As informações deste registro é histórico gerado em 25/09/2023 ás 09:57:23.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Grupo Garajal

O Grupo Garajal nasceu, em 2003. Hoje para alem de seu trabalho com Artes cenicas, também desenvolvemos trabalhos com artes circense e a Cultura Popular. Somos também um Ponto de Cultura que se firma cada vez mais como o provedor no campo da Cultura Tradicional Popular com processos de formação, criação e difusão cultural.

Email: grupogarajal@gmail.com

Telefone Público: (85) 98115-2392

Descrição

HISTÓRICO
Para contribuir e viabilizar o fortalecimento da cultura popular, sua memória e história é que surge o Instituto Garajal de Arte e Cultura Popular. Nasce em 2003, durante os cursos de capacitação em técnica teatral, Montagem de e artes circenses; promovidas por parceiras entre o PROARES, núcleo de Maracanaú (TEMA). A partir daí jovens que participaram dessas capacitações, sentiram necessidade de dar continuidade a esse trabalho, tendo o Teatro como Marco de partida, passa a desenvolver técnicas como ferramentas de resgate a cultura popular entre ela estão; o Teatro de Rua, Teatros de Bonecos, Percussão, Figurinos, Confecção de Mascaras culminando na figura do Palhaço a principal característica do grupo. Hoje as ruas e praças de Maracanaú são invalidas pela alegria desses jovens de comunidades carentes que com suas Pernas de pau, suas Acrobacias e malabares, não deixam morrer a arte circense que por vezes vinculadas à educação, Saúde e meio ambiente preservam e ajudam na conservação do patrimônio cultural e da cidadania do nosso povo.

OBJETIVO
Contribuir no fortalecimento das raízes da arte popular, sua memória histórica, resgatar seus mestres, conscientizar culturalmente as pessoas a fim de manter acesa a chama da cultura popular, das artes cênicas, artes circenses do folclore, assim preservar e ajudar a conserva o patrimônio cultural e histórico do povo. O grupo Garajal consciente de seu papel na cultura realiza estudos e pesquisa visando defender e preservar o desenvolvimento cultural e humano.

Vídeos