As informações deste registro é histórico gerado em 27/03/2018 ás 15:53:29.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Zabumbeiros Cariris

A banda Zabumbeiros Cariris é um dos trabalhos mais expressivos no cenário da música cearense autoral desde os anos 2000. Com 15 anos de estrada, a banda tem apresentado em suas ações a resinificação da riqueza e da singularidade das manifestações e brinquedos populares do Cariri.

Email: zabumbeiros.cariris@gmail.com

Telefone Público: (88) 99900-7051

Endereço:

CEP: 63024-290

Logradouro: Travessa das Acácias

Número:

Complemento:

Bairro: São José

Município: Juazeiro do Norte

Estado: CE

Descrição

Zabumbeiros Cariris
(Cariri – Ceará – Brasil)

O nome Zabumbeiros Cariris surge da inspiração nas antigas bandas cabaçais, ainda quando de formação indígena, que tocavam no Cariri cearense, usando por base dois pífanos de ossos de animais e duas zabumbas feitas de cabaças, cujo som grave marcava o tempo como o pulsar de um coração.
Os Zabumbeiros Cariris propõem-se o cultivo de uma musicalidade cabocla, mestiça, não só nordestina como brasileira. Com arranjos que dialogam o tradicional com o contemporâneo, sua música tem o sabor do campo e do asfalto, do inverno e da seca, das dores da escassez e da alegria da fartura, remontando as festas do interior, das quermesses e romarias de Juazeiro do Norte.
Há 14 anos na estrada, os Zabumbeiros Cariris já se apresentaram em diversas ocasiões pelo Ceará, pelo Brasil e Portugal. Participou de eventos de grande relevância cultural, dentre eles: MOSTRA SESC CARIRI DE CULTURAS (várias edições), MALOCA DRAGÃO DO MAR (2016); POLIFONIAS DRAGÃO DO MAR (2015-2016). Com o projeto “Canto de Feira”, circulou pelo estado do Ceará através da PLATAFORMA DE CIRCULAÇÃO PETROBRAS (2015-2016) e pelo EDITAL DAS ARTES DA SECULT – CE (2015); Com grupos de teatro e dança, conceberam e executaram trilhas sonoras de espetáculos cênicos, tais como “Charivari”, com o qual circularam pelo projeto PALCO GIRATÓRIO (2012) e com cujo grupo atualmente executam a trilha de “Poeira” (2016), e “Vórtices”, espetáculo de dança com o qual circularam pelo Ceará integrando a programação da II BIENAL INTERNACIONAL DE DANÇA (2011); Participaram do FÓRUM MUNDIAL DE TURISMO, GASTRONOMIA E CULTURA, em Coimbra – Portugal (2011) como convidados da Universidade de Coimbra; além de inúmeras apresentações pelo Cariri, conquistando uma aceitação excepcional do público em cada local por onde passa.

Vídeos