As informações deste registro é histórico gerado em 30/06/2020 ás 18:55:19.
Este agente é um rascunho , e pode ser acessado clicando aqui

PASTORIL A CAMINHO DE BELÉM

O grupo nasceu com o intuito de resgatar e valorizar o Pastoril no circulo natalino, com ajuda das detentoras do saber Eunice Bastos e Lurdilha Santos (In Memória).

Email: pastorilacaminhodebelem@gmail.com

Telefone Público: (85) 98621-2953

Descrição

HISTÓRICO PASTORIL A CAMINHO DE BELÉM

No ano de 2001 foi idealizado e executado um projeto de apoio a jovens com talentos artísticos em nosso município Canindé, com o nome de agentes culturais, selecionados por suas habilidades no cenário artístico como, dançarinos, cantores, atores, com o propósito de infundir a arte e a cultura de nosso município nas escolas nos bairros igrejas e comunidades. Em uma de suas ideias o coordenador e fundador dos agentes de cultura Claudio Barreto tinha como prioridade resgatar tradições que por anos já tinha se deixado de ser valorizadas, uma destas era o Pastoril. Um teatro dançado ao som de músicas tradicionais que rementem do nascimento do menino Jesus, um vasto trabalho de pesquisa foi feito em Canindé pois meados do ano de 20 a 50 era muito forte nos atos religiosos no período natalino, justificado pois Canindé tem como padroeiro São Francisco, que no século XXIII foi o idealizador do presépio e tornando-se muito forte as celebrações natalinas em nossa região.
O pastoril que se conta a jornada das pastoras de Belém em busca do local de nascimento do Menino Jesus, esta tradição deu-se início em Portugal e trazida ao Brasil teve grande força no interior Nordestino do país onde de modos diferentes se conta história do nascimento.

Aqui em Canindé por volta de 80 anos teve grande força esta tradição com as irmãs Santos (Tia Maze e Tia Lurdinha Santos), estas foram as pioneiras na execução dos pastoris, logo tivemos outros grupos fundados em nossa cidade como o pastoril dos marianos com a professora tia Fatima e então a nossa grande expiração que foi a inesquecível Tia Elenise Bastos, esta foi a que mais trabalhou em sua época para o conhecimento do pastoril infundindo este ato religioso tradicional em Canindé.
Muitos encontros tivemos com Tia Eunice que com muita felicidade nos repassava a história do pastoril, o conhecimento para que pudéssemos entender o significado deste belíssimo trabalho, logo foram as canções as loas os passos tradicionais os personagens do espetáculo todo o aparato necessário para que pudéssemos atingir nossa expectativa em recriar este que seria o ressurgimento da tradição dos pastoris em Canindé
Em outubro de 2001 em parceria com o grupo de arte The Angelis deu se início aos preparativos com ensaios, confecção de figurinos e adereços tudo muito simples mais feito com muito amor entre tantos participantes podemos destacar em seus personagens nossa primeira Diana, Eliziane helena nosso anjo Alex Diniz, muitos amigos da arte e da cultura deram sua parcela de contribuição para a execução do projeto e fundação de grupo de pastoril intitulado
Pastoral a caminho de Belém!
São eles Mirna Felix, Cirano Alisson, Diana Celia, Fabio Souza, Claudio Barreto este que até hoje toma de conta deste pastoril que anos vem se encarregado de transmitir o conhecimento as novas gerações.

O pastoril a caminho de Belém hoje pertencente ao grupo de artes The Angelis que a 23 anos trabalha com jovens e crianças com arte e cultura lazer e entretenimento em nosso Canindé.

O pastoril a cada ano que passa consegue transmitir o conhecimento e se renova com novos componentes, em sua montagem conta com 15 pastorais sendo 7 do cordão azul,7 do cordão encarnado e a diana e mais 25 personagens entre eles a borboleta a cigana os reis, José, Maria entre outros.
Maria Eunice Bastos Oliveira da Costa nascida em 18/09/1934 professora, começou a lecionar aos 13 anos em seguida anos em seguida foi inserida no mundo das artes, se viva fosse hoje estava fazendo em setembro de 2020, 86 anos. A ela nosso respeito admiração e gratidão por nos ter deixado seu legado de suor, as artes, e em especial ao pastoril.

Nos que fazemos o grupo The Angelis Pastoril a caminho de Belém lhe rendemos homenagens sinceras de gratidão.