As informações deste registro é histórico gerado em 06/04/2020 ás 14:21:11.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Grupo Galhofo

O Grupo Galhofo, é um grupo de teatro que tem como foco de pesquisa a dramaturgia infantil. Assim, o grupo trabalha levando espetáculos e contações de histórias para espaços culturais e Instituições de ensino públicas e privadas, com o intuito de levar vivencias culturais para as crianças e oportunidade de experienciação estética.

Descrição

Com um elenco formado maioritariamente por estudantes e egressos do curso de licenciatura em teatro da Universidade Federal do Ceará. O grupo buscar a partir de atividades artísticas e vivencias culturais levar para as crianças a oportunidade de experienciar. Sua estreia, se deu em 2018 com o espetáculo "O Galinheiro de Bragança" no Instituto da Primeira Infância. Desde então, o grupo tem continuado a pesquisar a dramaturgia infantil, pesquisando possibilidades lúdicas de dialogar com a infância através da arte. Atualmente, tem em repertório Espetáculos, Contações de Histórias e oficinas diversas.
A trajetória Galhofo pós a estreia d'O Galinheiro de Bragança, se deu com a realização de diversas temporadas do espetáculo pela cidade, bem como apresentações em eventos de ONG's e escolas públicas e privadas, além disso, também participou do circuito UFC Arte no interior se apresentando em Quixadá. Em 2019, o espetáculo fez parte da programação especial de aniversário do Theatro José de Alencar, e também compôs a programação do TIC - Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará.
O segundo espetáculo viria em 2019, era "O Mistério do Bosque das Floreiras, um trabalho que tinha como mote criativo, a solidão social, simbólica e física. E trabalhava esta temática tão delicada com os pequenos, através de três animais que tentam entender suas respectivas solidões enquanto constroem uma amizade. O Bosque então, estreou no Instituto da Primeira Infância, realizou temporada no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, e depois seguiu para a mostra Fortaleza em João Pessoa, no Teatro Lima Penante na Paraíba.
Fora os espetáculos, o grupo também tem realizado um trabalho com Contações de histórias trabalhando literatura infantil de uma forma lúdica e com elementos teatrais, tais contações já marcaram presença no Instituto da Primeira Infância (IPREDE), eventos sociais realizado pela Associação Abrace uma Vida, do Eusébio e também participaram da programação da "Semana da Inclusão" realizada em Setembro por algumas escolas do estado e do município.

Vídeos