As informações deste registro é histórico gerado em 25/07/2020 ás 10:43:46.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

DAVI BEZERRA VIEIRA

Professor Biólogo, Especialista em Gestão e Educação Ambiental. Ator e Diretor da Cia Íkarus de Artes Cênicas de Jaguaribe/CE.

Site: http://ciaikarusac.blogspot.com.br

Email: davi_jbe@hotmail.com

Telefone Público: (88) 99639-9065

Endereço: Rua José Reinaldo Pinheiro, 1619 , Nova Aldeota, 63475-000, Jaguaribe, CE

CEP: 63475-000

Logradouro: Rua José Reinaldo Pinheiro

Número: 1619

Complemento:

Bairro: Nova Aldeota

Município: Jaguaribe

Estado: CE

Descrição

Ator e Diretor da Cia. Ikarus, fundada em 2005. Grupo organizado composto por atores amadores que já desenvolviam as artes no município de Jaguaribe-CE, bem como adolescentes e jovens que demonstram aptidão para as artes cênicas. Caracterizado pela pluralidade de seus componentes que se uniram em torno da visão de que a arte não é apenas uma forma de expressão, mas um meio de compreensão do ser humano e da sociedade em que está inserido, ora de forma mais sutil, ora tratando de temas mais introspectivos e impactantes. Tem como objetivo promover espetáculos expressionistas, instigando a reflexão e sempre visando a um entretenimento de qualidade.

Este grupo possui elenco rotativo, mantendo fixo apenas seu núcleo articulador, e surgiu a partir da necessidade do resgate da cultura em sua diversidade, percebendo a carência de formação e informação cultural da população do município, sendo a arte um veículo de transformação pessoal e de esclarecimento dos seus saberes e fazeres.

A Cia. faz parte do Movimento Mergulho Teatral do Vale do Jaguaribe, um encontro de artistas, criadores e pesquisadores compromissados com o fazer teatral, com o estudo, pesquisas, experimentos, vivências e compartilhamento deste labutar na arte de ator, seja nos seus processos criativos, seja no campo da formação ou da arte-educação. Participa também do Fórum de Cultura e Turismo do Vale do Jaguaribe, tendo-se capacitado em vários cursos de formação e oficinas realizadas dentro do próprio Mergulho e nos Festivais dos quais participou, como também, está inserido ativamente no Projeto de Circulação de produções teatrais do vale – Circula Vale.

Realizamos pesquisas, estudos, laboratórios, debates e culminamos na apresentação do espetáculo. Fazemos pelo prazer pessoal, bem como, para demonstrar o resultado do nosso trabalho.

O processo de criação começa a partir da eleição de um tema pelo núcleo diretor da Cia Ikarus. A partir daí, começam os trabalhos de adaptação corporal, através de exercícios de teatro e dança que são repetidos à exaustão em busca da perfeição gestual.

O fato é que o trabalho realizado pela Cia Ikarus revela que é possível sim contar uma bela história e não utilizar do recurso da fala. E que de maneira alguma isso indique a ausência de um texto a ser seguido. O texto dramatúrgico está presente o tempo todo da encenação, ele apenas não é verbalizado. Existe uma enorme disponibilidade corporal dos atores a serviço da teatralidade em busca da arte essencial, termo que associa, sem distinção, escritura coreográfica e escritura teatral, narrando uma história por meio do gesto coreografado. O gesto das personagens e as músicas de fundo funcionam como veículo para as emoções e os sentimentos, contribuindo para a dramaturgia.

Vídeos