As informações deste registro é histórico gerado em 29/09/2023 ás 18:09:50.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

MARACATU ESTRELA DE OURO

MARACATU ESTRELA DE OURO fundado em 05 de janeiro de 2012 no município de Canindé. É hoje o maior baluarte da cultura africana no Sertão Central. Se apresentando em Canindé e em várias cidades do estado (Senador Pompeu, Quixadá, Maranguape, Pedra Branca, Mulungu, etc) e todos os anos desfila na AVENIDA DOMINGOS OLÍMPIO no Carnaval de rua juntamente com o MARACATU NAÇÃO IRACEMA.
O Maracatu Estrela de Ouro tem buscado contribuir para a consolidação do processo de transformação e criação cultural iniciado em 2012 além de trabalhar conceitos e preconceitos que são transmitidos na sociedade e tem como o objetivo de despertar o interesse de alunos e comunidade para essa forma de manifestação cultural, tem como proposta desenvolver a arte e o trabalho com música, percussão, dança, canto, artes cênicas, plásticas e a história do povo negro no País.

Nascemos em uma das comunidades mais carentes da cidade de Canindé, no caso o Bairro Santa Luzia. Somos retalhos das crenças da comunidade, a mistura envolvida da cultura popular. Surgimos do anseio que jovens e adolescentes sentiram de compartilhar através da cultura, momentos de conhecimento e resguardo do nosso patrimônio imaterial.

O Maracatu Estrela de Ouro, atua dentro de uma metodologia de reconhecimento à identidade da cultura popular dos tradicionais carnavais, expressando os costumes vivenciados pela tradição.

Email: nazarecaninde@yahoo.com.br

Telefone Público: (85) 98804-1731

Endereço: RUA ANTONIO NECO, 359 , ALTO GUARAMIRANGA, 62700-000, Canindé, CE

CEP: 62700-000

Logradouro: RUA ANTONIO NECO

Número: 359

Complemento:

Bairro: ALTO GUARAMIRANGA

Município: Canindé

Estado: CE

Descrição

O MARACATU CEARENSE é uma tradição cultural que representa um cortejo real em homenagem aos reis africanos. É uma manifestação que engloba dança, música e teatro. Desfilam no carnaval de rua com grande imponência. De acordo com alguns estudiosos, o maracatu dançando com loas lentas, gingado flutuante e com negrume no rosto representa o genuíno maracatu cearense, se diferenciando de alguns outros que usam ritmos mais rápidos e não pinta o rosto, exemplo esses dos Maracatus de Pernambuco.

Com o crescimento e a valorização desta manifestação cultural, antes só vista em Fortaleza, o interior do estado também pôde incorporar essa tradição. Como exemplos têm grupos na Região do Cariri e Norte que realizam os seus cortejos e no Sertão de Canindé temos o MARACATU ESTRELA DE OURO do município de Canindé.

O Maracatu Estrela de Ouro desde 2012 dinamiza em Canindé e em toda a região a cultura cearense herdada dos nossos ancestrais. Nesse período realizamos mais de 20 apresentações (Canindé, Caridade, Mulungu, Senador Pompeu, Maranguape e Fortaleza) com uma estimativa global de mais de 15.000 espectadores.

Iniciamos os trabalhos sempre em novembro, especificamente no dia 20, Dia da Consciência Negra. Movimentamos as famílias dos membros do grupo e a comunidade do Bairro Santa Luzia, com mais de 450 famílias, para a valorização da cultura afro-brasileira e do sentimento de pertencimento.

Vídeos