As informações deste registro é histórico gerado em 02/11/2023 ás 20:08:07.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

O Camaleão

O Camaleão é um grupo voltado para criação, formação e produção cultural atuante na cidade de Icó (CE). O grupo foi criado em 2017 e desde então já realizou espetáculos, cursos, oficinas, performances, workshops, saraus e diversos outros eventos e produtos artísticos e culturais.

Site: https://www.instagram.com/ocamaleao.teatro/

Email: ocamaleao.teatro@gmail.com

Telefone Público: (88) 99712-1599

Descrição

O Camaleão é um coletivo artístico que foi criado em São João del-Rei (MG) em 2017, por então alunos dos cursos de graduação em Teatro da UFSJ, incialmente com objetivo de desenvolver pesquisas teórico-práticas dentro do espaço da Universidade por meio de processos colaborativos. O grupo sempre viabilizou seus experimentos de maneira independente, através de campanhas de arrecadação e parcerias estabelecidas com outros grupos e artistas-pesquisadores, dentro e fora da academia.

O Projeto Aquarela, primeiro do coletivo, foi desenvolvido a partir de uma pesquisa acerca das cores como estímulo para processos de criação e englobava uma série de experimentos e propostas formativas para os mais diversos públicos, dentre eles o espetáculo infantil O Mundo Depois do Arco-Íris, a performance e o workshop Identidade e a série de performances CorAções Poetas. Uma das principais características desses experimentos era a ocupação de espaços urbanos.

A trajetória do Coletivo Camaleão inclui participações em diversos festivais como Inverno Cultural em São João del-Rei/MG (jul., 2017), I e II Mostras de Teatro de Paraopeba/MG (set., 2018 e 2019), 3º FOFOCARTE em Barroso/MG (out., 2019) e a 8ª edição do Festival da Cultura Icoense – Icozeiro na cidade de Icó/CE (dez., 2018) e no distrito de Lima Campos. Além desses festivais, outras intervenções e apresentações foram realizadas nas cidades mineiras de São João del-Rei, Santa Cruz de Minas, Perdões e Tiradentes, e também nos distritos de Padre Brito e Palmital, em Barbacena. O coletivo participou ainda de duas edições do evento online Tudo em Casa – FECOMÉRCIO, realizado pelo Sesc Ceará, nos meses de junho e setembro de 2020.

No ano de 2021, O Camaleão passou a atuar oficialmente na cidade de Icó/CE. A foi transição iniciada a partir do Núcleo de Criação que deu origem à Por Elise, uma adaptação do texto homônimo de Grace Passô para o ambiente virtual, que estreou em agosto daquele ano. Ainda em 2021, o grupo foi responsável por três oficinas e um curso de Iniciação Teatral nos meses de outubro e novembro, em parceria com o Sesc Iguatu, que resultou em uma Mostra de Cenas Curtas, e a produção da 2ª edição do Sarau Sol da Noite, em parceria com o Coletivo Cultura no Largo no mês de dezembro.

Já em 2022, o grupo fundou a Escola de Teatro – O Camaleão, com intuito de oferecer atividades formativas diversas no campo das artes para a população icoense e da região, especialmente para o público jovem e adolescente. O projeto resultou em aulas de teatro ao longo de todo o ano, um Laboratório de Criação, uma temporada de apresentações do espetáculo “Experimento Z” e algumas oficinas em parceria com a Cia. da Conceição (em Guassussê), com a E.E.E.P. Deputado José Walfrido Monteiro e na programação do Icozeiro 2022. O grupo também manteve a parceria com o Sesc Iguatu, realizando dois Cursos de Teatro nos projetos TSI e Criar Sesc durante o mês de outubro. Além disso, O Camaleão ainda deu início a outros projetos na área de produção cultural, como o programa de arte e cultura Nordeste em Cena (idealizado pelo produtor Marcos Mota) e o CutuCa Cineclube, em parceria com o Coletivo Cultura no Largo.

Em 2023, o projeto Escola de Teatro retornou no primeiro semestre com mais uma Oficina de Teatro, no mês de março, e a 2ª edição do Laboratório de Criação, que deu origem ao espetáculo “Meu País Siara” e uma nova temporada de apresentações. Para o segundo semestre, 3 Cursos de Teatro oferecidos em parceria com o Sesc Iguatu, dois deles na cidade de Icó e outro com o projeto TSI, em Iguatu.

Atualmente, 15 alunos fixos seguem desenvolvendo processos criativos orientados pelo grupo O Camaleão no projeto.

Vídeos