As informações deste registro é histórico gerado em 29/11/2023 ás 08:58:10.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Fundado em 2017, na cidade de Aracati, Litoral Leste do Ceará, o coletivo Desfibrilador vem trabalhando e desenvolvendo continuamente pesquisas e projetos artísticos em múltiplas linguagens e artesanias da cena. São produções diversas para palco, espaços alternativos, rua, além de realizar parcerias para ações formativas em produção cultural e labs de experimentação e montagem artística.

Descrição

Nascido da sede de transbordamentos e trocas com outros olhares, somos verbo trans-ativo direto: Desfibrilhar as aceleradas e desordenadas contrações.
Nos seus 6 anos de existência, o Coletivo Desfibrilador nasceu das arritmias da cena cultural aracatiense e de uma busca por fortalecer e ampliar acessos a ela, fomentando espaços para que a juventude, artistas e projetos artísticos, agentes da cultura, da educação e de diversas áreas da sociedade, e a população de forma geral, pudessem interagir e aprender com a cena artística local, resgatando, firmando, mobilizando e construindo continuamente esta cena, para que ela, além de ser caracterizada como um celeiro histórico de expoentes artísticos, possa firmar-se cada vez mais como uma cena cultural viva e sustentável. Para tanto, o Coletivo Desfibrilador é um projeto cultural que consiste numa diferente experiência artística, com ações gratuitas e inclusivas, que estimulam a formação de plateia e a consequente ampliação do acesso da população à arte e à cultura, apoiando a cena artística aracatiense, num modelo de autogestão que tem sido praticado por instituições de vanguarda no ensino de artes e por iniciativas de produção cultural independentes, em que artistas e comunidade trocam e constroem experiências.

As ações em produção e formação cultural desenvolvidas pelo grupo residem em áreas diversas, sendo todos os saberes-fazeres produzidos e intercambiados durante as pesquisas e formações orientadores de sua criação, sendo partilhados com a comunidade artística e com o público. Esse método fundamenta a gestão e as atividades do grupo, que funciona como ateliê aberto de artes cênicas, onde sua atuação consiste em disponibilizar ao público ferramentas para apropriação dos processos de criação, à fim de estimula a geração e a autonomia de públicos mais amplos nos circuitos relativos ao fazer artístico. A intenção é fomentar a transformação do ensino, das práticas, da criação e circulação de artes na cidade, por meio de públicos interessados e suas comunidades. Assim, surge um potente repertório, que conta com 08 (oito) espetáculos, 01 (um) curso livre de princípios básicos em artes cênicas, 05 (cinco) oficinas de processos em criação cênica, 02 (duas) oficinas de produção cultural, além de 05 (cinco) edições do Sarau Desfibrilador, espaço para mostra de repertório artístico e das produções de conclusão dos percursos formativos do grupo, aberto também para a participação de artistas convidados e do público em geral.

Outra marca importante da trajetória e atuação do coletivo é a criação de espaços e o fomento de redes de apoio à cena cultural local e seus agentes, através de parcerias com comunidades tradicionais do território aracatiense e Região Jaguaribana; com grupos e projetos culturais, coletivos artísticos locais, além de participar da articulação e participação na programação de atividades e eventos culturais diversos, tanto na cidade de Aracati, como em municípios vizinhos. O grupo desenvolve projetos que provocam e pensam a cidade com arte e cultura, como as já realizadas e importantes Oculpações Públicas do Teatro Municipal Francisca Clotilde (logo após sua reinauguração, em 2018, de maio à novembro deste ano); do Instituto do Museu Jaguaribano (2020/2021, sediado no Sobrado Barão de Aracati); do Casarão das Artes (em 2021, sediado no Casarão do Barão de Messejana) e do Aracaty Club (em 2022), todos patrimônios materiais históricos da cidade. Em parceria com a Prefeitura Municipal de Aracati e SEBRAE/Aracati, participou da articulação e programação cultural das duas primeiras edições do Festival de Gastronomia e Cultura de Aracati (2018/2019), além de levar suas produções para compor a programação de todas as edições seguintes. E desde 2017 desenvolve e produz o Sarau Desfibrilador, que já conta com 05 edições realizadas desta importante ação de mobilização de espaços culturais da cidade e da cena artística aracatiense.

Desenvolvido à partir de um olhar circular para a arte, o Coletivo Desfibrilador tenciona relações fora da lógica de “entorno”, ou seja, ao invés de entender artistas como centro e o público como objeto de ação, o grupo busca compreender o aspecto relacional da arte e estabelecer um movimento que é naturalmente recíproco e horizontal, com artistas enquanto mediadores entre técnica, espaço e público, colocando-se como elementos da rede.

ESPETÁCULOS EM REPERTÓRIO

Para as infâncias: “ZALUZEJO – Espetáculo-oficina, desde 2018;
Para o público em geral:
- “PÁSSAROS E LEÕES NOS HABITAM”, desde 2018;
- “AS ONÇAS DO JAGUARIBE”, desde 2018;
- A performance instalativa “ORIKI:TEMPO”, desde 2018;
- A trilogia de espetáculos “ANGELIS” (desde 2019), “PURGATORIUM” (desde 2020 e “SANGUÍNE” (desde 2021);
- “SUSPIRUS”, desde 2022;

PROJETOS E AÇÕES FORMATIVAS

- PANORÂMICA – CURSO LIVRE DE PRINCÍPIOS BÁSICOS EM ARTES CÊNICAS, realizado de 2017 à 2019;
- Oficina ONDE, QUEM, O QUÊ – EXPERIENCIANDO A LUDICIDADE, desde 2018;
- Residência criativa A FORMAÇÃO DE UM PAPEL – EXPERIMENTANDO UM SER INICIANTE, desde 2021;
- Oficina MALUNGO – SENTIDOS DO BRINCAR NA CULTURA AFRO-INDÍGENA, em parceria com a Plataforma ORIKI:TEMPO (Fortaleza/CE), desde 2021;
- WORKSHOP DESFIBRILADOR, percurso formativo teórico-prático de processos sobre processos e métodos de criação cênica, desde 2022;
- OFICINA DE PERCUSSÃO, em parceria com o Grupo Cultural Filhos do Axé (Aracati/CE), desde 2022;

PROJETOS EM CULTURA POPULAR E EXPRESSÕES CULTURAIS AFRO-BRASILEIRAS

- Projeto RAÍZES ANCESTRAIS, mostra cultural com a participação de coletivos de arte e projetos culturais de comunidades de terreiro, em parceria com o Grupo Cultural Filhos do Axé, desde 2023;

PROJETOS EM ANDAMENTO

- Espetáculo “LÍRIOS EM FLOR”, em parceria com o Grupo Cultural Filhos do Axé e Plataforma ORIKI:TEMPO, apresentando em equipamentos culturais públicos, no centro histórico de Aracati e em espaços culturais comunitários independentes de Comunidades Tradicionais do município;
- SARAU DESFIBRILADOR, com edições anuais, desde 2017.