As informações deste registro é histórico gerado em 19/12/2019 ás 12:30:13.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

OFICARTE Teatro & Cia

Fundada por Frank Lourenço e Acleilton Vicente em 04 de julho de 1990 , a Oficina de Arte Teatro & Cia – OFICARTE é uma ONG sem fins lucrativos, que desenvolve atividades sócioeducativo-culturais, buscando promover a integração social de crianças e jovens em situação de risco.

Site: http://oficarteteatro.blogspot.com.br/

Email: oficarte.producao@gmail.com

Telefone Público: (88) 2145-0288

Endereço: Av. Cel Araújo Lima, 350 , Centro, 62900-00, Russas, CE

CEP: 62900-00

Logradouro: Av. Cel Araújo Lima

Número: 350

Complemento:

Bairro: Centro

Município: Russas

Estado: CE

Descrição

A Oficina de Arte Teatro & Cia. – OFICARTE foi fundada em 04 de julho de 1990, por Frank Lourenço e Acleilton Vicente, como Associação Cultural sem fins lucrativos, tendo como proposta inicial criar uma oficina permanente de artes cênicas, uma espécie de Centro de Formação e Criação, dado as carências de escolas de Artes no interior do Ceará.

Sua missão é proporcionar a pesquisa, produção e difusão artística e cultural, democratizando o acesso à informação, diversão e apreciação das artes; conceber projetos de arte que promovam o desenvolvimento local, cultural e humano de comunidades de baixa renda; promover a integração sócio-cultural-educativa de crianças e adolescentes e desenvolver pesquisas sobre artes cênicas, música, arte-educação e cultura popular.

Criado para integrar as atividades artísticas da OFICARTE o NUPEC - Núcleo de Pesquisa, Estudo e Experimentação Cênica com seus programas de formação tem como objetivo desenvolver pesquisas e estudos sobre Artes Cênicas (teatro, dança e circo); Arte-educação e cultura popular, visando a formação do elenco permanente de artistas, assessoria aos grupos locais, regionais, escolas e projetos sociais. Dentre as atividades desenvolvidas pelo NUPEC, destaca-se o Programa TRANSFORMANDO COM ARTE que tem como objetivo socializar, integrar e educar, num sentido mais humanístico e social, crianças e adolescentes.

O Programa TRANSFORMANDO COM ARTE Teve como Projeto Piloto entre 1994 e 1996 o Projeto Iniciação Teatral na Escola, tomando por base a Escola de Ensino Fundamental Doutor Moreira de Sousa na sede do município, que tinha um alto índice de evasão escolar e de baixa aprendizagem. Entre 1997 e 1999 criou o Projeto EN(CENA)AÇÃO, atuando em 06 escolas da cidade e 01 no Distrito de Flores (há 20km da sede), levando a arte e a cultura para os estudantes com baixo rendimento escolar. O Projeto Brincantes de Teatro que teve inicio no dia 09 de setembro de 2001, com a parceria do 1º Batalhão de Policia Militar voltado para atender crianças e adolescentes em situação de risco social. Em 2002, realizou em parceria com o Instituto de Saúde e Desenvolvimento Social – ISDS o Projeto Escola Ensina Em Cena visando trabalhar com jovens estudantes dentro das escolas, temas ligados à sexualidade, drogas, gravidez na adolescência, violência e DSTs e AIDS. Em 2008 o Projeto Brincantes passa a integrar a Rede de Pontos de Cultura do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura. Em 2012 em parceria com a Cáritas Regional passa a desenvolver o Projeto Catando Cidadania com os filhos e filhas de catadores de material reciclável da comunidade do Alto São João.

Nestes 26 anos a OFICARTE desenvolveu projetos em parceira com órgãos como BNDES (transformando com arte), ISDS (Escola Ensina em Cena), FUNARTE (Prêmio Myriam Muniz 2008, 2010, 2011, 2013 e 2014), MINC/SECULT-CE (Ponto de Cultura Brincantes de Teatro), SECULT-CE, Fundação Demócrito Rocha, Instituto Nordeste Cidadania - INEC e Cáritas Brasileira (Catando Cidadania). Articula em rede o Movimento Mergulho Teatral do Vale do Jaguaribe (encontros trimestrais itinerantes de grupos de teatro) iniciativa que recebeu o Premio Cultura Viva em 2010, realiza o Festival de Teatro do Vale do Jaguaribe – FESTVALE que já se encaminha para sua 7ª Edição e conquistou através de muita luta sua sede própria, o Centro Cultural Galpão das Artes.

O Centro Cultural Galpão das Artes – GARTES é fruto de um movimento de ocupação ocorrido em 2010, visto que o espaço encontrava-se abandonado, sendo uma ferida social no centro da cidade, utilizado como ponto de encontro de usuários de drogas. Desde sua ocupação o Galpão já abrigou 02 Festivais de Teatro, 01 Mostra Cine, 02 Festivais de Arte e Cidadania, 05 Festivais de Rock, Encontro de Malabaristas, 02 Encontros de Capoeira, espetáculos de grupos do Rio de Janeiro, Argentina, Brasília, Salvador, Recife, Mossoró e de outras regiões do Estado do Ceará, além das atividades da Cia e do Ponto de Cultura.

Vídeos