As informações deste registro é histórico gerado em 26/09/2023 ás 10:14:51.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Ângela Maria Madeiro Leitão

Ambientalista, produtora cultural e mestre em filosofia. Atuou como professora primaria e universitária, e, em gestão ambiental. É presidente do instituto Brinquedim de Inclusão Cultural. Desde 2004 dirige e coordena os projetos desenvolvidos pelo Museu Brinquedim, situado em Pindoretama, Ceará.

Email: angela.madeiro@yahoo.com.br

Telefone Público: (85) 99237-8752

Endereço: Rodovia Principal s/n, Capim de Roça, Pindoretama, CE, BR

CEP: 62860-000

Logradouro: Rodovia Principal

Número: s/n

Complemento: Alto Alegre

Bairro: Capim de Roça

Município: Pindoretama

Estado: CE

Descrição

Formou se em filosofia, em 1994, pela Universidade Estadual do Ceará, e, concluiu o Mestrado em Filosofia da História, em 1999, pela Universidade Federal da Paraiba.
Iniciou sua vida profissional como professora primaria da Prefeitura Municipal de Maracanaú, Ceará, em 1990.
A partir do ano de 1999, atuou como professora universitária e lecionou as disciplinas de Ética Profissional, antropologia, Metodologia do Trabalho Científico, Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação, e, Filosofia, nas seguintes instituições: Instituto Compacto de Ensino Superior, em Brasília; Faculdade de Ciências Humanas de Brasilia, em Brasilia; Universidade Estadual de Goiáis, em Campos Belos, Goiáis; e, Instituto do Vale do Acarau, em Aquiraz e Jaguaribe, Ceará.
É ambientalista atuante e foi Diretora de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Maracanaú, Ceará, de 1997 a 1999.
Desde 2004 dirige o Museu Brinquedim, Pindoretama-CE, onde elabora e coordena os projetos por este desenvolvido.
Dentre estes destacam-se:
• Elaboração produção e coordenação do projeto filme documentário Dim, do cineasta Nirton Venancio, realizado em 2006, com recursos da Lei Estadual de incentivo a Cultura.
• Produção e coordenação do projeto do filme animação “Brinquedim, Brinquetu, Brincamos nós”, de Jane Malaquias e Rui Ferreira, realizado em 2008, via patrocínios privados.
• Coordenação do Projeto “Brincamos Nós”, projeto de inclusão cultural para crianças, realizado em 2008 e 2009, com recursos de apoiadores da inciativa privada.
• Elaboração, produção e coordenação, do projeto de ampliação e reforma do Museu Brinquedim, realizado em 2012, via Lei estadual de incentivo a Cultura.
• Coordenação do Projeto Museu do Brinquedim, contemplado com o prêmio Pontos de Memória 2012, do IBRAM voltado para a formação de público, capacitação de jovens, fortalecimento da cultura do brinquedo artesanal.
• Coordenação do projeto de digitalização odo acervo do Museu Brinquedim, contemplado com o prêmio Modernização de Museus do IBRAM, em 2014.
• Elaboração e coordenação do Projeto “Crescer com Arte”, que, em 2017 assegurou a democratização do acesso a arte e ao espaço do brincar para 4.000 crianças e adolescentes estudantes de Escolas Publicas, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.
• Elaboração coordenação e produção do projeto “Catalogo da Obra do Artista Plástico Dim Brinquedim, em 2017, via Lei Estadual de incentivo à Cultura.
• Elaboração e coordenação do Projeto Educar com Arte, que em 2019, democratizou o acesso as atividades do Museu Brinquedim, para 3.000 estudantes de Escolas publicas do municiapio de Pindoretama, via Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
• Elaboração e coordenação do Projeto “Inclusão Cultural para uma Educação transformadora” realizado e, 2021, com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, via Lei Aldir Blanc. O projeto realizou adaptações dos espaços expositivos do Museu Brinquedim instalações de: placas com textos em braile; Piso tátil; Rampas; Portas acessíveis e Equipamento para exibição de vídeo explicativo em libras; realizou a identificação, e sinalização, da flora da trilha ecológica do Saci Pererê, e da reserva natural do Museu Brinquedim. E, criou, no Museu Brinquedim, o pátio das brincadeiras tradicionais de bambolê, pula corda e pula elástico.