As informações deste registro é histórico gerado em 18/11/2023 ás 22:23:27.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Coletivo Atuantes em Cena

Formado em 2013 e, atualmente, sedeando o espaço cultural alternativo Casa Ninho (Crato/CE), o Coletivo Atuantes em Cena se configura numa prática de construção de espetáculos pautada na processualidade. Suas bases poéticas estão sempre abertas, assim, encontram inspirações nas práticas cênicas contemporâneas em contexto amplo e múltiplo e, ao mesmo tempo, exercitam criações que se voltam para o território caririense.

Email: atuantesemcena@gmail.com

Endereço: Travessa São Damião 88, Santa Tereza, Juazeiro do Norte, CE, BR

CEP: 63050-361

Logradouro: Travessa São Damião

Número: 88

Complemento:

Bairro: Santa Tereza

Município: Juazeiro do Norte

Estado: CE

Descrição

O Coletivo Atuantes em Cena, da região do Cariri cearense, surge em 2013 e atualmente divide sede com o Grupo Ninho de teatro, no espaço Casa Ninho (Crato/CE), onde tem desenvolvido as bases de seu trabalho criativo e de gestão/ produção.

O Coletivo se configura numa prática de construção de espetáculos pautada na processualidade, possibilitando que os/a integrante(s) se envolvam diretamente na criação cênica, provocando desse modo o amadurecimento das potencialidades criativas. As bases poéticas estão sempre abertas e em pesquisa, por observar, questionar, analisar, problematizar e experimentar cenicamente, a partir da coletividade. Assim encontra inspiração nas práticas cênicas contemporâneas em contexto amplo e múltiplo, e, ao mesmo tempo, exercita criações que se voltam para território caririense. Essa confluência de elementos se encontra tanto no trabalho técnico, visual, e mesmo filosófico, a partir do qual se pensa as relações de modo horizontal, resultando numa criação em que muitas mãos entram em cena para o efetivo ato de criar.

No Coletivo Atuantes em Cena, todes assumem a função de produtores, pois viver de teatro de grupo é uma experiência cotidiana que não se resume a apresentações. Todo dia é preciso reaprender com a própria trajetória, sem nunca perder as bases coletivas.

O grupo foi contemplado em alguns editais de incentivo às artes cênicas, como o Edital de Apoio a Projetos Culturais com Temática LGBT (2016), da Secult, em que se originou o espetáculo “Existe sempre alguma coisa ausente”, estreado em 2020; o edital de Incentivo às Artes da Secretaria de Cultura do estado do Ceará (2016), com o projeto “Quanto custa ser João”, que está em processo de montagem; participou do Laboratório de Pesquisa Teatral do Porto Iracema das Artes (Fortaleza/CE), que resultou na criação do espetáculo “O Sagrado e o Profano, as Vozes de uma Cidade”, estreado em 2016.

O Atuantes já participou também de alguns festivais de Teatro no Nordeste, como o Festival de Teatro de Acopiara (2018), o Festival Maloca Teatro (2018), o Festival Ato de Campina Grande (2018, 2014 e 2013), Festival de Teatro Ato de Exu (2017), o Festival Evoé de Teatro de Exu (2015), a Mostra Sesc Cariri de Culturas (2014 e 2013), e o Festival Nordestino de Teatro Guaramiranga (Mostra Universitária) em 2014 e 2013.

Vídeos