As informações deste registro é histórico gerado em 16/04/2024 ás 01:32:09.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

ARRAIÁ JEITINHO JUNINO 2024

Grupo de tradição popular, integrante do movimento da cultura junina, voltado para para cultura e infância, preservação e promoção da tradição, formado por crianças (0-12 anos), da comunidade do Croatá , Cidade de Pacajus/CE, interior do estado do Ceará.

O grupo tem reconhecimento Municipal e Estadual pela suas contribuições a cultura na infância, com carta de reconhecimento do legislativo e executivo, atestando sua contribuição a cultura e infância e preservação da cultura.

Email: tradicao.jeitinho@gmail.com

Telefone Público: (85) 97401-8406

Endereço: RUA ABDENAGO GOMES, CROATA 1, CASA, Croata 1, Pacajus, undefined, CE, 62870-000

CEP: 62870-000

Logradouro: RUA ABDENAGO GOMES, CROATA 1

Número: 116

Complemento: CASA

Bairro: Croata 1

Município: Pacajus

Estado: CE

Descrição

A Quadrilha Junina da Diversidade - Jeitinho Junino é um grupo de cultura popular da Cidade de Pacajus/Ceará. O grupo tem 10 pares, fundado em 2020 por pais e mestres, ex brincantes e amantes do movimento junino e pelo Centro Cultural Maloca dos Brilhante - ponto de cultura e escola de arte, é uma expressão única e singular da cultura popular, que pelo seu expressivo trabalho com crianças, é reconhecido pela população, pelo Prefeitura de Pacajus, pela Câmara Municipal de Pacajus e pela sociedade civil.

O grupo foi fundado pelos pais e mestres da oitava geração integrantes do Grupo Jeito Junino, que viram a necessidade de criar um grupo menor, somente com as crianças e não competitivo, voltado somente a perpetuação da tradição para as novas gerações de crianças.

Crianças essas, que são filhos, filhas, netos e bisnetos da oitava geração da quadrilha jeito junino, ex integrantes já adultos que preocupados com o caráter competitivo, sugeririam um grupo com outro viés, voltado a alegria, ao brincar, voltado a integração e fortalecimento da identidade cultural junina junto a primeira infância, as legítimas forças que movimentam a cultura junina(memória, tradição, terra), as novas gerações.

O grupo tem 10 pares, busca incluir crianças atípicas e deficientes, bem com promover a cultura e tradição como algo nosso, que precisa urgente de resguardo e promoção para as novas gerações.

As crianças veem os adolescentes entrando no grupo jeito junino, são seus irmãos mais velhos, tios, primos, amigos de bairro, escola, todos do território do Croata 1, periferia de Pacajus/CE, mas as crianças precisam do seu espaço para brincar a cultura, serem alegres e felizes, exercerem seu direito cultural, simbólico e expressivo, no que temos de mais essencial da cultura e vida.

Vídeos