As informações deste registro é histórico gerado em 13/09/2023 ás 23:07:40.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

A Arte Jucá é uma instituição cultural do Sertão dos Inhamuns com 21 anos de atuação. Entre a suas principais ações estão o Festival dos Inhamuns de Artes Cênicas, caminhando para sua 14° edição, e a Escola Livre de Teatro dos Inhamuns – ELTI, com núcleos de atuação nas cidades de Arneiroz e Tauá.

Site: http://artejuca.com.br/

Email: robson_arneiroz@hotmail.com

Descrição

A Arte Jucá, tem suas atividades iniciadas em maio de 2000, tendo como objetivo produzir espetáculos cênicos e atuar como um coletivo de arte/educadores no Sertão dos Inhamuns. Em 2002, depois de uma residência estética e administrativa com o Grupo Galpão de Minas Gerais, se torna uma instituição legalmente constituída (Associação dos Amigos da Arte, Ciência e Cultura de Arneiroz), passando a desenvolver atividades formativas sistêmicas nas áreas do teatro, dança, música, artes plásticas, literatura e audiovisual.

Ponto de cultura desde 2008 e integrante da Rede Cultura Viva, é responsável pelo desenvolvimento de projetos culturais como a Escola Livre de Teatro dos Inhamuns-ELTI, contemplada no edital Escolas da Cultura, e o Festival dos Inhamuns de Artes Cênicas, caminhando para sua 13ª edição. Ações estratégicas para o processo de difusão, fruição, formação e democratização do aceso a cultura em sua região.

Seus projetos já foram contemplados por diversos editais como: Incentivo as Artes, Carequinha de Estímulo ao Circo, Artes Cênicas na Rua, Prêmio Funarte de Apoio a Festivais, BNB de Cultura, Caixa Cultural, Mecenas do Ceará, entre outros. Como companhia cênica (Grupo Juká de Teatro), seus espetáculos já passaram por festivais de reconhecida relevância como FNT - Guaramiranga (CE), Mostra SESC Cariri (CE), Lino Rojas (SP), Popular do Recife (PE), Mostra de Teatro de Rua de São Miguel Paulista (SP), Festival Internacional de Teatro de Rua de Teresópolis (RJ), Tangolomango (Bogotá - Colômbia).

Com 20 anos de intenso ativismo artístico, acabou se tornado o principal mobilizador cultural de sua região, sendo agraciada por duas vezes com o Prêmio Ceará Vida Melhor (2006 e 2008), concedido pelo governo do estado a instituições não governamentais, pela relevância dos serviços prestados na área social.

Vídeos