As informações deste registro é histórico gerado em 01/10/2023 ás 14:37:58.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Cine Alicerce

Cineclube Cine Alicerce

Descrição

O cineclube Cine Alicerce desenvolve ao longo de cinco anos, 2017 a 2022, um trabalho voltado para a exibições de filmes, debates, estudo teóricos, produção e escrita de curta-metragens, oficinas formativas, organizações de eventos, entre outras atividades, das quais tem como principal objetivo fomentar conhecimento audiovisual e a formação de público na região Centro-Sul. Para isso, utiliza como ferramenta principal o cinema e acessibilidade, tendo em vista as problemáticas e urgências do mundo e a importância de serem discutidas, principalmente no âmbito social. O Cine Alicerce nasceu de um projeto de iniciação artística da Universidade Estadual do Ceará - UECE/FECLI e conta com as parcerias da ProEx, Letraa, Lead, Sesc-ce e Fecomércio, e Cia. Ortaet de teatro.
No ano inicial, o Cine promoveu duas sessões por mês, com convidados que estivessem alinhados com a temática do filme em exibição, totalizando nove sessões no primeiro ano de sua existência. No mês de julho desse ano, inaugurando sua atividade produtiva, os integrantes do Cine Alicerce estiveram presentes nas gravações do curta-metragem Marco, de Sara Benvenuto, como estagiários de diferentes funções no filme. Além dessa experiência o cine colaborou ainda no curta-metragem Válvula, uma adaptação fílmica de um conto do James, Joyce, da mesma diretora.
Em 2018, seguimos com as atividades de cineclubismo. Ao todo, tivemos nove sessões em que duas das exibições aconteceram nos eventos universitários da “ UECE: XXVII Semana Universitária” e na “Semana de Letras 2018: A construção do gênero e da sexualidade na literatura e no cotidiano acadêmico''. No ano seguinte, 2019, os debates das sessões contaram com mediação dos integrantes do Cine Alicerce, em que foram realizadas doze sessões, totalmente gratuitas e abertas para o público iguatuense e região. No mesmo ano aconteceu duas sessões especiais, uma em comemoração aos 40 anos da FECLI com o lançamento do curta-metragem Marco, seguido de debate ao final que contou com a participação dos atores e direção do filme. Além disso, realizamos uma sessão especial para crianças da rede pública de Iguatu, em outubro.
No ano seguinte, em 2019, o filme Marco concorre no “29° Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema'', na categoria de melhor curta, levando parte dos integrantes do cineclube para participar do Festival. No final de 2019, o Cine Alicerce integrou a equipe de organização da “VII Mostra de Cinema de Iguatu'', onde foi exibido o curta-metragem Válvula.
Em 2020 devido à pandemia foram realizadas apenas uma sessão, que antecedeu o protocolo de isolamento social no país. Dessa maneira, em 2020 e 2021 as atividades do Cine Alicerce aconteceram de modo remoto e interno. Nesse momento, em parceria com a disciplina de Literatura traduzida, do Curso de Letras de Língua inglesa da Uece-Fecli, iniciamos o laboratório de roteiros, Lab Cine Alicerce, em que desenvolvemos 5 roteiros de microcurtas adaptados de microcontos brasileiros devidamente registrados como obras cinematográficas. Dessa experiência, 4 roteiros foram selecionados para filmagem na “VIII Mostra de Cinema de Iguatu”, e iniciaram as suas fases de pré-produção. No entanto, devido a segunda onda da pandemia de covid-19, foi necessário interromper a produção dos filmes, que seguem aguardando a seleção em outro edital de fomento à produção de filmes.
Em 2022, com o retorno das atividades presenciais além das exibições que acontecem no Campus Humberto Teixeira, foi possível iniciar o projeto itinerante do cine em sessões externas, que promove exibição de filmes nos bairros comunitários da cidade. Até o momento realizamos quatro sessões itinerantes, três no Bairro Vila Neuma, e uma na comunidade de Suassurana, onde também foi realizada uma oficina formativa. Além disso, ainda esse ano, realizamos a criação do “Cine Bastiana'', que leva o nome da lagoa que cerca (ou cercava) a cidade de Iguatu e está atualmente em processo de aterramento ilegal. O Cine Bastiana acontece uma vez por mês, aos sábados, com sessões durante o dia inteiro em duas salas de exibição no campus universitário da cidade. Neste ano também, em parceria com o Sesc, aconteceu a exibição do filme Bacurau, no Teatro da instituição, e debate promovido pelo Cine Alicerce ao final.
Como uma das ações formativas do ano, o Cine Alicerce está promovendo a oficina Meu Primeiro Filme - Análise de narrativa, enquadramento, luzes e cores do cinema, que até o momento foi ministrada no Teatro Ribeira dos Icós, em Icó, na “XXVI Semana Universitária da UECE”, em seguida foi realizada com os alunos das escolas da rede pública, nas Escola de Ensino Fundamental Maria Pacífico Guedes e na Escola de Ensino Fundamental Elze Lima Verde Montenegro, além daquela realizada na comunidade Suassurana.
O projeto busca realizar mais itinerâncias e formações nos bairros e distritos do município de Iguatu durante o ano, além de seguir com a proposta de mais um Laboratório Cine Alicerce.