As informações deste registro é histórico gerado em 20/09/2023 ás 22:46:00.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Felipe Teixeira Bueno Caixeta

Jornalista (ECO/UFRJ), mestre em Cultura e Territorialidades (PPCULT/UFF), mestre em Criação e Produção de Conteúdos Digitais (PPGMC/UFRJ), pesquisador, videodocumentarista, editor de obras impressas, digitais e produtor cultural. Microempreendedor Individual (MEI), tem experiência com comunicação social, audiovisual, produção editorial, Patrimônio Cultural e produção de eventos culturais.

Email: f.caixeta@gmail.com

Telefone Público: (21) 98777-0251

Endereço: Rua Professora Deuva de Alencar 696, Vila Real, Juazeiro do Norte, CE, BR

CEP: 63043-070

Logradouro: Rua Professora Deuva de Alencar

Número: 696

Complemento:

Bairro: Vila Real

Município: Juazeiro do Norte

Estado: CE

Descrição

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em jornalismo (ECO/UFRJ), mestre em Cultura e Territorialidades (PPCULT/UFF), mestre em Criação e Produção de Conteúdos Digitais (PPGMC/UFRJ). Videodocumentarista, pesquisador, editor de obras impressas e digitais, autor da dissertação “Dia de Quilombo: cinema e cultura popular no Juazeiro do Padre Cícero” (UFF/2016), que subsidia o COEPA no processo de Registro da Festa do Quilombo (Dia de Reis) de Juazeiro do Norte como Patrimônio Cultural do Ceará.

Desde 2005 reside e trabalha no Cariri Cearense, onde desenvolve projetos junto com os mestres e os grupos da tradição cultural. Entre outras atividades, dirigiu os vídeos “Encontro do Padre Cícero com o Profeta Gentileza” (2008), “Dia de Reis no Juazeiro do Padre Cícero” (2009), “Abraço em Juazeiro” (2010) e “Viva Cultura Viva” (2011).

Organizou a obra “Dia de Reis no Juazeiro de Outrora” (2008), quando pela primeira vez um manuscrito do memorialista cearense Octávio Aires de Menezes foi publicado na forma de livro. Elaborou o projeto técnico e integrou o conselho editorial da “Coleção Padre Cícero Romão Baptista e os Fatos de Juazeiro” (2009- 2012) junto à Diocese de Crato, ação que resultou na digitalização de 10 mil documentos e a publicação de dois livros (Ed Senac: Fortaleza, 2012), contendo 800 cartas entre 1860 e 1934, envolvendo Padre Cícero, a questão religiosa e a política.

Em 2017 editorou o projeto transmídia “Cartografia Cultural do Crato” junto a Secult-Crato e a URCA, com o mapeamento de 382 referências culturais no território cratense.

Palestrante em eventos no Estado do Ceará e Rio de Janeiro, como o Simpósio Nacional Sobre Patrimônio e Práticas Culturais (URCA-ESBA) em Barbalha (2018), Simpósio Internacional Padre Cícero (2018) e o Seminário Internacional de Políticas Culturais promovido pela Casa Ruy Barbosa no Rio de Janeiro (2017), escreve sobre cinema, identidade o patrimônio cultural.

Autor do dossiê que resultou na seleção e reconhecimento do Poeta Pedro Bandeira pelo Programa Tesouros Vivos do Ceará em 2018, é o organizador da obra poética do cantador e o criador da Semana Cultural Poeta Pedro Bandeira, evento iniciado em 2018, voltado para o universo do cordel, do repente e da cantoria, sempre na primeira semana de maio em Juazeiro do Norte.

Entre as realizações durante a pandemia, concluiu o mestrado no programa de Mídias Criativas e participou do Edital Dendicasa da SECULT CE, com a produção e veiculação do documentário de média metragem "Dia de Reis no Juazeiro do Padre Cícero" (2020).

Selecionado pelo edital do Patrimônio Cultural da Lei Aldir Blanc da SECULT-CE, elaborou a plataforma da Festa do Quilombo (www.festadoquilombo.com.br), para divulgar e colaborar com o registro da celebração popular como Patrimônio Cultural do Ceará. Aprovado no edital Arte em Rede do IDM (2020), produziu e veiculou o documentário de curta metragem "Nada Faltará - 150 anos da ordenação do Padre Cícero" durante atividade remota na Casa Cego Aderaldo. Na Edital Cultura em Casa do município de Juazeiro do Norte (2020), organizou atividades formativas remotas sobre o processo de criação cinematográfica.

Nos últimos dois anos, por meio da Kinecos Filmes, o agente cultural aprovou dois projetos audiovisuais na Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. O primeiro, "Nada Faltará", é um documentário sobre os 150 anos da chegada do Padre Cícero em Juazeiro do Norte e da partida do Padre Ibiapina do Ceará. O segundo projeto audiovisual é o curta metragem "Destino de Cantador", sobre o Poeta Pedro Bandeira, que será lançado junto com o livro Poeta Pedro Bandeira - nas mãos na mente e na alma.

Em 2022, foi o editor da obra transmídia Relicário de Memórias - Opereta Popular Canto de Reis, organizado por Dane de Jade; em 2023 teve o artigo "O chicote e a máscara: a presença do cão na Festa do Quilombo em Juazeiro do Norte", publicado no livro do Festival Internacional de Máscaras do Cariri - FIMC.

O agente foi selecionado edital de áreas técnicas do XII Edital Ceará de Incentivo as Artes, com o projeto Plataforma Festa do Quilombo, para realizar o inventário de referências culturais da Festa do Quilombo, colaborar com o dossiê e o Registro do bem cultural. A plataforma pode ser acessada pelo site www.festadoquilombo.com.br.

Vídeos