As informações deste registro é histórico gerado em 07/03/2018 ás 14:38:19.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Selma Santiago

Gestora cultural, diretora teatral, consultora e professora de gestão cultural e atualmente diretora do Theatro José de Alencar, em Fortaleza/CE.

Site: https://www.facebook.com/selma.santiago

Email: selma.santi@gmail.com

Endereço: Rua Gonçalves Ledo, 660, Ap 803, Centro, 60110-261, FORTALEZA, CE

CEP: 60110-261

Logradouro: Rua Gonçalves Ledo

Número: 660

Complemento: Ap 803

Bairro: Centro

Município: FORTALEZA

Estado: CE

Descrição

Mestre em Gestão Cultural pela Universidade de Barcelona, Especialista em Gestão de Produtos e Serviços Culturais pela Universidade Estadual do Ceará, Bacharel em Sociologia pela Universidade de Fortaleza e formada em Dramaturgia e Direção Teatral pelo Instituto Dragão do Mar.
Atualmente é Diretora do Theatro José de Alencar em Fortaleza/Ceará, professora de gestão cultural convidada de diversas universidades, dentre elas Universidade de Brasília, Estadual do Rio de Janeiro, Federal do Pará, Federal do Acre, Federal do Ceará, Federal do Cariri, Falcudades São Luís e outras. Desenvolveu ainda atividades de consultoria para a Secultfor, BSB Criativo e, através da UNESCO, prestou consultorias ao MINC para a elaboração do Plano Setorial do Artesanato Brasileiro e para a Identificação de Polos Criativos. No Ministério da Cultura foi coordenadora de Formação para Competências Criativas da Secretaria de Economia Criativa e Coordenadora da Ação Microprojetos do Programa Mais Cultura.
Foi assessora da Secretaria de Cultura do Município de Fortaleza, coordenou o Projeto Cultura em Movimento e o Projeto Secult nos Bairros na Secretaria de Cultura do Estado. No Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, coordenou a área de programação e formação em teatro. No Instituto Dragão do Mar coordenou a área de Gestão Cultural.
Foi por duas vezes presidente da Federação Estadual de Teatro do Ceará, sendo uma das criadoras do Fórum Estadual de Teatro, integrou a Comissão Nacional de Teatro Contra a Aids, onde fez curadoria e coordenou a Mostra Nacional de Teatro Contra a Aids em Belo Horizonte. Coordenou Projetos de Teatro Contra a Aids em presídios “Cenas em Celas Abertas” e em escolas do Ceará “Escola Ensina em Cena”. Participou de diversas formas de Festivais, Encontros, Mostras, Seminários, Fóruns e Eventos Culturais no Ceará, tais como Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga e Festival dos Inhamuns – Circo, Bonecos e Artes de Rua, Festival de Teatro Amador de Acopiara, Mostra de Teatro do Maciço de Baturité.
Publicou o livro “Gestão Cultural para o Desenvolvimento de Cidades” pela editora Logos3/DF, onde pesquisou a experiência pública na cultura desenvolvida no município de Guaramiranga/CE.