As informações deste registro é histórico gerado em 22/04/2020 ás 09:03:07.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Carolina Vieira Silva

Diretora teatral e professora do curso de Teatro-licenciatura/ICA/UFC. Coordenadora do Programa de Extensão Ateliê do Iprede (Instituto da Primeira Infância) e do Cena Pi (coletivo artístico da primeira infância).

Descrição

Histórico: Descrição das experiências nos últimos dois anos (2018-2019)

Neste período tenho me dedicado aos seguintes temas: Direção Teatral e Teatro e Infância. No primeiro, enquanto professora da UFC, pesquiso metodologias de ensino e aprendizagem em Direção Teatral, ministrando disciplinas do currículo do curso de Licenciatura em Teatro do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará. Já no segundo tema, coordeno um Programa de Extensão cujo local de atuação é o Instituo da Primeira Infância (Iprede). Neste, trabalhamos com as relações entre Arte e Infância. Dentro deste cenário, realizo a coordenação artística do Cena Pi - coletivo artístico da primeira Infância - que investiga a cena teatral para crianças, bem pequenas.
Junto ao Cena Pi, em 2018, dirigi o espetáculo "Faz é Pena!" e, desde o final de 2019, estou codirigindo o espetáculo "Um Planeta só meu". Ainda orientei a criação e direção de diversos espetáculos dirigidos por estudantes na disciplina de Práticas de Encenação, que se dedicaram à investigação do Teatro Infantil.
Ainda, coordeno ações de estudo e pesquisa sobre Arte e Infância, nas quais realizados Simpósios, Cursos de Formação Continuada, Grupos de Pesquisa etc.
O Cena Pi, seja através das práticas dos estudantes ou do seu núcleo, apresenta-se frequentemente para as crianças atendidas pelo Iprede. Seus espetáculos de mais destaque recebem convites e apresentam-se em outras praças. O coletivo já esteve no TIC (2019), Circuito Arte Interior (Aquiraz e Quixadá - 2018 e 2019), na Casa de José de Alencar (2019), na Pastoral dos Migrantes (2019), e agora prepara-se para abrir a programação do I Simpósio transtornos da Infância (2020).
Ainda reunindo ações dos integrantes do Cena Pi, já produzimos e apresentamos mais de 25 contações de história. Aquelas de maior relevância são retrabalhadas e incorporam o nosso repertório. Atualmente, pesquisamos sobre como realizar junto à cena, estratégias de mediação para crianças menores de 3 anos.
Desde o início, nossa principal preocupação está em dar acesso a bens culturais às crianças em vulnerabilidade social. Por isso, privilegiamos estar junto às crianças do Iprede, apresentando-nos em espaços alternativos do Instituto.