As informações deste registro é histórico gerado em 16/12/2023 ás 10:05:31.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Ícaro Barbosa Freitas

Desde 2016 começou sua carreira musical na cena maracanauense tocando em bares da cidade. A partir de 2018 começou a se interessar pela linguagem da palhaçaria, participando de diversas oficinas. Atualmente, se dedica a fotografia e ao audiovisual com investigações sobre a cidade e os corpos, além de manter os estudos na palhaçaria e na música.

Endereço: rua vinte e sete, 418, Próximo à Marfran, Jereissati I, 61900-520, Maracanaú, CE

CEP: 61900-520

Logradouro: rua vinte e sete

Número: 418

Complemento: Próximo à Marfran

Bairro: Jereissati I

Município: Maracanaú

Estado: CE

Descrição

Ícaro Barbosa Freitas, maracanauense, é um artista multilinguagem e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente, está concluindo o percurso de Realização em Audiovisual na Vila das Artes, onde se destaca nas áreas de desenho de som, som direto e edição de som, e de maneira independente com direção/realização e direção de fotografia.

Seu trabalho audiovisual explora questões da periferia, música popular e cultura indígena, refletindo sua pesquisa contínua. Há 3 anos, Ícaro atua como fotógrafo e, há 4 anos, envolve-se como Brincante de Reisado.

Com uma trajetória destacada, participou de diversos projetos musicais e audiovisuais. Como músico, realizou produções e direção musical, além de contribuir como operador de som. Sua atuação em eventos culturais e projetos como o "Sarau Bota o Teu!" demonstra seu comprometimento e habilidade na fotografia documental, audivisual periférico e produção cultural.

No campo audiovisual, Ícaro Barbosa Freitas é o realizador por trás de trabalhos marcantes, incluindo videopoesias, mini-webdocumentários e curta-metragens. Sua participação em projetos como "Limítrofe", "Festa do Muncunzá do Povo Kanindé", "Tradição e Movimento," e "Onde Nasce um Peixe Roncador" evidenciam sua versatilidade e competência em diversas funções, desde a direção até a edição e desenho sonoro.

Na fotografia, Ícaro registra eventos culturais, espetáculos, e encontros de palhaçaria, evidenciando seu olhar sensível e apurado para capturar momentos significativos.

Como músico, sua participação no Reisado do Grupo Garajal Guerreiros de Jorge e no grupo musical Cancioneiro da Mestra destaca-se como pesquisador e tocador de violão e rabeca, demonstrando seu comprometimento com a preservação e difusão da cultura local.

Vídeos