As informações deste registro é histórico gerado em 02/10/2023 ás 09:58:23.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Grupo Seguidores de Pajé

Os Seguidores de pajé, foi idealizado pelo próprio Barbosa de modo a manter viva as tradições e conhecimentos do povo da mata.
O grupo de Seguidores é composto principalmente por jovens lideranças indígenas. O grupo mantém um grupo de trocas de conhecimento a partir de encontros nos terreiros do pajé na aldeia.

Email: pajeseguidor@gmail.com

Endereço: Rua José Soares de Albuquerque, aldeia pitaguary, São Luiz, Pacatuba, undefined, CE, 61803-000

CEP: 61803-000

Logradouro: Rua José Soares de Albuquerque

Número: 00

Complemento: aldeia pitaguary

Bairro: São Luiz

Município: Pacatuba

Estado: CE

Descrição

O grupo de Seguidores é composto principalmente por jovens lideranças indígenas no Ceará e fora também. O grupo mantém um grupo de trocas de conhecimento a partir de encontros na casa do pajé na aldeia. Como o grupo é composto por muitos universitários que estudam na UNILAB - CE próximo a aldeia. O grupo tem a casa do Pajé como um espaço de convivência e aprendizado contínuo. Seja durante as Festas do Terreiro, intercâmbios, Rituais, projetos. Ali se dá um verdadeiro aprendizado sobre conhecimentos tradicionais e acadêmicos. Onde os jovens mas não só tem experiências e práticas com lideranças mais velhas, histórias e narrativas do movimento indígena e uma sabedoria onde a cosmopolítica e a ciência tem espaço e vai sendo repassado conhecimento através da afetividade, solidariedade e o aconchego do pai Barbosa e a mãe Liduína.

O Raimundo Carlos da Silva que é o nosso pajé Barbosa sempre gostou de ensinar a arte da cura de várias formas, ele falava que quando repassava os seus saberes ele ficava mais forte, assim ele foi ensinado para várias pessoas que passaram a ser seguidores. Os lugares onde são repassados estes saberes são chamados de, terreiro sagrado, lugares onde o pajé passava seus conhecimentos poderiam, ser nas escolas indígena e não indígena, nos eventos tradicionais das aldeias de várias etnias. As pajelanças, ritual sagrado onde tem manifestações espirituais com outros seres encantados, nas brincadeiras com as crianças das danças dos torés ou nas roda de conversa na fogueira sagrada .

Este espaço pode ser físico e virtual onde aprendemos a cuidar de nós e de todos os seres que fazem parte da natureza. Todos fazem parte da nossa família. Através da sabedoria ancestrais dos pajés aprendemos a arte da comunicação espirituais promovendo encontro do passado com o presente de várias nações espirituais, de onde trazem o saber da cura através da dança, música, alimentos ancestrais, rezas e a medicina tradicional transformando toda energia em cura espiritual e material.

Hoje o pajé Barbosa é um grande ser encantado, sua esposa e seus três filhos, hoje são pajés e estão levando o legado do pai Barbosa com os outros Seguidores. São de vários lugares do país, aldeias e etnias indígenas. O terreiro do pajé nunca para, seus ensinamentos são multiplicados através das nossas fogueiras, ele está sempre com cada um de nós que precisa.

Vídeos