As informações deste registro é histórico gerado em 16/11/2023 ás 11:31:38.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Ni de Souza

Professora/ licenciada em Teatro Pela URCA, atriz atuante com Teatro de Rua e Teatro de Bonecos e iniciadora desde 1991, confecção de Bonecos Gigantes e Gestora de oficinas artísticas, para qualquer pessoa de qualquer idade. também iniciou o Grupo Mateu de Teatro em 2000 e até hoje pesquisa sobre e faz experimentações na rua com um grupo de mateus brincantes e aprendizes.

Email: nidesousa@hotmail.com

Telefone Público: (88) 2141-8010

Endereço: Rua Padre Carlos Vieira 125, Cirolândia, Barbalha, CE, BR

CEP: 63180-000

Logradouro: Rua Padre Carlos Vieira

Número: 125

Complemento: L4

Bairro: Cirolândia

Município: Barbalha

Estado: CE

Descrição

Professora Licenciada em Teatro, Criadora e gestora da Cia. Teatro de Bonecos desde 1991, desenvolve projetos sócios educativos juntamente as escolas do município de Barbalha, da cidade pra zona rural, valorizando sempre nas ações e atuações a cultura popular que identifica o povo Cariri do Ceará.

Também criadora do Grupo Mateu de Teatro desde o ano 2000 gerando um movimento independente com crianças, adolescentes, adultos e idosos, na rua a partir de seus cortejos e suas representações teatrais.
o Grupo que caracterizados de Mateu do reisado de Congo, se manifesta em celebrações e festejos que contemplam a Cultura tradicional da Região como estimulante para animação dos cortejos e da plateia.
O Grupo Mateu de Teatro, se une para somar e valorizar o que nos identifica pelo olhar e respeito aos grupos que compõem a memória de nossa tradição.

Suas principais intervenções/ apresentações, ocorrem Dia de Rei, Dia do Pau da Bandeira de Barbalha, durante o ano o grupo movimenta a Casa do Mateu, sede emprestada para gerar os encontros do Grupo, ensaios, reciclagem de figurinos e cafuringas.

Nesse mesmo espaço funciona também a Banca de Comidas Típicas como: Baião de dois, Pequisada, paçoca de carne de sol, vatapá, mancunzá, andú, feijão tropeiro e amendoins cozidos.

Vídeos