As informações deste registro é histórico gerado em 04/12/2023 ás 22:32:53.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

PONTO DE CULTURA MARACATU INFANTIL NAÇÃO CANINDÉ

O Maracatu Infantil Nação Canindé surgiu em Canindé afim de transmitir as crianças um pouco sobre a história do Maracatu e suas influências na cultura.

Email: marisacaninde@yahoo.com.br

Telefone Público: (85) 98804-1731

Endereço: TRAVESSA ABEL QUEIROZ, , SANTA LUZIA, Canindé, undefined, CE, 62700-000

CEP: 62700-000

Logradouro: TRAVESSA ABEL QUEIROZ

Número: 1116

Complemento:

Bairro: SANTA LUZIA

Município: Canindé

Estado: CE

Descrição

O Maracatu Infantil Nação Canindé surgiu em 2016, em Canindé afim de transmitir as crianças um pouco sobre a história do Maracatu e suas influências na cultura.
Com movimentos básicos do Maracatu e confecção de adereços dos personagens que compõe o cortejo podemos desenvolver a percepção dos movimentos em relação ao ritmo da dança e da musica do Maracatu.
Nascido em 2016, o Maracatu Infantil Nação Canindé surge sob a influência cultural do Maracatu Nação Iracema e do Grupo Txai - Cia de Dança, ambos de Fortaleza, e a partir de oficinas ministradas com o intuito de transmitir um pouco da história do Maracatu e suas influências na cultura regional, com a apresentação de alguns movimentos básicos do Maracatu e confecção de alguns adereços das personagens que compõem o cortejo, desenvolvendo a percepção dos movimentos de seu próprio corpo em relação ao ritmo da dança e da música, e que tiveram como resultado um cortejo bem dinâmico e alegre pelas ruas do Bairro Centro, no município de Canindé, no interior do estado do Ceará.
Em 2017, já com um grupo mais fortalecido na tradição do maracatu, o Nação Canindé se apresentou em escolas públicas e particulares da rede municipal de ensino de Canindé, e em 2018 foi contemplado no Edital Carnaval do Ceará 2018 da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará, o que contribuiu ainda mais para o fortalecimento da consciência de todos sobre o importante papel que vem sendo feito no tocante à promoção e difusão da arte/cultura para crianças e pré-adolescentes, garantindo a continuidade com a valorização e preservação das manifestações culturais tradicionais em nosso município.
Na busca por envolver crianças na dinâmica dessa manifestação cultural, o Maracatu Infantil Nação Canindé acaba que, por tabela, promovendo um engajamento de um público mais amplo, como jovens, adultos e idosos, que fazem parte das famílias de cada criança que compõe o grupo. Assim, o projeto acaba que por envolver toda a comunidade, partindo das 26 crianças brincantes. Os familiares contribuem na confecção dos adereços das personagens que compõem o cortejo; os estudantes, professores e servidores das escolas pelas quais o cortejo se apresenta; e ainda, a população canindeense como um todo, abrem espaço e prestigiam, pelas ruas da cidade, a dança e a música do Maracatu.
Como que numa bonita e saudável brincadeira para as crianças, o Maracatu Infantil Nação Canindé busca desenvolver diversas ações de caráter sociocultural, promovendo o engajamento das crianças e da comunidade nas diversas atividades ofertadas e que versam pelas linguagens artísticas da dança e da música, além das oficinas de confecção de adereços, despertando inúmeras possibilidades de talentos das crianças, jovens e adultos que estão direta ou indiretamente envolvidos com os trabalhos de produção do espetáculo, visando e alcançando o crescimento e desenvolvimento cultural, social e econômico destas pessoas, e criando, ainda, o sentimento de pertença e de responsabilidade pela promoção e valorização de tal manifestação cultural, uma vez que agora ela faz parte da história e da vida da própria comunidade. Além disso, a partir do Maracatu Infantil Nação Canindé é possível perceber a importância da economia criativa no que tange à geração de renda e emprego, contribuindo para a economia local, uma vez que a aquisição de todo o material para a confecção das indumentárias, adereços, bem como a contratação de serviços, é feita inteiramente dentro da própria comunidade.
É importante ressaltar o papel da arte, já na infância, como ferramenta de transformação social, formação intelectual e cultural e efetivação da cidadania de cada indivíduo. Estando sempre num processo construtivo e participativo, assentado na descoberta e na valorização do potencial de cada pessoa envolvida, que o Maracatu, consequentemente, se torna um canal de transformação social e de construção de um mundo mais humano e mais justo, nos devolvendo a possibilidade de vislumbrar em cada criança o futuro melhor para esta nação, sobretudo nesses tempos tão difíceis. Esperançar é preciso! Mas é preciso também possibilitar alternativas e condições de superação desses desafios todos.
"Maracatu é uma brincadeira que se toca, canta e dança em um cortejo para coroar reis negros. Existem muitos maracatus em muitos lugares do Brasil.
Os negros, quando eram escravos aqui no Brasil sentiam muita saudade da África. Começaram então a fazer suas danças, seus cantos, enfim, suas festas para lembrar de casa.
Os portugueses proibiam suas festas, mas eles muito espertos, descobriram um jeito de enganá-los, vestindo, por exemplo reis africanos com as roupas e gestos dos nobres portugueses. Assim, eles podiam fazer suas festas sem que ninguém os incomodassem."

Essa foi a explicação tirada do Livro Brincadeiras Musicais do Grupo Palavra Cantada Volume 4 para iniciar o projeto Maracatu Infantil Nação do Sertão em Canindé.

Sob a influencia cultural do Maracatu Nação Iracema de Fortaleza e do Grupo Txai Cia de Dança também de Fortaleza, que vieram no inicio de 2016 ao nosso município realizar uma apresentação na escola,idealizamos um Maracatu infantil para repassar aos alunos um pouco sobre a história do Maracatu e suas influências na cultura regional, também apresentamos alguns movimentos básicos do Maracatu e confeccionamos alguns adereços dos personagens que compõe um cortejo de Maracatu, desenvolvendo a percepção dos movimentos de seu próprio corpo em relação ao ritmo da dança e da música do Maracatu.

O resultado desse trabalho de pesquisa foi a Criação do Grupo MARACATU INFANTIL NAÇÃO CANINDÉ composto inicialmente por 25 crianças alunos da escola e acompanhada pelo núcleo gestor e pelos pais dos alunos.

Já em 2017 nos apresentamos com as CALUNGAS na ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL FREI ORLANDO, na ESCOLA PROFISSIONALIZANTE JOSÉ VIDAL no dia da sua inauguração com a presença do GOVERNADOR CAMILO SANTANA, na ESCOLA MARIA AGLAÊ e no dia da Consciência negra no Polo de Artes de Canindé.

Vídeos