As informações deste registro é histórico gerado em 12/10/2023 ás 10:41:26.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Jônatas Joca

Artista da dança, pesquisador em especialização em 'Linguagem e Poética da Dança' pela FURB e concluindo Curso Técnico em Dança no Porto Iracema das Artes. Trabalha na costura do corpo, gesto, dança e autismos desde 2016. Atua no INCERE e é pesquisador-convidado na linha de pesquisa Dança e Infância, artes e autismos da UFC. Compõe os coletivos MarÉHouse, Krump Movimento Fortal e Sou'lStreet

Site: https://jonatasleitaoo.wixsite.com/jonatasjoca

Email: jonatas.leitaoo@gmail.com

Telefone Público: (85) 996323012

Endereço: Rua Joaquim Pimenta 47, Montese, Fortaleza, CE, BR

CEP: 60410-220

Logradouro: Rua Joaquim Pimenta

Número: 47

Complemento: Casa

Bairro: Montese

Município: Fortaleza

Estado: CE

Descrição

Desenvolve desde 2016 um trabalho que costura Dança, Infâncias e Autismos pensando e tensionando uma investigação sobre o gesto (acesse aqui: https://jonatasleitaoo.wixsite.com/jonatasjoca/projetos-4). Trabalhou com essa costura durante 5 anos no Clubinho Tudo de Bom e trabalha, atualmente, no Centro de Referência da Infância (INCERE) com oficinas e atuações no campo da Arte-educação. Compõe atualmente como pesquisador-convidado a linha de pesquisa Dança e Infância, Artes e Autismos do curso de Dança do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA - UFC). Participou do Webinário Dança e Autismo (2021) com apoio da Aldir Blanc, somando a um debate junto a Rosa Primo (CE) e Anamaria Fernandes (CE) cujo tema foi 'Autismo: quando o que eu sou dança'. Compõe, ainda no Webinário, uma Jam Session junto a Rosa Primo (CE) e Lucas Primo (CE). Participa da revisão do livro 'Tearte: poéticas do encontro em dança e autismo' da pesquisadora Anamaria Fernandes Viana (MG).

Em 2020, produziu o trabalho 'Vagamundear' com NODO Coletivo premiado no Edital Cultura Dendicasa da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e o evento virtual Imersão Online UmaRuma (especial Improvisação) aprovado com recursos do edital da Aldir Blanc. Em 2021, realiza a produção e articulação de três projetos na Aldir Blanc: '216-Rastros Poéticos' com a Cia Déborah Santos; 'Escritos pedalam a cidade' resultando em um trabalho audiovisual; 'Krump Movimento Fortal' realizando o evento KMF, evento importante de fomento da cultura Krump em Fortaleza. Atua como intérprete-criador no trabalho 'Área' apresentado na Bienal Internacional de Dança do Ceará, com direção de Rosa Primo e Luís Alexandre. Aprovado, também, como artista-colaborador o projeto 'Mar é House' no Laboratório de Criação em Dança (2021) do Porto Iracema das Artes. Fez parte ainda do programa de monitoria do Curso Técnico em Dança do Centro Cultural do Bom Jardim (CCBJ). Capacitou-se, em 2020, pela PUC-Rio, em Arte-educação (Curso de Extensão). Capacitou-se, ainda em 2020, na Capacitação de Agentes Culturais, Estratégia de Cultura e Arte para o Futuro pela Fundação Demócrito Rocha, em parceria com a UFC. Atualmente, faz parte da 7ª turma do Curso Técnico em Dança pelo Porto Iracema das Artes (2020-) e faz pós-graduação em Linguagem e Poética da Dança pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Jônatas Joca desenvolveu sua formação em dança em paralelo com a graduação em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), concluída no ano de 2018. Seu percurso em dança se iniciou pelas Danças Vernaculares Afroestadunidenses em 2016, participando de competições nacionais e internacionais como VIII RV NORDESTE (2017), Passo de Arte Norte e Nordeste (2017), FENDAFOR (2017), Festival Internacional de Hip Hop (FIH2) (2019), assim como de batalhas. Passou também pelo K-Pop (2017-2019) como dançarino e coreógrafo. Dedica-se a estudos de Freestyle dentro do Hip Hop, House Dance, Funky Styles e Krump. É educador de Danças Afrodiaspóricas (Hip Hop e House Dance), desde 2019 para crianças e adultos.

Desenvolve uma pesquisa em torno da festa e dos territórios vernaculares da cultura House e Funky no coletivo MarÉHouse desde 2019. É integrante e articula culturalmente o coletivo Krump Movimento Fortal. Faz parte do NODO Coletivo com pesquisas dentro da Dança Contemporânea, onde atuou como intérprete-criador no espetáculo De Traços ao Corpo (2019) e onde, atualmente, trabalha com Produção Cultural, gerindo o projeto UmaRuma, uma semente latino-americana com fomento de imersões, encontros e formações artísticas com intercâmbio em vários territórios linguísticos. Já fez parte do Side Project Cia de Dança com pesquisas em torno das Danças Urbanas e Danças Contemporânea, da Cia Fábio Minervino com pesquisas na área do Jazz, do XBeat Cia de Dança com pesquisas em torno das Danças Urbanas.

Vídeos