As informações deste registro é histórico gerado em 24/10/2023 ás 16:12:40.
Este espaço está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Museu Ferroviário do Ceará da RFFSA (AERVC/APREMFECE)

O Museu Ferroviário do Ceará tem sua origem no Museu Ferroviário da RFFSA instalado na Av Fco Sá em 1982, que após sua desativação, no final da dácada de 1990, grande parte do seu acervo foi transferido para um galpão da RFFSA no Centro de Fortaleza. Em 2005 após ter a cessão deste acervo a AERVC reinstala o Museu, primeiro no CCO depois no Chalé do Engenheiro, hoje no prédio da Beneficente RFFSA.

Capacidade: 100

Horário de funcionamento: Terças as sextas, de 9hs as 15hs, após agendamento.

Site: https://museuferroviariodoceara.blogspot.com/

Email: aervcearense@gmail.com

Endereço:

CEP: 60030-050

Logradouro: Rua Senador Alencar

Número: 646

Complemento: Altos

Bairro: Centro

Município: Fortaleza

Estado: CE

Descrição

Em 1982, durante a implantação do Museu do Centro de Preservação da História Ferroviária do Ceará pelo Ministério dos Transportes e museologia de Sá Pessoa, os associados da AERVC foram convocados para contribuir com a implantação deste Museu, entre eles José Hamilton Pereira e Descartes Gadelha, que pintou diversos quadros (óleo sobre tela) para compor a exposição.

Após a extinção da RFFSA e desativação do Museu do Centro de Preservação da História Ferroviária do Ceará em 1998, a AERVC assume seu acervo.

Em 2004 a AERVC e seus associados reinstalam o Museu Ferroviário do Ceará no Centro de Controle Operacional (CCO) da antiga RFFSA, anexo à Estação Central João Felipe, no Centro de Fortaleza, que por falta de recurso foi desativado em 2007.

Em 2015 há uma nova tentativa de reativação do Museu neste mesmo prédio, por parte da AERVC em parceria com o Metrofor e os integrantes da APREMFECE (Associação de Preservação da Memória Ferroviária do Ceará), porém como anteriormente, esbarrou-se na burocracia e na falta de verba.

De 2015 a 2018 a Associação e a APREMFECE, expõem o acervo ferroviário na sua sede da AERVC, o Chalé (Casa do Engenheiro construtor da Ferrovia), situado também no conjunto da Estação Professor João Felipe no centro de Fortaleza.

Devido ao grande projeto de revitalização de todo o complexo ferroviário do Centro de Fortaleza pelo Governo do Estado do Ceará (iniciado em 2019), e implantação do Museu Ferroviário João Felipe, o Museu Ferroviário da RFFSA está sediado desde 2020 no prédio da Sociedade Beneficente do Pessoal da Rede Viação Cearense na Rua Senador Alencar, 596, esquina com rua 24 de Maio, no centro de Fortaleza, a três quarteirões da Praça da Estação.

Esta sociedade foi fundada em 29 de março de 1932 e acolheu o Museu Ferroviário do Ceará com total disponibilidade e atenção para viabilizar suas ações em parceria.

O Museu além de preservar e difundir seu acervo, trabalha na salvaguarda do patrimonio ferroviário cearense, realizando um trabalho de fomento da memória com os ex-ferroviários, seus familiares, usuários de trem e moradores do entorno da Estação João Felipe.

Critérios de uso do espaço

Aberto a visitação pública, gratuaitamente, após agendamento.

Publicado por

Marcos Miranda Cabral

Engenheiro aposentado da antiga RFFSA, é presidente da Associação dos Engenheiros da Rede Viação Cearense (AERVC), mantenedora do Museu Ferroviário do Ceará.