As informações deste registro é histórico gerado em 05/12/2023 ás 08:59:29.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

REISADO BOI DOS CARETAS DE SÃO GONÇALO

Desde 1917, O Reisado Boi dos Caretas do município de Itatira é originário da comunidade de São Gonçalo, pertencente ao Distrito de Cachoeira. A região é dos lugares povoados mais antigos de Itatira, tendo registros oficiais ainda por volta do século XVIII. Como manifestação única, característica da identidade cultural de Itatira, os Caretas acompanham várias gerações.

Email: culturaitatira22@gmail.com

Endereço:

CEP: 62720-000

Logradouro: PV SÃO GONÇALO

Número: SN

Complemento: ZONA RURAL

Bairro: DISTRITO DE CACHOEIRA

Município: Itatira

Estado: CE

Descrição

O Reisado da comunidade itatirense de São Gonçalo caracteriza-se como sendo "Reis de careta". É uma tradição praticada desde o século XIX nas fazendas do sertão de Quixeramobim, município ao qual pertencia o território de Itatira. Nesta comunidade a dança do Boi dos Caretas acontece desde 1917, na época era organizada pelo Sr. Francisco Jacaúna. Quando este faleceu o Sr. Antonio Raimundo Filho, ais conhecido como Raimundo Dêga, deu continuidade a brincadeira.
Atualmente o Sr. José Pereira de Sousa, mais conhecido como Zé Dêga, filho de Raimundo Dêga, é quem organiza essas apresentações na comunidade.
A burrinha e o boi são os dois principais personagens dessa encenação, por serem os animais que estavam no local do nascimento de Jesus. Mas, no Reisado " boi dos caretas de são gonçalo são inclusos e a ema e o jumento. Além dos animais, participam 7 caretas entre eles o Canjari, conhecido como "cabloco do boi".
O enredo dessa história gira entorno da morte do boi e da posterior investigação para saber qual dos caretas cometeu tal ato. o pai dos caretas os interrogam individualmente para saber quem foi o culpado. As defesas são feitos em prosa, versos e relaxos até chegar ao último careta que é o canjari. Este por sua vez confessa, mas expõe os motivos que o levou praticar tal ação. Posteriormente ele faz a divisão do boi entre os presentes através de uma bonita canção falando de cada parte do boi e para quem vai doar, ao final da apresentação todos ficam satisfeitos.
Fonte: Torres, Vandeir. História de Itatira: dos primórdios aos dias atuais. Gecanindé, 2019.

Vídeos