As informações deste registro é histórico gerado em 21/06/2024 ás 13:25:27.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Paulo Araujo

Compositor, poeta, cronista, violonista e cantautor cearense. Profícuo criador, tem produzido canções e apresentado por todo Brasil com destacada atuação em festivais de canções, em um intercâmbio e troca de experiências com diversos parceiros artísticos, que já chegaram a render premiações internacionais. Com enorme sensibilidade, tem na Arte instrumento de engajamento socio-político-cultural.

Email: paloberto2@gmail.com

Telefone Público: (85) 98938-2443

Endereço: Rua Silva Paulet 1854, Aldeota, Fortaleza, CE, BR

CEP: 60120-021

Logradouro: Rua Silva Paulet

Número: 1854

Complemento: 604A

Bairro: Aldeota

Município: Fortaleza

Estado: CE

Descrição

Paulo Araujo tem origem musical no violão clássico, com formação no Conservatório Alberto Nepomuceno, em Fortaleza, aluno do Mestre José Mario de Araujo. Sem preocupações de estabelecer limites entre erudito e popular, permeia vários estilos e prima pelo rebusco das palavras e harmonias, com influências principais de Guinga, Egberto Gismonti, Villa Lobos, Chico Buarque, Dori Caymmi, Paulo Cesar Pinheiro e Paulo Leminski. A obra de Paulo Araujo tem caráter universal, no qual ritmos característicos brasileiros adquirem modernidade e leitura nas mais diversas culturas. Dentro da riqueza rítmica, melódica e harmônica das canções do compositor, a constante preocupação de renovação e pesquisa. Nas letras, a sensibilidade do trato das questões pertinentes ao nosso tempo e espaço, abordando temáticas de importância social, aliando poesia e reflexões profundas.

A obra de Paulo Araujo tem uma produção que ultrapassa uma centena de composições. Vem conquistando respeito e reconhecimento, principalmente no meio artístico, por fazer música inovadora, criativa, com expressão própria. É um entusiasta de festivais, os quais tem participado com frequência, obtendo classificações e premiações em grandes festivais do Brasil. No Ceará, foi premiado consecutivamente no Festival de Inverno da Meruoca nos anos de 2018 e 2019 e no Festival de Fortaleza em 2023. A nível internacional, foi um dos tres artistas brasileiros premiados no IV Premio de criação de canções da Ibermúsicas 2021, festival com a participação de 16 países ibero-americanos e com 1111 inscrições. É parceiro de diversos artistas do cenário musical nacional, entre os quais Mauro Aguiar, Arthur de Faria, Zebeto Correa, Marcelo Delacroix, Daniel Conti, Bruno Kolh, Carlinhos Patriolino, Luciano Franco, Mimi Rocha, Pachelly Jamacaru, Luizinho Duarte, Alcio Barroso e Rogerio Lima. Lançou em 2021 dois albuns autorais, A caverna dos sonhos esquecidos e O traficante das canções, albuns que contam com participações de consagrados intérpretes e músicos instrumentistas do Brasil. Em 2022 lançou o terceiro album, Eu não paguei jabá, em formato intimista e gravações ao vivo. Tem canções interpretadas por artistas renomados como Bruna Moraes, Dora Toiá, Selma Fernands, Claudine Albuquerque, Marcus Caffe, Marcelo Delacroix.

Vídeos