As informações deste registro é histórico gerado em 20/11/2023 ás 13:47:55.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Michel Prudêncio

Artista popular da música, teatro, cinema, artes visuais, cultura popular, produtor e gestor cultural. Diretor do Grupo de Caretas do Alto da Bonita, Cantor, músico e compositor no EP REZA DOR, Diretor, Músico e Roteirista em "Humbertos - Caravana Cearense do Baião", Historiador e pesquisador dos Caretas de Judas na região Centro Sul do Ceará, ator e dramaturgo em 'O Circo da Rua de Baixo"

Site: https://www.youtube.com/channel/UCwmulga1x2l_jrruq2J1yYg

Email: michelprudenciooficial@gmail.com

Telefone Público: (88) 99922-5119

Endereço: Rua Otaviano Benevides 205, Santo Antônio, Iguatu, CE, BR

CEP: 63502-265

Logradouro: Rua Otaviano Benevides

Número: 205

Complemento: Casa

Bairro: Santo Antônio

Município: Iguatu

Estado: CE

Descrição

Olá, sou Michel Prudencio, sou Artista do Sertão Cearense, nascido e criado no interior do Estado, na cidade de Iguatu. Trabalho com arte e cultura desde minha infância e apresento aqui alguns trabalhos e experiências profissionais na área.
Meus primeiros contatos com o campo das artes é durante a infância na Organização Social "Projeto Arte Criança" que, funcionou nos anos 90 na cidade e atendeu crianças e adolescentes das periferias. Lá, estudei música nos cursos de Flauta Doce, Canto Coral, Sanfona e Guitarra onde me apresentava na Banda da ONG chama "Banda Sol Nascentes" (1996 a 2006), também tive contato com o Teatro de Rua por meio das aulas e de minha atuação no "Grupo Ciranda de Teatro" onde participei dos espetáculos: "Mãe é mãe" (1999) Dramaturgo e ator, "Faustino Cabra Macho Nordestino" (2001) Ator, Intervenções circenses e de palhaçaria, perna de pau e roda de teatro popular em apresentações na rua.
Fui membro da Banda Municipal de Iguatu "Maestro Manoel Ferreira Lima" Equipamento da Prefeitura de Iguatu, onde toquei Requinta, Saxofone e percussão de 2001 a 2009.
Ainda criança e adolescente fui produtor cultural infantil onde produzi pequenos circos, espetáculos de teatro de rua e de bonecos, brincadeiras populares e outras artes na periferia de minha infância, o Bairro Santo Antônio, antiga zona periferia da cidade. Neste período fui convidado para ser apresentador de rádio no programa "Criança Cidadã" (2003) na Rádio Jornal AM, onde apresentávamos experiências voltadas para a criança e o adolescente de Iguatu/CE.
Fui músico de Banda de Rock de Garagem onde toquei Guitarra e cantei à frente das Bandas "St Zero 5"( 2004 a 2008) e "Banda Microfonia" (2005), participei dos primeiros Festivais de Música de Câmara da Região Centro Sul e Vale do Salgado realizado pelo Governo do Estado do Ceará.
Fui membro da Cia. Ortaet e Teatro e sua associação cultural onde contribui ocupando o cargo de Vice Presidente da Associação, produtor cultural no projeto "Cine Telha" e "Galpão das Artes da Cia. Ortaet", fui ator nos espetáculos "Cacos de Vidro Verde" (2006), Bruxas numa missão possível (2017) e projetos como "Pague o quanto puder", fui músico nos espetáculos "O destetinha, em era uma vez (2006), Alice (2008), contação de histórias (2017) .
Prestei serviço público a Prefeitura Municipal de Iguatu lotado na Secretaria Municipal da Cultura e Turismo onde ocupei os cargos de "Gerente da Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural", "Coordenador de Ações Culturais, "Secretário Adjunto da Cultura" e Secretário Municipal da Cultura e Turismo no período de Agosto de 2010 a Novembro de 2015.
Sou comunicador popular e já trabalhei em projetos de comunicação e rádio como "Rádio Mais Fm - Educativa" (2012 e 2016) onde desenvolvi funções de repórter e produtor cultural e na "Rádio Liberdade AM" (2017 a 2019) onde ocupei o cargo de produtor de programação de entretenimento.
Sou fundador e Diretor do Grupo "Humbertos" e fiz a direção, roteiro, produção e atuei como músico no espetáculo "Caravana Cearense do Baião" (2012 a 2016), trabalho criado em Homenagem ao compositor iguatuense Humberto Teixeira onde circulamos por diversos palcos do Nordeste, destacando: Teatro Municipal Pedro Lima Verde - Iguatu, Teatro Marquise Branca - Juazeiro do Nordeste, Sesc Crato, Sesc Iguatu, Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri-CE e Souza-PB, Teatro Murarte Pombal - PB, Teatro Estadual Carlos Câmara - Fortaleza, Centro Cultural Dragão do Mar - Fortaleza, Documentário "Humberto Teixeira - Vida e Música" (2015) da TV Assembleia do Ceará, Programa "São João do Nordeste" (2015) da Rede Globo.
Sou autor e ator do texto para teatro "O Circo da Rua de Baixo" trabalho que busco trazer debate acerca da violência na infância dos anos 90 no interior cearense, casos de denuncia de morte de crianças e adolescentes que não tiveram desfecho são abordados na trama, o trabalho já recebeu duas montagens no Coletivo Artístico Cerebral (2016-2018) e circulou no Ceará e Paraíba em ambientes de educação e cultura.
Sou acadêmico do Curso de Licenciatura em História, estou cursando o 8º semestre, nesse período de formação pesquisei o movimento cultural musical do "Baião" e a Brincadeira dos Caretas de Judas nas Vilas Tipís, zona rural de Iguatu e Acopiara. Fui membro do projeto de extensão "Cineclube com a história" onde produzimos um curta metragem e debatemos e assistimos obras cinematográficas que podem ter fins didáticos na sala de aula.
Meu contato com o cinema se dá em diversos momentos da vida, vito que já produzia de maneira amadora, filmes, clipes e curta com uma câmera analógica com os amigos do Grupo de Jovens Amigos do Bairro Santo Antõnio, local onde foi gravado o longa metragem "O Céu de Suely" de Karim Ainouz onde participei da figuração, fui produtor de locação na produção do Filme "Que Rádio é esse?" (2014) de Germá Martins na cidade de Tarrafas, após isso me capacitei e produzi documentários e curtas amadores para meu canal no youtube como: "Iguatu Terra das lagoas", "Os cobras" e "A bodega de toin", produzi os documentários de acervo do Instituto Santo Antônio e do Grupo de Caretas do Alto da Bonita. Fui atuação no filme "Iguatu, o filme - Agora é nós" (2023) do roteirista Geovani Oliveira numa produção do Sesc Ceará.
Sou membro fundador do Grupo de Caretas do Alto da Bonita, coletivo formador por artistas, pesquisadores e brincantes da Brincadeira de Caretas de Judas, manifestação cultural tradicional e popular bastante intensa no sul cearense, o grupo produz espetáculos, exposições, filmes de ficção e curta metragem e existe desde 2019 trabalhando anualmente em preservação dessa manifestação.
Compartilho minhas experiências por meio de oficinas culturais como: "A musicalidade nas tradições cearenses", "Baião, Batida, história e canção" e "Brincando caretas - Um Estudo sobre as mascaradas no sertão do Ceará", as oficinas circulam em espaços de educação e formação cultural e já compôs a programação do "Fique em Casa Fecomércio" e "Circuito Sesc Junino" do Sesc Fortaleza.
Em 2021 produzi meu primeiro trabalho autoral musical, chamado "Reza dor" (2021) EP gravado no "Digital Audio Home Stúdio" em Iguatu/CE e é o resultado de minhas pesquisas com os ritos de passagem da vida para a morte realizados anualmente no dia de finados por meio do projeto de educação patrimonial "Caminho das Almas" (2018 a 2020) que, consiste numa visita guiada ao antigo cemitério de Senhora Santana e partilha de músicas em show intimista ao redor da fogueira na antiga Estação Ferroviária de Iguatu, o trabalho musical está disponibilizado gratuitamente no youtube e foi produzido por meio de financiamento coletivo, Reza Dor estreou no Festival virtual "Festa do Sol" duranta a pandemia em 2021 e compõe meu repertório do show voz e violão "Nordestinidades" onde circulo o Brasil cantado músicas, recitando poesias de cordel e contando minhas histórias.

Vídeos