As informações deste registro é histórico gerado em 01/12/2023 ás 12:46:46.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Grupo Galhofo

O Galhofo é um grupo de criações artísticas voltadas ao público infantil residente de Fortaleza/CE. Seu repertório é composto por espetáculos teatrais, contações de história, EPs, shows e podcasts.

Fundado em 2018, o grupo participou de importantes eventos locais, tais como a 9ª e 11ª edição do Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará - TIC e o XIII Festival de Teatro de Fortaleza.

Email: grupogalhofo@gmail.com

Descrição

Com um elenco formado maioritariamente por discentes e egressos do curso de licenciatura em teatro da Universidade Federal do Ceará, o grupo busca a partir de atividades artísticas e vivencias culturais levar para as crianças a oportunidade de experienciar. Sua estreia, aconteceu em 2018 com o espetáculo "O Galinheiro de Bragança" de Christian Oliveira no Instituto da Primeira Infância (IPREDE). Desde então, o grupo tem seguido pesquisando a dramaturgia infantil, e investigando possibilidades lúdicas de dialogar com a infância através da arte. Atualmente, tem em seu repertório Espetáculos, Contações de Histórias, EP e oficinas diversas.

A trajetória Galhofo pós estreia d'O Galinheiro de Bragança, se deu com a circulação do espetáculo, que aconteceu através de temporadas em espaços culturais e apresentações pontuais em eventos de ONG's, escolas públicas e privadas. Alguns eventos pertinentes que o Galinheiro participou incluem: Circuito UFC Arte no Interior de 2018 em Aquiraz (CE), abertura da programação especial de aniversário do Theatro José de Alencar em 2019 e participação na 9º edição do TIC - Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará em 2019.

O segundo espetáculo viria em 2019, era "O Mistério do Bosque das Floreiras" de Jupe Vasconcelos, um trabalho que teve como mote criativo, a solidão social, simbólica e física. Dessa forma o grupo levava pra cena esta temática tão delicada, e a trabalhava com os pequenos através de três animais que tentam entender suas respectivas solidões enquanto constroem uma amizade. O Bosque então seguiu os passos do espetáculo anterior, estreando no Instituto da Primeira Infância, e realizando temporada no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno logo a seguir. Eventos importantes que o Mistério do Bosque das Floreiras participou incluem: Festival Fortaleza em João Pessoa no Teatro Lima Penante na Paraíba, e XIII Festival de Teatro de Fortaleza ambos em 2019.

Fora os espetáculos, o Galhofo também tem realizado um trabalho com Contações de histórias trabalhando literatura infantil de uma forma lúdica, com o auxilio de elementos teatrais, tais contações já marcaram presença no Instituto da Primeira Infância (IPREDE), eventos sociais realizado pela Associação Abrace uma Vida - Eusébio e também participaram da programação da "Semana da Inclusão" realizada em Setembro por algumas escolas do estado e do município. Em 2020, uma Contação de história baseada n'O Galinheiro de Bragança, marcou presença no Festival Tudo em Casa Fecomércio, organizado pelo Sesc Ceará, e que aconteceu completamente online, como forma de levar programação cultural para as pessoas na época da quarentena em consequência da pandemia do Covid 19.

Em 2020, o primeiro trabalho totalmente musical do Grupo Galhofo foi lançado: o EP Tobias e a Fantástica Aventura de um dia comum, trabalho que participou do Festival Cultura Dendicasa, e da programação de Férias do Cine Teatro São Luís. Em 2021, o grupo lançou o podcast Rádio Galhofo, e em 2022 o show ''No Ritmo da Brincadeira'' e o documentário ''Tá na Hora da História: teatro, infâncias e afetos'', em parceria com o Iprede.

Vídeos