As informações deste registro é histórico gerado em 10/11/2023 ás 07:32:51.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Cleomir Alencar

Ator, diretor, fotografo, realizador em Audiovisual, bonequeiro, sombrista, iluminador, cenógrafo e arte-educador. Pesquisador em Artes, realiza laboratórios em fotografia e artes visuais. Apresenta espetáculos em festivais, mostras e outros eventos de arte e cultura.

Site: https://cleomiralencar.46graus.com/

Email: nuvensdemaio@gmail.com

Telefone Público: (85) 987947611

Endereço: Rua João Damasceno Ramos 564, Novo Maranguape II, Maranguape, CE, BR

CEP: 61944-410

Logradouro: Rua João Damasceno Ramos

Número: 564

Complemento: Vila de Poetas

Bairro: Novo Maranguape II

Município: Maranguape

Estado: CE

Descrição

Francisco Cleomir Alencar Braga (Cleomir Alencar): Ator, diretor, fotográfo, filmmaker, realizador em Audiovisual, bonequeiro, iluminador, cenográfo e arte-educador.

Pesquisador em Artes, realiza laboratórios em fotografia e artes visuais. Apresenta espetáculos em festivais, mostras e outros eventos de arte e cultura. Fez cursos de Fotografia e Cinema e Vídeo, na Casa Amarela Eusélio Oliveira. Tem trabalhos publicados no catálogo Maracatu: Rito e Ritual, da Galeria Imagem Brasil, com curadoria de Diógenes Moura. Ganhou prêmio de pesquisa e publicação em artes, na categoria Fotografia-IBV/SECULTFOR, com o projeto Atrás da Empanada. Tem publicação com a Vídeo-performance “Como Gritar Silêncios Caóticos”, no catálogo Painel da Fotografia Cearense 2020, pela Galeria Imagem Brasil. Pesquisa Fricções entre Fotografia, Memória e Educação. Sua área de interesse integra desde roteiro e direção de fotografia no audiovisual, com experiência em atividades de formação no Centro Cultural Bom Jardim, Escuta e Secretaria Municipal de Direitos Humanos/FUNCI, no Cras da Bela Vista. Participou do Grupo Formosura, com Graça Freitas, Chico Alves e Johnny Sandro. Experiência que o levou a criar o Grupo Ânima. Desde então, realiza trabalhos de construção e manipulação de titeres, por diferentes técnicas. O encantamento com o Cassimiro Coco levou-o a realizar experiências artisticas com bonecos, inspirado no boneco popular e em outras manifestações e expressões da cultura popular tradicional. Fez parte da publicação Sesc Terreiro da Tradição, catálogo que reconhece artistas, mestres e brincantes que atuam com a cultura popular no Ceará. Integrou a equipe de manipuladores do Programa infantil Algodão Doce, na TV, sob coordenação de Ângela Escudeiro e direção de Alisson Braga. A partir daí, fez o Curso de Fotografia, e Cinema e Vídeo, na Casa Amarela, bem como outras formações, visando apropriar-se do mundo técnico e estético do audiovisual e relacioná-lo com sua prática bonequeira. Foi secretário da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos/ABTB-CE e contribuiu para a discussão do tombamento do boneco popular do nordeste. É parecerista do IPHAN (Instituto do Patrimônio, Histórico e Artistico Nacional) em prêmio de reconhecimento de mestres bonequeiros. Participou de residência artistica no Espaço Vale Arvoredo, em Morro Reuter-RS, com a Cia. Lumbra, onde vivenciou métodos de criação no Teatro de Sombras Contemporâneo. Recebeu o II Prêmio Profissionais do Ano, realizado pelo SATED/CE (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversão do Ceará), na Categoria Profissional do Teatro de Bonecos, reconhecimento de uma trajetória de 2 décadas de trabalho.

Vídeos