade cultural e a valorização dos saberes tradicionais dos mestres da cultura. Sua realização em espaços públicos garante o acesso democrático e a fruição desses bens culturais imateriais tão importantes para a identidade cultural dos povos, e colabora para transmitir essa memória às novas gerações.

2018 - XII Edital Carnaval do Ceará – Seminário de Avaliação e Planejamento
Homenagem ao Mestre Juca do Balaio 2018 – SECUT-CE
Produção

2018 - XIV Edital Ceará da Paixão – Seminário de Avaliação e Planejamento SECUT-CE
Produção

2019 - VIII Festival de Quadrilha Raízes do Meu Ceará – Etapa Ceará Junino SECULT-CE

2020 – Festa dos Caretas no Bairro do Henrique Jorge – Edital dos Ciclos SECULT-CE.

2021 – O Ceará Conectado pela Dança Popular – Curso de Formação. Lei Aldir Blanc SECULT-CE.

2022 – IX Festival de Quadrilha Raízes do Meu Ceará – Prefeitura Municipal de Fortaleza

2022 – Vem infantilizar com a Gente – Dançando com a Cultura Popular - CASA CIVIL/Governo do Estado do Ceará.

2022 – Lapinha Sagrado Coração de Jesus – Festejos Natalinos - SECULTFOR

Vídeos