As informações deste registro é histórico gerado em 09/07/2024 ás 03:03:35.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Vinícius Pinho

Artista e produtor técnico, graduado em Música (Licenciatura) pela Universidade Federal do Cariri – UFCA (2012 – 2017), idealizador da Via Auxiliar Cariri, membro da Mundo Cariri Produções, associado da Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa e autor do trabalho monográfico “No Passo do Cabaçal: uma vivência de musicalização e conscientização rítmica a partir do repertório de danças da banda cabaçal dos Irmão Aniceto, de Crato.”.

Descrição

Natural de Juazeiro (BA), Vinícius Pinho reside no Ceará desde os 2 anos de idade. Em 2006, mudou-se de Maranguape (região metropolitana de Fortaleza) para o Cariri, onde encontrou-se com sua área de atuação profissional.

Em Crato (CE) iniciou formalmente seus estudos artísticos, na Sociedade de Cultura Artística do Crato - SCAC, onde cursou Teatro e Música (violão). Desde então, integrou diversos grupos de teatro e música (como ator, músico e performer), dentre os quais Cia. Cearense de Teatro Brincante, Cia. Kanoistravezdinovo, Cia. Anjos da Alegria, Grupo Centauro, Grupo Crateto, Cariri Choromingando, Grupo Cochichando e Afilhados do Padrinho.

Esteve acompanhador (sideman) de artistas como João do Crato, Fatinha Gomes, Junú, Luciano Brayner, Ermano Morais, Flauberto, Cristina Amaral, Abidoral Jamacaru, Janinha, João Cláudio Moreno, Fábio Carneirinho, Leonardo de Luna, Isabela Moraes, Jácio Cidade, Silvia Moura (bailarina e coreógrafa), além de integrar os grupos Cantigar, Na Base da Chinela, Zabumbeiros Cariris, Fulô da Aurora e Contemple.

Vem exercendo, ainda, as funções de produtor (cultural, musical e artístico), técnico/operador de som, roadie e diretor de palco, em eventos, festivais, casas de show e centros culturais da região. Como artista independente, vem formando-se no sentido de suprir as demandas do próprio trabalho e dos companheiros de profissão da região, numa busca incansável por autonomia e profissionalização.

Nesse sentido, em 2011, une-se a companheiros da área para formar a Mundo Cariri, grupo de artistas/técnicos com atuação na produção cultural, até que em 2021, passa a compor a equipe de artistas/produtores que fundariam o Coletivo Ucáriri, e em meados de 2022 cria a Via Auxiliar Cariri.

Poeta e compositor, membro da Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa - EPUCA, com seu projeto solo O Verso da Canção, leva ao palco seu lado educador - licenciado em Música pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), atuando na área da Cultura Popular Tradicional - para ofertar ao público uma experiência de imersão em memórias afetivas de uma ancestralidade viva, presente e pulsante, através dos versos e das músicas do cancioneiro popular sertanejo nordestino.

Vídeos