As informações deste registro é histórico gerado em 08/11/2023 ás 10:18:28.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Taciana

Atriz cria do CUCA Barra (Fortaleza/CE) pelas formações extensivas em Teatro/Artes Cênicas; Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Antes de tudo isso, já era poesia assinada como A menina que fala.
Atualmente integra a plataforma ORIKI:TEMPO como produção geral, Grupo PesquisAtores como co-criadora, atriz, pesquisadora em teatro negro, comicidade e gênero.

Email: taciana.tbs@gmail.com

Telefone Público: (00) 00000-0000

Endereço: Rua General João Couto 282, Olavo Oliveira, Fortaleza, CE, BR

CEP: 60351-000

Logradouro: Rua General João Couto

Número: 282

Complemento:

Bairro: Olavo Oliveira

Município: Fortaleza

Estado: CE

Descrição

Primeiramente fui/sou poeta guardada pela assinatura de "A menina que fala", que veio por se tornar uma plataforma poética em formato virtual/blog de mesmo nome. Apenas em 2014, os poemas saem da virtualidade, lidos ou performados, e aconteceram em diversos espaços alternativos e saraus como: Sarau Felicidade (Carlito Pamplona - 2013), Sabacu da Arte no Sistema - Sarau das Mulheres (Pirambu - 2016) aparições em microfone aberto no Palco Aberto (Benfica), Participação no programa JackLima.com na TV Diário (2017), Sarau Garagem Aberta (Casa das Negas - 2019) ARTESSARAU (online - 2020) Sarau CARDUME, Porto Iracema Das Artes (2022), Sarau Vidas Pretas Importam 2° ato - Provocar os nossos saberes (Museu Dragão do mar- 2023); e chegaram a ser apresentados em formato de live de I mostra de repertório no instagram @ameninaquefala por ocasião da pandemia de covid 19 (em 2021). Desse impulso poético que ora se presentifica e ora retoma a virtualidade, em 2023, participei de minha primeira publicação coletiva no e-book Memória e invenção, com organização de Tati Sousa.
Sigo em processo de (re)elaboração e laboratório com projeto #umavozdentrodoeucorpo.
Sou Idealizadora do laboratório #umavozdentrodoeucorpo (2023) que visa a investigação de processos colaborativos para a criação de experimentos cênicos, solos e performances em parceria Grupo PesquisAtores (Fortaleza/CE), Coletivo desfibrilador(Aracati/CE) e plataforma ORIKI:TEMPO. Atualmente integro também a Plataforma ORIKI:TEMPO nas atribuições de produção geral, gestão, pesquisadora e atriz.
Sou Bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (2022); atriz pelos cursos extensivos do CUCA Barra em teatro/artes Cênicas(2013). Fui bolsista do Programa Bolsa Jovem edição 2019/20 e 2021/22 (vinculado à Secretaria de juventude de Fortaleza) atuando na manutenção dos projetos artísticos e sociais da Casa das Negas e nas manifestações de cultura popular cearense: Coco das Goiabeiras Pra Rainha do Mar (brincante,voz resposta, caxixi), e Bumba Meu Boi Canarinho (brincante, cigana). De 2019 à 2022 integrei o Coletivo Yabás, participando dos trabalhos: Espetáculo Encantarias de um Boi Juremeiro (Projeto "Comicidade e questões de gênero: corpos femininos e LGBTQIA+ na cultura tradicional" contemplado pelo Laboratório de Teatro da Escola Porto Iracema das Artes) como pesquisadora e atriz investigando a persona da cigana de bumba meu boi (Fortaleza, 2020/21). Performance Oração das Seis Horas para o programa Nós no Batente (participação: performer - 2020); Peço Agô - apresentação musical criado através do Laboratório de música do Centro Cultural do Bom Jardim (Fortaleza - 2019); Sangue de Preto e outras batucadas (participação voz resposta/caxixi - 2019).
Participei como organização, gestão e produção geral Mostra Calungagem - Cenas e poéticas pretas (2019). A mostra foi idealizada para a conclusão da Residência Artística ORIKI:TEMPO que aconteceu no Theatro José de Alencar (Fortaleza/CE).
Co-criadora do grupo PesquisAtores, grupo de artes cênicas que surgiu a partir de um Projeto de Iniciação Artística da Universidade Estadual do Ceará, tendo por finalidade a pesquisa e a prática em teatro (2015 - 2023). Tendo participado como bolsista ano de 2015, e seguindo como mediação voluntária, atriz, pesquisadora em comicidade, jogos teatrais, teatro de rua, teatro negro. Sendo facilitadora dos módulos: Estudos sobre comicidade, O Teatro Experimental do Negro de Adbias Nascimento, Estudos sobre Improvisação. Atuei nos espetáculos: Homem Coruja (2019), In.verso (2019), Descubra outra versão de você (2018)OFF EU (2016) e Papéis Laminados (2015);
Direcionei as esquetes Militibus Mulieribus (2019), In.verso (Co-direção - 2019); MENU (2018), A procissão (2018), e fui preparadora de elenco nos espetáculos CATAPULTA (2017), e Invisível de Nós (2018).
Bolsista do Programa de Educação Tutorial de Sociologia (PET SOCIOLOGIA) do Ministério da Educação (MEC, 2017-19) A partir dos eixos de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvi de pesquisa acadêmica coletiva e individual em Ciências Sociais, com interesse em Sociologia da Arte; atuação em projeto de extensão sobre fotografia e arte como forma de resistência, desenvolveu monitoria acadêmica na disciplina de Antropologia Brasileira, além da organização de eventos acadêmicos.
Participei do Coletivo de Ninguém, formado pelos alunos egressos da turma do curso de Artes Cênicas do Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte conhecido como CUCA Barra, com os espetáculos Você Sonha e Brincantes Cabaçal (2013); também do Coletivo Clã-Destino formado pelos alunos egressos do curso de Teatro do CUCA, nos espetáculos SUMO (inspirado texto Jardim das Cerejeiras de Tchekov) e Chico de Nós (inspirado em vida e obra de Chico da Silva) 2012.
Por fim, participei ainda do Grupo Expressão de teatro e dança (até 2011-14) nos espetáculos infantis de teatro musical: A lenda do Rei Leão, Peter Pan e a Terra do Nunca, Contos que encantam, Grease - Nos tempos da brilhantina.

Vídeos