As informações deste registro é histórico gerado em 05/11/2023 ás 16:45:24.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

JOSÉ MARCELLO MACHADO DOS SANTOS

Etnomusicólogo, educador em percussão, ritmista de escola de samba (RJ), batuqueiro de maracatu e coordenador da Biennale Internationale de la Percussion (Brasil/França), educador percussivo em comunidades quilombolas, cônsul da escola de samba Estação Primeira de Mangueira e mestre da Caravana Cultural, Afoxé Acabaca e Afoxé Omorisá Odé.

Site: https://instagram.com/mestre_marcello_santos?igshid=mvfywp1lzgy6

Email: acaravanacultural@gmail.com

Telefone Público: (85) 988183113

Endereço: Rua Vinícios de Morais 72, Jardim Cearense, Fortaleza, CE, BR

CEP: 60712-145

Logradouro: Rua Vinícios de Morais

Número: 72

Complemento: Rua uirapuru

Bairro: Jardim Cearense

Município: Fortaleza

Estado: CE

Descrição

Marcello Santos é pesquisador, cidadão do mundo e conceituado arte-educador na área de música percussiva, com especialidade em “Cultura Tradicional e Popular de Expressão Afro-brasileira”.

O carioca radicado no Ceará, estuda, há 36 anos, as tradições ancestrais de matriz africana que formam a base da cultura tradicional e popular e do folclore brasileiro. Seu currículo também é extenso de atividades sócio-artísticoculturais, fruto de vasta experiência, vivências, viagens e intercâmbios (inicialmente como aluno e hoje como mestre). É reconhecido como um dos mais completos, conceituados e requisitados arte-educadores na área de música percussiva de expressão afro-brasileira na atualidade, no Estado do Ceará e no Brasil.


A Caravana Cultural é o mais expressivo deles. A escola de percussão que nasceu em 2003 sendo um arcabouço formativo de onde emergem vários outros grupos, artistas e até mesmo mestres. Este grupo tem um grande impacto no cenário percussivo de Fortaleza, pois promove o acesso às memórias de maneira viva e criativa. A partir do estudo de instrumentos como alfaia, agbês, atabaques, caixas e agogôs a Caravana propõe um passeio pelos brinquedos de tradição de estados como: Ceará, Recife, Maranhão, Rio de Janeiro e Bahia. Sendo assim diversos sotaques de boi, maracatus, jongo, samba reggae, coco, cacuriá são estudados. Por ser ogã de Candomblé, Marcello também promove também interseções com rítmos afro étnicos nigerianos: como ilu, opanijé, avamunha, entre outros.

Além de músico possui um trânsito pela dança, sendo professor convidado para ministrar oficinas pelos cursos de Dança da Universidade Federal do Ceará. Também participou como percussionista da Cia Vatá dirigida por Valéria Pinheiro, realizando diversas peças com destaque para Orixás que circulou 36 cidades pelo Palco Giratório e pela Caravana Funarte entre elas: Hungria, Tunisía, Nova York e Chicago, Alemanha, Guiana Francesa.

Vídeos