As informações deste registro é histórico gerado em 15/09/2019 ás 09:59:29.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Lucas de Oyá

Lucas Vidal, cantor, compositor, percussionista, educador em temáticas da cultura negra, experiência em danças da cultura tradicional e popular. É integrante do grupo Na Quebrada do Coco. Brincante no Maracatu Nação Fortaleza. Membro do Coletivo Malombe, que desenvolve ações de enfrentamento ao racismo na periferia de Fortaleza (Genibaú, Planalto Pici, Jangurussu). Doutorando em Sociologia - UECE.

Email: lucasvidalmoraes@gmail.com

Descrição

Lucas Vidal, cantor, compositor, percussionista, produtor cultural, realizador afro-religioso, educador em temas da cultura negra, tem vivência em danças da cultura tradicional e popular (coco, ciranda, maracatu cearense, tambor de crioula). Formado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (2014). É Mestre em Sociologia (2017), atualmente Doutorando na mesma área pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia – UECE. Membro do Coletivo Malombe, que desenvolve ações de enfrentamento ao racismo na periferia de Fortaleza, principalmente nos bairros Genibaú, Planalto Pici e Jangurussu.

PRODUTOR CULTURAL, realizou a produção, articulação e assessoria de comunicação do evento anual CARURU DE OYÁ (8ª edição), evento promovido pelo Restaurante e espaço cultural Ajeum de Oyá, CE, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, sendo parte do calendário afro-religioso em devoção a Orixá Iansã, no mês de dezembro; FOGUEIRA DE AXÉ (3ª edição): realizou a produção, articulação e assessoria de comunicação do evento promovido pelo Acarajé da Nega Pérola em alusão ao São João. Realizou a produção e assessoria de comunicação do evento anual SAMBA DE SÃO JORGE, evento que ocorre no Mercado dos Pinhões, promovido pelo Restaurante e espaço cultural Ajeum de Oyá, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza.

EDUCADOR EM CULTURA NEGRA, ministrou oficina sobre juventude negra e empoderamento no CITS Santa Terezinha, para o projeto NAPAZ Vicente Pinzon (2017); Realização de Mapa Afetivo: Juventude e Território para o projeto NAPAZ – Genibaú (2018); Ministrou oficina de Ancestralidade de Cultura Negra para o projeto NAPAZ – São Miguel/ Curió (2019); Facilitou oficinas e vivências de coco de roda nos seguintes espaços: IV Semana de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Ceará (2014), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docências – PIBID Teatro/Dança – UFC (2018); Escola Kubata de Arte e cultura negra – Genibaú (2019); Desenvolve pesquisa sobre corporeidade negra na diáspora, através da investigação da história de Burra Preta, personagem relevante da história da Praça do Ferreira (Centro).

CULTURA POPULAR, produção, articulação e realização do Projeto AS SIMOAS, aprovado no VIII Edital Ação Jovem – Rede Cuca| Prefeitura Municipal de Fortaleza (2019). RODA DE COCO - NA QUEBRADA DO COCO: produção e articulação de rodas de coco mensais onde há o encontro de coquistas da cidade, contribuindo com o fomento e fruição dessa expressão cultural, acontecendo fixamente no Espaço Cultural Ajeum de Oyá – Benfica, Fortaleza; BLOCO RALA COCO (5ª edição): produção, articulação e assessoria de comunicação, é o bloco tradicional de coco de Fortaleza, acontece nas segundas de carnaval na Praça da Gentilândia – Benfica, Fortaleza. Coordenação Geral do Projeto AS SIMOAS - Aprovado no VIII Edital Ação Jovem - Rede Cuca / Prefeitura de Fortaleza, realizado na Floresta do Curió (2019).

Vídeos