As informações deste registro é histórico gerado em 09/05/2024 ás 22:15:26.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Companhia Crisálida de Teatro

A Companhia Crisálida de Teatro é um grupo de artistas pesquisadores do Ceará, que se uniu com o propósito de materializar sonhos de criação. Essa união gerou um território que é, ao mesmo tempo, laboratório de pesquisa do corpo, voz, ritual, na poética da cena, e lugar de produção e execução de projetos artísticos.

Site: https://www.instagram.com/ciacrisalida/

Email: ciacrisalidadeteatro@gmail.com

Descrição

Grupo de artistas pesquisadores do Ceará, a Companhia Crisálida de Teatro se uniu com o propósito de materializar sonhos de criação, produção e execução de projetos artísticos. Essa união gerou um território que é, ao mesmo tempo, laboratório de pesquisa teórica e prática do corpo e a voz na poética da cena. Buscando desmembramentos afetivos, políticos e sociais que a arte pode construir, o grupo cearense investiga os mitos, a ancestralidade e o ritual no teatro. Nesse caminho estético, ético e poético, agrega outras áreas como a música, a dança, a filosofia, a literatura e a história, ampliando a relação entre ator e espectador, em conexão com as urgências do mundo atual.

Buscando desmembramentos afetivos, políticos e sociais que a arte pode construir, o grupo cearense investiga os mitos, a ancestralidade e o ritual no teatro. Nesse caminho estético e poético, agrega outras áreas como a música, a dança, a literatura e a história, ampliando a relação entre ator e espectador, em conexão com as urgências do mundo atual.

Fundada em fevereiro de 2018, a Crisálida tem em seu repertório os espetáculos Teatrais: “CLITEMNESTRA - Uma canção de amor” (2008) e “ARIADNE - Cartografias de um Labirinto” (2021), Além das Obras Audiovisuais: “PASÍFAE – Um Grito Preso na Garganta” (2021) e “O Pequeno Labirinto de Fedra”. O espetáculo “Clitemnestra”, monólogo da atriz e diretora Juliana Veras, foi incorporado à Companhia em 2018 ao completar uma década de pesquisa. Na ocasião, o solo se reconfigurou e recebeu o subtítulo “Uma canção de amor”. Neste trabalho, investigamos a mitologia grega para, a partir dela, trazer ao público a polêmica temática do feminino e os crimes passionais na atualidade, envolvendo os subtemas amor, loucura e o tempo – a espera. Desde sua estreia em 2008, “Clitemnestra” segue apresentando em diferentes palcos de Fortaleza e outras cidades do Ceará, além dos estados de São Paulo e Minas Gerais.

Ainda em 2018, a Crisálida produz e realiza no Theatro José de Alencar – Galeria Ramos Cotôco a exposição “Clitemnestra do mito à cena: 10 anos de pesquisa”; além do evento Café Mitológico, um
encontro com pesquisadores convidados e a comunidade. Produziu também, junto à Universidade Federal do Ceará – UFC, o II Encontro de Pesquisa na Pós-Graduação em Tradução, Filosofia e Literatura de Línguas Clássicas da UFC.

Em 2019, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, a Companhia Crisálida fundou o “Grupo de Pesquisa Caminhos do Ritual no Teatro Contemporâneo”, realizando encontros semanais de pesquisas teóricas e práticas em grupo e com convidados.

Entre maio e agosto de 2020, em tempos de isolamento pela pandemia da covid-19, a Crisálida realiza a primeira fase do projeto independente “Casulo Virtual”, encontros nas redes sociais sobre temas pesquisados dentro de sua poética.

O mais recente trabalho da Companhia, “ARIADNE - Cartografias de um Labirinto”, parte do mito grego de Ariadne abraçando a reflexão sobre o Labirinto enquanto cárcere geográfico e psicológico, do qual saímos a partir do fio da intuição. A peça dá continuidade à pesquisa sobre mitologia, ritual, ancestralidade e atualidade. A montagem teve início em 2019 e estreou em 2021, nos formatos virtual e presencial.

Somos: Elaine Cristina, Eloíza Temóteo, Jéssy Santos, Juliana Veras, Ohana Sancho, Paulo de Souza e Rafaely Santos.

Evoé!

Vídeos