As informações deste registro é histórico gerado em 27/06/2024 ás 11:06:18.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

José Lourenço Gonzaga

José Lourenço é uma personalidade de destaque no cenário cultural da região do Cariri. Iniciou sua atividade artística ainda criança ajudando o avô Pedro Gonzaga na Tipografia São Francisco, uma renomada editora de cordel do país na época. Iniciou seus trabalhos de xilogravura em 1986, tendo participado de inúmeras exposições nacionais e internacionais, além de ministrar atividades educativas em diversas instituições formais e não-formais de educação. Atualmente é assessor artístico da Lira Nordestina, contribuindo com a memória, a história e a formação no campo da xilogravura na região do Cariri cearense.
Com apoio do mestre Gilmar de Carvalho foi se envolvendo em projetos de expansão da xilogravura, produzindo impressões em diferentes formatos, cruzando os saberes com a produção de outros mestres e artesãos do território.

Email: jlxilogravura@yahoo.com.br

Telefone Público: (88) 2156-7134

Descrição

Zé Lourenço carrega a simbologia e a historicidade viva da Lira Nordestina, a sua trajetória artística se entrelaça a esse equipamento que representa um dos maiores patrimônios para a literatura popular, a xilogravura e tipografia no país. O seu contato com a Lira Nordestina aconteceu ainda na infância, o que possibilitou contatos com poetas, artistas, pesquisadores e o impulso para descobrir novos horizontes e lugares.
A trajetória de Zé demonstra uma intensa resistência para manutenção do seu fazer estético e artístico e ao mesmo tempo é fio condutor para a cadeia produtiva da xilogravura e de artistas da gravura em madeira.
Artista e também educador tem contribuído para a formação de diversas gerações, tanto do ponto de vista do resgate e avivamento histórico da Lira Nordestina, como do fazer técnico e artístico da xilogravura. Muitas pessoas conhecerem a xilogravura no Cariri, a partir da palavra e do fazer de José Lourenço Gonzaga.
O trabalho de Zé tem mantido o Cariri, como referencial desse tipo gravura e particularmente tem agregado ao Juazeiro do Norte e a Lira Nordestina, imensurável valor para pesquisa, a fruição estética e artística, a vitalidade histórica e cultural e a movimentação da economia local desse nicho econômico.
José Lourenço Gonzaga sobrevive exclusivamente da xilogravura, tem como cartão postal de sua atuação a Lira Nordestina e tem ganhado reconhecimento a partir das suas andanças pelo Brasil e no Exterior, a partir da participação em feiras, exposições e oficinas.

Pequena biografia de Zé Lourenço:
José Lourenço Gonzaga é nascido em Juazeiro do Norte, no Ceará, em 10 de dezembro de 1964. Iniciou a sua vida artística ainda menino na Lira Nordestina, antiga tipografia São Francisco fundada por José Bernardo da Silva, no final dos anos 70. As primeiras xilogravuras surgiram em 1986 como ilustração para capas de cordéis e rótulos de propaganda. Desenvolveu o álbum "Vida do Padre Cícero" em 1990 que foi premiado pelo XLII Salão de Abril em 1991, produzindo vários outros álbuns como: "Vida e Poesia do Patativa do Assaré", "Via Sacra", "Lira Nordestina" e o "Gonzagão" para o livro "O Rei e o Baião". Ministrou oficinas de xilogravuras, participou de diversas feiras, eventos e exposições nacionais e internacionais, destacam-se as bienais do livro em Fortaleza e São Paulo, a feira internacional de Milão "Artigiano in Fiera" de 1 à 9 de dezembro de 2018. Recentemente, partipou de forma online do Lives Cultura e Tradição realizado pelo Sesc Fecomércio CE, Arte Popular na Chapada do Araripe realizada pela Fundação Casa Grande , e o Festival Nordestino de Economia Criativa realizado pelo SEBRAE CE em 29 de setembro de 2020.

Vídeos