As informações deste registro é histórico gerado em 08/10/2023 ás 06:47:56.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

DI FREITAS

-Diretor da Orquestra Armorial do Cariri
-Gestor do PONTO DE CULTURA DS TRADIÇÕES - AVBEM
-Coordenou o Projeto O MUSEU QUE HA EM NOS projeto de registro das renovações da colina do Horto, aprovado em Edital do IPHAN
-Trabalhos ligados a Pesquisa,Registro e Produção de Grupos da Tradição do Cariri e de outras Regiões e Estados
-Musico, Pesquisador e Instrumentista Shows Ceará,São Paulo,Rio de Janeiro,Alagoas,França,Turquia,Chile e Budapeste
-Educador e Construtor de instrumentos Populares
-Produtor
Atualmente desenvolve a pesquisa “Madeira que cupim
não rói “ do qual é Co-autor projeto de pesquisa sobre
as Rabecas do Ceara, e que segue os paços do Mestre
Gilmar de carvalho, Madeira que cupim não rói é
iniciativa do professor Dr. Michael Silvers, etnomusicólogo
da Universidade de Illinois (EUA) e do músico, compositor
e luthier DiFreitas, de Juazeiro do Norte-CE. O projeto tem
por objetivo registrar – por meio de uma plataforma digital
audiovisual – os rabequeiros e luthiers do Ceará. Tem
parcerias com a AVBEM, UFCA e o IFCE – Tauá

Site: http://musicadopovocariri.blogspot.com.br/

Email: franciscofreittas@yahoo.com.br

Telefone Público: (88) 8856-1017

Endereço: Rua Apólo XI 27, Santo Antônio, Juazeiro do Norte, CE, BR

CEP: 63050-170

Logradouro: Rua Apólo XI

Número: 27

Complemento: CASA

Bairro: Santo Antônio

Município: Juazeiro do Norte

Estado: CE

Descrição

FRANCISCO FERREIRA DI FREITAS, NATURAL DE FORTALEZA, INICIOU NOS ESTUDOU VIOLONCELO E VIOLAO CLASSICO NO SESI DA BARRA DO CEARA EM 1980.

ENTRE 1980 E 2000 FEZ VARIOS CURSOS COM RENOMADOS PROFESSORES NACIONAIS E INTERNACIONAIS E TOCOU EM VARIAS ORQUESTRAS PELO BRASIL E TOCOU NO SYNTAGMA (GRUPO DE MUSICA ANTIGA DE FORTALEZA).

EM 2000 QUANDO CHEGA NO CARIRI, SE DEPARA COM UMA OUTRA ERUDIÇÃO, NÃO ACADEMICA E EUROPEIA, MAS UMA ERUDIÇÃO DO POVO, E PASSA A CONVIVER COM MESTRES E BRINCANTES DA TRADIÇÃO E DA NAÇÃO ROMEIRA, CRIANDO EM 2002 A PRIMEIRA ORQUESTRA DE RABECAS DO BRASIL, RECONHECENDO A GRANDEZA DA RABECA E DOS MESTRES DA TRADIÇÃO E SEUS INSTRUMENTOS E REPERTORIO ( NUM TEMPO EM QUE AINDA NÃO SE FALAVA EM RABECAS NO CEARA ) .

EM 2005 APROVA O PROJETO “ DE LABIOS A OUVIDOS“ QUE FARA PARTE DA PROGRAMAÇÃO PERMANENTE DO CCBNB, COM GRUPOS DA TRADIÇÃO FAZENDO PARTE CONSTANTE DA PROGRAMAÇÃO DO NOVO CENTRO CULTURAL DO CARIRI.

EM 2007 JÁ COM TRABALHO IMPREGNADO PELA MUSICA E PELO POVO DOS CARIRIS, GRAVOU COM A CANTORA LIRICA FRANCESCA DELLA MONICA O CD “ ULTRAEXISTIR “
E TAMBEM EM 2007 GANHOU O PREMIO CULTURAS POPULARES DO MINC COM A COLEÇÃO “ MUSICA DO POVO CARIRI “

EM 2009 APROVA O PROJETO JUNTO AO IPHAN “ CASA DAS ARTES E OFICIOS POPULARES” ONDE MESTRES MINISTRAM OFICINAS NA COLINA DO HORTO

EM 2009 O CD O ALUMIOSO, UMA HOMENAGEM A ARIANO SUASSUNA, PELO SELO SESC – SÃO PAULO.

EM 2010 APROVA A PRENSAGEM DO CD DUPLO “ MUSICA DO POVO CARIRI” PELO BNB.
EM 2010 TAMBEM É TEMA DO CANAL FUTURA, SOBRE SEU TRABALHO DE EDUCAÇÃO MUSICAL NO CARIRI.

COM ESSE NOVO TRABALHO COMPOSTO POR REPERTORIO E INSTRUMENTOS CRIADOS PRA REPRODUZIR SONS E IMAGENS QUE DIALOGASSSEM COM SEU LUGAR E SEU POVO, “ O CARIRI E A GRANDE NAÇÃO ROMEIRA “ REALIZOU VARIOS SHOWS PELO BRASIL, FRANÇA, TURQUIA, CHILE E BUDAPESTE.

EM 2012 GANHOU O PREMIO FUNARTE DE MUSICA BRASILEIRA, CIRCULANDO POR VARIOS ESTADOS DO BRASIL E O PROJETO PLATAFORMA PETROBRAS DE CIRCULAÇÃO FAZENDO VARIOS SHOWS PELO ESTADO DO CEARA

2016 VIAJOU AOS ESTADOS UNIDOS A CONVITE DA UNIVERSIDADE DE ILLINOES, ONDE DEU OFICINAS, FEZ SHOW E PALESTRAS, E GANHOU VARIOS EDITAIS NO BRASIL E TRILHA SONORA PARA VARIOS FILMES E DOCUMENTARIOS, COMO " O HOMEM QUE ENGARRAFAVA NUVENS" E "GONZAGA DE PAI PARA FILHO "

2018 ENTRA NO LIVRO “ TIRINETE “ COMO RABEQUEIRO E LUTHIER , DE GILMAR DE CARVALHO

2019 TOCA NA ABERTURA DA EXPOSIÇÃO DO PROFESSOR GILMAR DE CARVALHO EM JUAZEIRO DO NORTE E MINISTRA OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE RABECAS

EM 2020 FEZ A TRILHA PRO FILME “ ROSA TIRANA “ DE ROGERIO SAQUI , FILME PREMIADO NO BRASIL E EXTERIOR. E GANHA O EDITAL DA FUNART NA CATEGORIA VIDEO.

EM 2019, 2021 E 2022 APROVOU VARIOS PROJETOS PRA MESTRES E BRINCANTES DURANTE A PANDEMIA, E FES PARTE DA PROGRAMAÇÃO VIRTUAL DO CCBJ E CINE SÃO LUIZ

É COORDENADOR DA ORQUESTRA ARMORIAL DO CARIRI CRIADA EM 2002 PARA DIALOGAR COM OS MESTRES E BRINCANTES DO CARIRI E DA NAÇÃO ROMEIRA, SEUS INSTRUMENTOS E REPERTORIO, PROJETO QUE DIALOGA COM O LUGAR E AS PESSOAS, QUE SEMPRE BUSCOU NÃO SER UM PROJETO INVASOR, COLONIZADOR, MAS UM PROJERTO QUE DIALOGASSE COM O LUGAR E SEU POVO.

É PRESIDENTE DA AVBEM QUE DESENVOLVE AÇÕES DE REGISTRO DOS MESTRES, GRUPOS DA TRADIÇÃO E DA GRANDE NAÇÃO ROMEIRA, ATUANDO NO CEARA, PERNAMBUCO, ALAGOAS, BAHIA E SERGIPE, TRABALHO QUE SERVE PRA INCLUSAO SOCIAL E CULTURAL DESTES GRUPOS EM EDITAIS E PROGRAMAÇÕES CULTURAIS.

DESENVOLVE PESQUISA SONORA E DE CRIAÇÃO DE INSTRUMENTOS POPULARES BUSCANDO SIMPLIFICAR OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS, FACILITANDO ASSIM SEU ACESSO E DISMISTIFICANDO A FIGURA DO LUTHIER, POSSIBILITANDO QUE QUALQUER PESSOA TEMHA ACESSO A ESSA ARTE DE CONSTRUIR INSTRUMENTOS. SEMPRE COM UM OLHAR ECOLOGICO.

ATUALMENTE DESENVOLVE A PESQUISA “ MADEIRA QUE CUPIM NÃO ROI “ DO QUAL É CO-AUTOR, PROJETO DE PESQUISA DAS RABECAS DO CEARA, SEGUINDO OS PASSOS DO PROFESSOR GILMAR DE CARVALHO.
O PROJETO É UMA INICIATIVA SUA E DO PROFESSOR DR. MICHAEL SILVERS, ETNOMUSICOLOGO DA UNIVERSIDADE DE ILLINOIS ( EUA ) QUE BUSCA REGISTRAR OS RABEQUEIROS DO CEARA POR MEIO DE UMA PLATAFORMA DIGITAL, COM PARCERIAS DA AVBEM, IFCE-TAUÁ E UFCA.

O PROJETO ALEM DA INCLUSAO DE MESTRES E MESTRAS RABEQUEIRAS, IRA PRODUZIR UM LIVRO EM INGLES/PORTUGUES, UMA COLEÇÃO COM O REGISTRO SONORO DOS RABEQUEIROS DOS INHAMUNS ( JA APROVADO JUNTO A SECULT-CE ) ENCONTROS E SEMINARIOS PRESENCIAIS E VIRTUAIS, ALEM DE UM MUSEU DAS RABECAS QUE ESTA SENDO PENSADO PRA REGIAO DOS INHAMUNS.

EM 2022 PARTICIPOU DE 02 SEMINARIOS ONLINE SOBRE AS PESQUISAS DO PROJETO MADEIRA QUE CUPIM NÃO ROI E ESTA PROGRAMADO PRA IR AO CHILE COM A EQUIPE DE PESQUISADORES DO IFCE-TAUÁ PRA APRESENTAR TRABALHO SOBRE A DANÇA DE SÃO GONÇALO.

DE 2000 A 2022 MINISTROU FARIAS OFICINAS DE RABECAS E DE LUTHERIA POPULAR TENDO ALUNOS ESPALHADOS PELO BRASIL, ARGENTINA, EUA E EUROPA . ALEM DE PARTICIPAR DE UM PROJETO DE AUDIO VISUAL SOBRE LUTHERIA DO ITAU CULTURAL / UFCA E UM PROGRAMA PRA REDE JAPONESA SOBRE TRABALHOS EM MADEIRA.

Vídeos