As informações deste registro é histórico gerado em 09/05/2024 ás 16:05:51.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Há aproximadamente 8 anos nascia a Banda Farra Dusbons com a idéia inicial de trabalhar com pé de serra. Afinal a pegada do forró falava alto para aqueles artistas aos poucos chegou o carnaval.

Descrição

Há aproximadamente 8 anos nascia a Banda Farra Dusbons com a idéia inicial de trabalhar com pé de serra. Afinal a pegada do forró falava alto para aqueles artistas aos poucos chegou o carnaval.
O forró surgiu em meados da década de 1930, tornou-se popular por volta dos anos 1950 por todo o Brasil através do poeta, cantor e compositor pernambucano Luiz Gonzaga (1912 -1989), que convencionou o formato do trio de forró composto pelos instrumentos musicais sanfona, zabumba e triângulo. Outros fatores como a migração nordestina para o sudeste, a divulgação midiática nas rádios e o interesse comercial das gravadoras, contribuíram para a popularização do estilo musical.
No seu repertório trivial, Jean Dumont e a Banda Farra Dusbons, trazem sempre um bom Forró Pé de Serra, com músicas dos mais diversos compositores e intérpretes e é sempre a melhor parte de todos os seus shows. Interpretando músicas de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Marinês, Dominguinhos, Sivuca, Geraldo Azevedo, Alceu Valença, Zé Ramalho e Elba Ramalho, Falamansa e outros artistas eles fazem o público arrastar pé no salão até acabar o solado do sapato.
Com declamação de poesias da roça, de Patativa do Assaré, Braúlio Bessa e outros grandes nomes, acompanhado pelo som do triangulo, zabumba e o choro da sanfona Jean Dumont dá um toque especial ao show.
Em dezembro de 2021, o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) declarou o forró como Patrimônio Cultural do Brasil e isso só aumenta a alegria de animar um salão contagiando o público e ficando maravilhado com o chiado da chinela e esse orgulho medonho, de ser nordestino.

Vídeos