As informações deste registro é histórico gerado em 12/10/2023 ás 14:34:38.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Lucas Vidal

Brincante da Cultura Popular. Doutorando em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará (2022),possui também formação em Gestão da Cultura Tradicional e Popular -Vila das Artes(2017), idealizador do projeto As Simoas e do projeto Itinerário de uma história soterrada. Atualmente é cantor do grupo Na Quebrada do Coco, percussionista do Maracatu Nação Fortaleza e produtor do coletivo Ajeum de Oyá.

Site: https://lucasvidalmoraes.wixsite.com/my-site

Email: lucasvidalmoraes@gmail.com

Telefone Público: (85) 992311427

Endereço: Rua Júlio César 1830, Damas, Fortaleza, CE, BR

CEP: 60425-808

Logradouro: Rua Júlio César

Número: 1830

Complemento: Ap. 401 Bloco 2

Bairro: Damas

Município: Fortaleza

Estado: CE

Descrição

Lucas Vidal é negro, candomblecista, brincantes da cultura negra e popular, cantor, compositor e percussionista do grupo de coco de roda Na Quebrada do Coco (2017). Atua também como produtor cultural e realizador do Bloco Rala Coco, bloco de coco de roda que acontece de maneira itinerante em Fortaleza desde 2016, nos bairros Benfica, Jardim América e Centro. Brincante do Maracatu Nação Fortaleza desde 2017 compondo a ala de batuque (ferreiro).

É realizador afro religioso e produtor do coletivo Ajeum de Oyá, ganhador do II Prêmio Expressões Culturais Afro Brasileiras do Ceará (2022), aprovado em 1º lugar no segmento Coletivos Negros de Fortaleza. Produziu através do coletivo eventos como Feijoada de São Jorge (2017 a 2022) e Caruru de Oyá (2012-2022), ambos os eventos dedicados aos Orixás Ogum e Iansã que ocorrem em junho e dezembro, respectivamente, no Mercado dos Pinhões, com apoio da Prefeitura de Fortaleza. Outros eventos produzidos enquanto coletivo são o Caruru de São Cosme e Damião (2012-2022) e Feijoada de Ogum, eventos de distribuição de alimentos e brinquedos para crianças e pessoas em situação de rua arrecadadas por meio de campanhas de doação.

Como arte educador em temas da cultura negra, tem vivência em danças da cultura tradicional e popular como o coco de roda, ciranda, maracatu cearense e tambor de crioula, ministrando a oficina "Segura o Coco", aberta ao público em geral, realizada na V Semana de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Ceará (2014), no I PerformArt na A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (2017) e também no Núcleo de Ação pela Paz no bairro Curió (2018).

Formado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (2014), é Mestre em Sociologia (2017) e atualmente Doutorando em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia – UECE na linha de pesquisa: Cultura, diferença e desigualdades. É idealizador do projeto AS SIMOAS em sua 1ª edição contemplado pelo VIII Edital Ação Jovem - Rede Cuca / Prefeitura de Fortaleza, realizado na Floresta do Curió (2019). Produtor Executivo do livro Contra Banzo, aprovado no XII Edital de Incentivo as Artes - Literatura - SECULTECE (2022).

AUDIOVISUAL
Atuou na direção de fotografia do curta "Omolu, nos dê licença" exibido no I Festival Cultura Dendicasa - CE; Direção do filme Ajeum de Oyá (2020), exibido na plataforma Latinidades Pretas, ambos exibidos em 2020; Direção do Minidocumentário As Simoas (2021) contemplado pelo Edital Cidadania Cultural e Diversidade da Lei Aldir Blanc - Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (2020), dividido em 4 episódios disponíveis no canal do Youtube As Simoas.

PERFORMANCE
Diretor da Videoperformance Itinerário de uma história soterada, cotemplado pelo XII Edital de Incentivo as Artes - SECULTECE (2022).

Vídeos