As informações deste registro é histórico gerado em 27/11/2023 ás 16:18:44.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Diego Furtado

Músico Percussionista. Historiador graduado pela Universidade Estadual do Ceará. Pesquisador do Patrimônio Cultural. Profissional da área da Educação e Cultura. Atuante no campo do Audiovisual e da Comunicação. Atualmente é Assistente Pedagógico da Escola de Cultura e Artes do Centro Cultural Bom Jardim.

Site: https://www.instagram.com/diegofurt

Email: diego2049@gmail.com

Telefone Público: (85) 98830-5632

Endereço: Rua Londrina, 1935, Altos - Casa B , Granja Lisboa, 60540-485, Fortaleza, CE

CEP: 60540-485

Logradouro: Rua Londrina

Número: 1935

Complemento: Altos - Casa B

Bairro: Granja Lisboa

Município: Fortaleza

Estado: CE

Descrição

Graduando do Curso de História da Universidade Estadual do Ceará, Diego Furtado deu início suas atividades no campo da Educação e da Cultura no ano de 2018, quando atuante na comunidade da Serrinha, bairro da cidade de Fortaleza, enquanto bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência na EMEIF Escola Municipal Waldemar Barroso.

Na escola e na comunidade desenvolveu projetos culturais, junto a Associação de Moradores da Serrinha (AMORBASE), como a Semana de Africanidades e projetos dentro do campo da Memória e do Patrimônio Cultural como foi o caso do Projeto "A Serrinha tem Memória" que culminou em uma exposição a respeito da História do Bairro da Serrinha para os alunos da escola e para a comunidade em geral.

No mesmo ano de 2018, esteve atuando enquanto voluntário do Grupo de Trabalho sobre Ensino de História da Associação Nacional de História - Seção Ceará (ANPUH-CE), realizando trabalhos técnicos dentro da área da Comunicação até o ano de 2020.

No ano de 2019 participou dos ateliês de Comunicação e Audiovisual no Centro Cultural Bom Jardim, atuando também como bolsista da 3º Mostra das Artes, contribuindo na realização e construção do evento como monitor da comunicação.

Nesse ano de 2020 deu início a suas atividades enquanto Assistente Pedagógico da Escola de Cultura e Arte do Centro Cultural Bom Jardim. Tem acompanhado e dado assistências aos processos pedagógicos referentes ao cursos ligados ao Programa de Música do Centro Cultural.

A partir do ano de 2020 iniciou seus estudos de forma autodidata na linguagem artística da música do instrumento cavaquinho e também do universo percussivo com foco no pandeiro. No ano de 2022 participou do curso de Percussão Afro-brasileira da Escola de Cultura e Artes do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), e nesse mesmo ano iniciou sua trajetória dentro das baterias de samba da cidade de Fortaleza tocando cuíca. Faz parte do Bloco Dragões do Ritmo e também do Camaleões do Vila compondo a ala de cuíca das duas baterias de samba.

Em 2022 esteve compondo a equipe de Produção responsável pelo espetáculo "Cara Travessia", produto finalístico da segunda turma de curso Extensivo em Música do CCBJ. No ano de 2023 passou a compor o grupo de samba "SamBomja", tocando pandeiro e percussões em geral.

Atuou ainda na graduação como voluntário no Projeto de Extensão da Universidade Estadual do Ceará "O Professor de História e o Patrimônio Cultural: Faz Escuro, Mas Eu Canto. Contribui com as atividades do Projeto Pesquisas sobre o Patrimônio Cultural em territórios periféricos, além de um trabalho técnico de Comunicação administrando as Redes Sociais do Projeto de Extensão.

Além disso, foi bolsista de Iniciação Científica da Universidade Estadual do Ceará pesquisando sobre Identidades e Patrimônio Cultural no território do Grande Bom Jardim. Também colaborou nos anos de 2020 à 2023 nas atividades do Ponto de Memória do Grande Bom Jardim.