As informações deste registro é histórico gerado em 05/12/2023 ás 16:19:29.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Bloco doido é tu

O bloco de carnaval Doido é Tu!, formado por pessoas atendidas pelos 14 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), familiares, amigos e profissionais de saúde já participa da folia em Fortaleza há seis anos e já é BI-Campeão do carnaval de Fortaleza

Site: https://www.facebook.com/pg/doidoetu/about/?ref=page_internal

Email: fundesg@hotmail.com

Telefone Público: (85) 98746-3924

Endereço: Rua Frei Marcelino , Rodolfo Teófilo, Fortaleza, CE, BR

CEP: 60431-006

Logradouro: Rua Frei Marcelino

Número: 1511

Complemento:

Bairro: Rodolfo Teófilo

Município: Fortaleza

Estado: CE

Descrição

O Bloco de carnaval “Doido É Tu”, é uma ação cultural da Fundação Educacional Silvestre Gomes, o qual tem como viés de atuação a Criação e Expressão Artística, tendo como foco os Direitos coletivos, à exemplo do Direito à Informação, o acesso aos meios de produção e fruição artísticas, e em especial o Direito à Saúde Mental. Promovendo atividades culturais, e no âmbito da Saúde, atendendo a um público diversificado, especialmente os usuários da Rede de Saúde Mental da cidade de Fortaleza (CE).
Ressalta-se a relevância do “Doido É Tu”, tanto no cenário Estadual quanto Nacional, sendo o primeiro bloco carnavalesco composto majoritariamente por usuários e profissionais dos Centros de Apoio Psicossociais (CAPS), e a abordar os transtornos psicossomáticos com leveza, delicadeza e conscientização, quebrando os paradigmas que cerceiam os Direitos fundamentais que, segundo a Constituição, devem assegurar bem-estar mental, integridade psíquica e pleno desenvolvimento intelectual e emocional. Entretanto, tais princípios são postos em risco mediante uma visão excludente com base na metodologia manicomial, inviabilizando a socialização dos usuários e o exercício pleno de sua cidadania.
O Doido É Tu, na contramão deste modelo vigente propõe uma metodologia através da Arte, sendo um forte aliado na luta Antimanicomial do Estado do Ceará, na qual promove a difusão cultural através de oficinas de ritmos percussivos, que preparam os usuários para serem os protagonistas do corpo musical do bloco nas festividades carnavalescas. Bem como trabalha a consciência ambiental, ao promover ações de confecção de adereços e figurinos com materiais recicláveis, tendo como parceiros na obtenção destes materiais, os catadores de lixo, que por vezes compõem parte dos brincantes carnavalescos. Possibilitando assim, no âmbito social, o trabalho coletivo em prol de uma causa inclusiva, integrativa, de consciência ecológica e antimanicomialista, e no âmbito cultural, a participação daqueles que são subestimados pela sociedade por suas condições psíquicas, tendo seus potenciais e suas pulsões de vida valorizados através de suas expressões artísticas.

Vídeos