As informações deste registro é histórico gerado em 29/11/2023 ás 10:45:45.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Samuel Maciel Martins

Jovem, negro, escritor, professor e produtor cultural.

Em 2023, publicou "Alucinação: minha vó costurou minha mãe uma mulher de costura", livro de poemas. Além disso, é mestre em História e Letras pela (UECE) e especialista em Literaturas Africanas em Língua Portuguesa (UNILAB) e realiza pesquisas nas áreas de Literatura Afro-brasileira, história e cultura afro-brasileira e africana.

Site: https://www.instagram.com/samu.el.maciel/

Email: samuelmaciel99@gmail.com

Telefone Público: (88) 99306-3132

Endereço: (88) 99306-3132 samuelmaciel99@gmail.com, Rua Pe. Germiniano Bezerra, Quixeramobim, CE, BR

CEP: 63800-000

Logradouro: Rua Pe. Germiniano Bezerra

Número: 138

Complemento: Altos

Bairro: Monteiro de Morais

Município: Quixeramobim

Estado: CE

Descrição

Jovem, negro, cearense de Quixeramobim, organizador de oficinas de criação literária, integrante do Coletivo e Produtora Cultural Ressonância Preta e membro do Núcleo de Arte, Pesquisa e Produção - Algueiro. Pesquisa as Literaturas Afro-brasileira e Africanas em Língua Portuguesa. Além disso, realiza pesquisas pesquisas sobre a história e cultura afro-brasileira e africana. Ademais, trabalha com fotografia, roteiro e edição de vídeos.

Graduado em Letras - Língua Portuguesa (UECE/FECLESC). Atualmente cursa a Especialização em Literaturas Africanas em Língua Portuguesa (UNILAB). Concluiu os cursos de extensão em "Formação de Mediadores de Educação para Patrimônio” (UAN/Fundação Demócrito Rocha) e "Entre literatura e história: diálogos possíveis" (UECE). Além dessas formações, participou do curso de "Formação em Direitos Humanos e Marcadores da Diferença (ONG Fábrica de Imagens).

Em 2020, participou do projeto Doc. Sertão, em Quixeramobim, atuando como monitor de atividades de formação em fotografia, audiovisual e de criação literária. Além disso, participou como convidado do "Ressonância Preta Podcast", apoiado pelo edital Sesc Cultura CONvida!, programa que abordou educação, literatura e cinema, tendo como elemento norteador o Afrofuturismo. Ainda pelo Ressonância Preta, o artista escreveu textos literários e de opinião no ano de 2020. No mesmo ano, produziu o projeto "A metamorfose da fotografia em um texto criativo", contemplado pelo I Edital Festival Cultura Dendicasa – Festival Arte de Casa para o Mundo da Secult-CE, no qual ministrou oficinas de criação literária e fotografia básica.

Foi monitor da disciplina Literatura Comparada (UECE/FECLESC), em 2019. No mesmo ano, montou e editou o curta-metragem "Travessias", dirigido por Elen Andrade, curta que foi aprovado pelo XII Edital de Cinema e Vídeo da Secult-CE. Também trabalhou como pesquisador, roteirista e entrevistador do projeto “Identidade Resistente: Pesquisa e Memória do Povo Negro de Quixeramobim”, aprovado pelo XI Edital de Incentivo às Artes da SECULT-CE.

Em 2018, coorganizou o I Ciclo de Debates da Juventude Negra do Sertão Central, realizado em Quixadá. Além disso, participou como delegado das conferências macro-regional do sertão central, estadual (COEPIR) e nacional (CONAPIR) da promoção da igualdade racial. No ano de 2017 foi monitor da disciplina Teoria da Literatura (UECE/FECLESC).

Vídeos