As informações deste registro é histórico gerado em 02/08/2017 ás 10:44:04.
Este espaço está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Com capacidade para 80 pessoas, o Planetário permite uma fantástica visão dos astros com imagens com qualidade digital.

Acessibilidade: Sim

Acessibilidade física: Rampa de acesso;Elevador adaptado

Capacidade: 80

Site: http://www.dragaodomar.org.br/planetario

Telefone Público: (85) 3488-8639

Endereço: Rua Dragão do Mar, 81 , Praia de Iracema, 60060-390, Fortaleza, CE

CEP: 60060-390

Logradouro: Rua Dragão do Mar

Número: 81

Complemento:

Bairro: Praia de Iracema

Município: Fortaleza

Estado: CE

Descrição

Localizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, o Planetário Rubens de Azevedo está entre os mais modernos do País. Com capacidade para 80 pessoas, o Planetário permite uma fantástica visão dos astros com imagens com qualidade digital. Conta com a avançada tecnologia Zeiss, equipamento de fabricação alemã que reproduz o céu com excelente fidelidade e simula fenômenos astronômicos.

Com poltronas distribuídas em círculo, o Planetário reserva momentos de pura emoção, além de abrir portas para o mundo da informação, ciência e arte e cultura, fortalecendo as atividades turístico-educacionais do Estado.

Homenagem a Rubens de Azevedo

O Planetário foi batizado com o nome do astrônomo cearense que criou, em 1947, a primeira Sociedade Brasileira dos Amigos da Astronomia (SBAA). No ano seguinte, 1948, Rubens de Azevedo fundou o primeiro observatório popular brasileiro, o Observatório Popular Flammarion, e a Sociedade Brasileira de Selenografia, em São Paulo. Foi responsável por criar associações e clubes de Astronomia e de observatórios e planetários no Brasil, além de ter sido o precursor na luta pela implantação de um planetário no Ceará.

Entre outras contribuições, Rubens desenhou o Primeiro Mapa Lunar Brasileiro, com 80 cm, que se encontra exposto no Museu Nacional de Astronomia. Também descobriu uma vale lunar durante um eclipse lunar, cuja existência fora confirmada por astrônomos, que sugeriram à União Astronômica Nacional a atribuição do nome "Vale Azevedo".

Foi professor de Selenografia na Escola Municipal de Astrofísica em São Paulo, de Astronomia e Astronáutica da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba, e professor de Geografia Astronômica na Universidade Estadual do Ceará.

Nascido em 30 de Outubro de 1921 na cidade de Fortaleza, Rubens de Azevedo é autor dos livros “Selene, a lua ao alcance de todos”, “Lua degrau para o infinito”, “No mundo da Estelândia”, “Na era da Astronáutica”, “Lenda feita de pedra”, “O cometa de Halley e a Bandeira Nacional”.
O professor Rubens de Azevedo morreu em janeiro de 2008, aos 86 anos.

Informações técnicas e acessos:

- O Planetário Rubens de Azevedo é dotado de um projetor Zeiss Skymaster ZKP4 - Space Gate Quinto, com Power Dome, produzido pela empresa alemã Carl Zeiss Jena, inventora do planetário e que há mais de 70 anos detém a tecnologia dos melhores planetários do mundo.

- É equipado com fontes de vídeo, mesa de som de alta performance, sistema de som acústico que direciona o som por toda a cúpula hemisférica.

- É coberto por uma cúpula de 11 metros de diâmetro abrangendo uma área de 78,5 m².

- O Planetário está localizado no piso superior do CDMAC, ao lado do Anfiteatro.

- O Dragão do Mar possui diferentes acessos ao Planetário, como escadas, rampas e elevadores.

- A bilheteria fica no Espaço Mix.

Publicado por

Instituto Dragão do Mar

O Instituto Dragão do Mar foi a primeira Organização Social (OS) criada no Brasil na área da Cultura. Vinculado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, o Instituto Dragão do Mar é atualmente responsável por gerenciar cinco equipamentos culturais: CDMAC, Porto Iracema das Artes, CCBJ, Cineteatro São Luiz e Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho.