As informações deste registro é histórico gerado em 11/04/2024 ás 16:47:58.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Quadrilha Junina Arraiá da Cumade Moça

A Quadrilha Junina Arraiá da Cumade Moça é um grupo artístico que atua no solo morada-novense desde 1999, oportunizando o acesso da cultura à crianças, jovens e adultos de diversos municípios de sua região. Em sua bagagem, o grupo levou aos arraiás, temas culturalmente ricos que falaram do sertanejo, da seca, da fé, bem como de histórias e memórias que permearam as diversas linguagens artísticas do nosso País.

Descrição

Quadrilha Cumade Moça foi o nome escolhido para o grupo do Bairro São Francisco na Cidade de Morada Nova, Ceará em homenagem a senhora Albaniza Viana Soares, conhecida como Dona Moça. O surgimento do grupo em 1999 deu-se por intermédio de suas filhas Elisa e Sylvelena que convidaram as crianças da região para ensaiar algo simples que posteriormente seria apresentado aos moradores.
Em meados de 2009, visando a inserção dos alunos na cultura junina, a gestão da Escola Professora Ana Clara na pessoa de Ádila Cabral Nobre, uniu-se as fundadoras da Cumade Moça e a desde então o grupo de crianças passou a dançar em duas quadrilhas, Cumade Moça e a quadrilha da Escola Ana Clara. Percebendo o quão desgastante era para os jovens dançarem em dois grupos, viu-se a necessidade de uma fusão que ocorreu em 2012, porém carregando um nome que fizesse referência ao nome da Escola, bem como ao grupo da comunidade, assim surgindo a Quadrilha Comunitária Ana Moça.
Ao final de 2018, o grupo resolveu se qualificar e pela primeira vez os jovens da cidade participaram de um Workshop Junino, onde puderam aprender técnicas valiosas com Cley Oliveira, que é a maior referência nacional na preparação de brincantes de quadrilhas e destaques juninos. O workshop surtiu um efeito tão positivo que resolvemos contratar Cley como Coreógrafo do grupo e o resultado não poderia ser outro, a Quadrilha Ana Moça tornou-se a quadrilha que mais configurou nos pódios de disputas entre as juninas comunitárias do Vale do Jaguaribe em 2019. Foram 19 festivais e 19 pódios. Os resultados da temporada trouxeram um novo olhar para o grupo e outro desafio foi proposto, era chegado o momento de deixar as disputas comunitárias, filiar-se a uma Federação e cair na estrada para disputar festivais juninos representando Morada Nova. O grupo jamais pensou alçar grandes voos, mas o trabalho proposto para última temporada foi tão assertivo que trouxe um reconhecimento de proporções grandiosas.
Em 2022 o grupo resolveu pela primeira vez filiar-se a uma entidade do movimento junino filiando-se a FEQUAJUCE - Federação da Quadrilhas Juninas do Ceará e nesse meio de disputas obteve grandiosos resultados configurando em diversos pódios, e ainda trazendo para Morada Nova o importante e inédito Titulo de Melhor Casal de Noivos do Estado, um marco para a história do grupo que completou 25 anos de atividade em grande estilo, bem como para o histórico cultural da cidade.
Em 2023 o grupo sofre a perca de sua fundadora e visando homenageá-la - in memoriam - resolvem retornar as suas origens trazendo de volta o seu primeiro nome, o que fortalece ainda mais esse grupo uma vez que o nome antigo faz também alusão ao resgate de inúmeras memórias afetivas vividas.
Para 2024 o grupo resolveu apostar na valorização dos artistas de sua Região e assim levará aos arraiás de todo estado o espetáculo Te Dou Rosas de Papel, uma homenagem a história de amor e sucesso do cordelista, poeta e escritor Bráulio Bessa, filho da Cidade de Alto Santo e denominado nas redes sociais como o Embaixador do Nordeste.

Vídeos