As informações deste registro é histórico gerado em 05/10/2023 ás 14:48:13.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri

Organização da Sociedade Civil, cultural e filantrópica criada em 1992, com sede em Nova Olinda, Ceará. Tem como missão a formação educacional de crianças e jovens protagonistas em gestão cultural por meio de seus programas: Memória, Comunicação, Artes e Turismo, buscando a sensibilização do ver, ouvir, fazer e conviver através do acesso à qualidade do conteúdo e ampliação do repertório.

Site: https://blogfundacaocasagrande.wordpress.com/

Email: fundacaocasagrandemhk@gmail.com

Telefone Público: (88) 3521-8133

Endereço: Av Jeremias Pereira, 444, ao lado da Igreja Matriz, Centro, 63165-000, Nova Olinda, CE

CEP: 63165-000

Logradouro: Av Jeremias Pereira

Número: 444

Complemento: ao lado da Igreja Matriz

Bairro: Centro

Município: Nova Olinda

Estado: CE

Descrição

“...A Casa Grande é um beija flor que suga o néctar da chapada do Araripe e espalha sobre seu vale...” (Alemberg Quindins)

Chapada do Araripe, território que guarda acervos humanos da pré-história, dos antepassados, da ciência e das vidas. Guarda os atributos do lugar, das gentes, das culturas material e imaterial, dos negócios, das relações sociais e coletivas.

Olhar, enxergar, sentir, interpretar, cuidar, viver não são verbos na primeira pessoa e sim no plural, nós.

O maior atributo do nosso patrimônio, Fundação Casa Grande-Memorial do Homem Kariri (FCG-MHC), é como nos reconhecemos na formação de crianças e jovens, suas famílias. O esforço de, a partir da infância, ofertar um leque de possibilidades formativas e criativas que garantam, no presente e no futuro, conteúdos que restaurem, regulem, cuidem, preservem, promovam e deem existência à vida, é o propósito.

Os princípios e programas estatutários são os alicerces e pilares, bases que sustentam a Fundação Casa Grande portanto, as pesquisas etno-histórica-musicais sobre as memórias do povo Kariri, os conhecimentos sobre arqueologia, mitologia e patrimônio cultural são transmitidos aos jovens de Nova Olinda, e região, por meio dos seus equipamentos culturais, pesquisas, eventos, brincadeiras... Somado a isso, a instituição disponibiliza estrutura de laboratórios de comunicação voltados para o aprendizado humano-criativo, espaços e momentos onde crianças e jovens emponderam-se dos ofícios ligados às áreas de produção, promoção e gestão cultural. Desta forma, o processo criativo avança no sentido do desenvolvimento humano e como consequência, as relações econômicas se estabelecem de forma mais justas, valorizando as trocas e a cooperação, como método educativo.

Foram ressurgidas na Casa Grande as memórias da origem do território Cariri cearense,
a cultura material e imaterial do homem pretérito que habitou a Chapada do Araripe, espaço que a mantém viva e projeta o futuro. Assim, o Mito e a Arte são as bases da função simbólica da Casa Grande, local em que composições musicais estimularam as pesquisas e a elaboração de inventários sobre mitos e lendas da origem do Homem Kariri. O resgate da memória, a valorização cultural do caboclo e a linguagem artística são vistos como os pilares da Casa, por serem os primeiros processos criativos iniciados no espaço.

Reinventada pelas crianças e jovens de Nova Olinda, a cultura Kariri - no processo dinâmico da criatividade do homem, que em algum tempo do passado chegou a Chapada do Araripe, foi capaz de criar teias e tramar significados tecidos a partir do encontro socio-histórico-espacial proporcionados pela Casa Grande.
As vivências, processos, conteúdos e existências deixaram de ser empíricos e geraram entre outras referências acadêmicas, dissertações de Mestrados e Doutorados, mas que aqui se destaca a Tese de Doutoramento “A Arqueologia Social Inclusiva : A Fundação Casa Grande e a Gestão do Patrimônio Cultural da Chapada do Araripe” da Doutora Rosiane Limaverde que, com seu companheiro, Alemberg Quindins, fundam a Casa Grande e inspira a criação do Instituto de Arqueologia do Cariri (2015) e o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Arqueologia Social Inclusiva (2017), em parceria com a Universidade Regional do Cariri.

Vídeos