As informações deste registro é histórico gerado em 09/09/2017 ás 19:38:51.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Vânia de Sousa Rodrigues

Atriz, Contadora de Histórias e Palhaça. Formada pelo curso de Arte Dramática da UFC. Atuando na área de Arte e Educação há 17 anos. Seu passatempo favorito é devorar livros.

Site: http://mapa.cultura.ce.gov.br/agente/6506/

Email: vania.aniave13@gmail.com

Telefone Público: (85) 98816-7720

Descrição

Estudou pedagogia no Instituto de Educação do Ceará onde concluiu 1996. Finalizou o Curso de Arte Dramática da UFC em 2000. Especializou-se em Arte e Educação na UECE em 2003.
Como atriz foi selecionada para o Grupo Vemart onde ingressou no universo infantil atuando em espetáculos musicais.
Trabalhou com o grupo Vivação, atuando na área de leitura e contação de histórias, com atividades lúdicas e recreativas. E ainda contribuiu com projetos como Educar Brincando, e Aventura e Arte, desenvolvido dentro de escolas da rede privada. Trabalhou também na montagem do conto A Princesa Sorriso. Ainda com o Grupo Vivação ministrou oficinas de teatro para empresas como a RB Distribuidora, Guerdau, Grupo Servis e outros, com o Projeto Empresas em Viva Ação. E ainda neste mesmo grupo, montou o espetáculo Contar e Encantar. Dentre outras atividades voltadas para a arte e educação.
Em 2005 é convidada a voltar para o Grupo Vemart onde trabalhou na remontagem do espetáculo O Aniversário do Palhaço.
Em junho de 2007 em parceria com a Editora Moderna começou sua pesquisa sobre fábulas e contos populares, o que resultou na criação do espetáculo de contação de histórias “E Quem Quiser Que Conte Outra”, que até hoje é levado pela editora para as escolas.
Ainda no ano de 2007 ingressou na Trupe do Riso, tendo a oportunidade para trabalhar com a humanização hospitalar, e aonde atualmente vem atuando e desenvolvendo projetos de leitura, através das contações de histórias em hospitais públicos, privados, em lares para idosos e crianças.
Em maio de 2008, deu início junto a Artelaria Produções ao Projeto Viva Leitura, destinado às escolas públicas. Onde era responsável por abrir projetos de leitura dentro das bibliotecas.
Em 2009 foi convidada novamente a voltar para o grupo Vemart onde permanece atualmente, e vem atuando em musicais infantis com obras literárias adaptadas especialmente para o Projeto á escola vai ao Teatro.
Mas é com a personagem “Chuáá” que vem desenvolvendo um trabalho solo e fazendo a diferença junto às escolas quer sejam públicas ou privadas com projetos de incentivo a leitura. E ainda nesta mesma linha, de contar histórias, que ela vem buscando a interação com os hospitais e seus pacientes.
Atualmente estar aprofundando sua pesquisa em ditados populares antigos e atuais, que resultará no seu mais novo trabalho intitulado “Palavras Pra quê Te Quero”.