As informações deste registro é histórico gerado em 10/01/2024 ás 09:59:01.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

amauri didi

Amauri Didi, professor e produtor cultural, atua na área da cultura e da educação com projetos e pesquisa das manifestações de grupos e artistas em escolas e comunidades. idealizador e promotor do evento Noitada Cultural de Artes Integradas, com 12 edições anuais na cidade de Tianguá. Ce. amante da natureza e contador de histórias.

Email: iruama_didi@hotmail.com

Telefone Público: (88) 9940-7724

Descrição

Amauri Pinto de Carvalho, Ibiapabano de Tianguá, licenciado em Ciências da Religião e História, professor na área das ciências humanas. Trabalhador cultural atuando em pesquisas e projetos nas expressões e manifestações da cultura popular como reisados, dramistas sanfoneiros, rezadeiras, parteiras e contadores de histórias e causos. Sócio proprietário do Bardega Didi, em Tianguá, fundado no fim da década de 1980. Espaço temático com traços dos movimentos culturais e educacionais do município e região, onde realiza o evento denominado Noitada Cultural de Artes Integradas com diversas edições anual recheadas de apresentações diversificadas voltada à cultura educacional e recreativa regional da Ibiapaba, onde coletivos e artistas individuais se apresentam. A Noitada cultural é um evento anual realizada em julho, mês do aniversário do municipio de Tianguá e em cada edição recebe um tema de uma expressão de linguagem artista cultural, versando temáticas como literatura com lançamento de livros, jogos e brincadeiras e brinquedos populares infanto juvenil, exposição de artes visuais como desenhos e fotografias além de apresentações artísticas musicais, teatrais, recitações poéticas dentre outras pegadas. O evento é possível acontecer e ter seu êxito garantido graças ao apoio de vários parceiros como instituições Sebrae, Grecult e associações culturais bem como os próprios artistas e moradores da comunidade local.
Sendo o Bardega um espaço físico de 40 metros quadrados, a rua é o palco maior ao ar livre recebendo uma estrutura singela de palco, som, decoração, iluminação e segurança pensada no bem-estar dos participantes e do público que na sua diversidade e pluralidade se divertem e se animam. E como complemento, a noitada cultural, oferece um serviço de comidas típicas e uma degustação da iguaria tanajura com a medicinal para os apreciadores afins. Amauri Didi, mas popularmente conhecido é fundador e membro do coletivo GRECULT -Grupo de Estudos da Cultura de Tianguá, onde, coletivamente, promove há mais e uma década o bloco Cultural Tanajuras da Serra, instigando a expressão da Tanajura, como iguaria de tradição da nação Tabajara na região e ações de pesquisas e exposições voltadas para o patrimônio material e imaterial do municipio e região. No campo da literatura, escreve artigos em prosas e versos e participa de sarau poético como, Dois dedos de prosa com Amauri Didi, realizado no Espaço Cultural Mangaio. Conta com algumas obras literárias publicadas: Catolicismo do Povo - os festejos franciscanos na cidade de Tianguá.Ce. Ano 2007/2008; Cotidiano e Arte dos Assentados da Ibiapaba com premio do BNB cultural. Ano 2008/2009; Tianguá. Cidade da gente. Coletivo didático fundamental I e II. Ano 2018/2019. Como projeto pedagógico didático, realizou o projeto interdisciplinar, Tianguá, em Diversos Olhares, na escola E.F. Antônio Custódio Sobrinho, Tianguá, ce. Como protagonismo juvenil de leituras, produções textuais, pinturas e desenhos em telas com base no patrimônio imaterial e material do município de Tianguá. Ano 2022/2023. Segue como peregrino em busca de aprender aprendendo saltitando nas entranhas das teias da vida.

Vídeos