As informações deste registro é histórico gerado em 25/09/2023 ás 19:04:55.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Francisca Pereira dos Santos

Francisca Pereira dos Santos/ Fanka Santos – Doutora em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Pós-doutorado em Linguística - Universidade de Poitiers - França (Bolsa Pós-doutoral CAPES 08/2012 a 07/2013) e Educação (UFC- 2021). Atua como professora da Universidade Federal do Cariri (UFCA), cordelista e Coordenadora do Instituto Aldeia da Luz na cidade de Barbalha-CE.

Site: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761900U7

Email: teiadoato@gmail.com

Telefone Público: (88) 98866-8090

Endereço: RUA MARIA CONCEIÇÃO LIMA DAMASCENO 740, Sitio Mata, Barbalha, CE, BR

CEP: 63180-000

Logradouro: RUA MARIA CONCEIÇÃO LIMA DAMASCENO

Número: 740

Complemento: Sitio Mata

Bairro: Sitio Mata

Município: Barbalha

Estado: CE

Descrição

Francisca Pereira dos Santos / Fanka Santos - É pesquisadora com doutorado em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Pós-doutorado em Lingüística - Universidade de Poitiers - França (Bolsa Pós-doutoral CAPES 08/2012 a 07/2013) e Educação, pela UFC (2021).

Atua como professora da Universidade Federal do Cariri (UFCA) no curso de Biblioteconomia e mestrado da área, atuando no campo da cultura e sustentabilidade. Tem projetos de pesquisa, extensão e coordenação do curso (latu senso) em permacultura, tendo ampla ação na militância por mundos mais justos e diversos em suas gentes, saberes e sabores.

Fundadora e coordenadora do Instituto Aldeia da Luz de Permacultura da Caatinga. Documentarista e Cordelista com vários folhetos publicados, tem quatro livros lançados aos ventos, são eles:

• “Romaria de versos: mulheres cearenses autoras de cordel” (2008 – Prêmio Edital das Artes da Secult Ceará);

• “Água da mesma onda: a peleja poética epistolar entre a poetisa Bastinha e o poeta Patativa do Assaré” (2011 – Prêmio Gulherme Studart, categoria ensaio sobre tema cultural);

• “Esmiuçando saberes de gente semente: uma história de encontros pedagógicos” (2011), escrito em parceria com a professora e mestra Izaira Silvino.

• Idealizadora da Sociedade dos Cordelistas Mauditos e da eco vila Aldeia da luz.

• Em 2021, foi contemplada com o Prêmio Fomento de Arte e Cultura do Ceará – Lei Aldir Blanc na categoria Trajetória – Literatura (interior).

• Em 2022, aprovou o projeto “O livro delas: catálogo de mulheres autoras no cordel e na cantoria nordestina”, no XIII Edital Mecenas do Ceará, com captação realizada com a Enel Ceará.

Vídeos