As informações deste registro é histórico gerado em 19/04/2018 ás 20:05:18.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Clébio Viriato Ribeiro

Diretor, Produtor e Gestor Cultural, natural de Quixadá. Graduado em Letras. Especialização em Audiovisual em Meios Eletrônicos e Gestão de Produtos e Serviços Culturais. Atualmente é o Gerente Executivo do Sistema Estadual de Teatros/SETCE-.

Site: http://www.lendadogatopreto.com

Email: clebioviriatoribeiro@yahoo.com.br

Telefone Público: (85) 3101-2566

Endereço: Rua Gonçalves Ledo, 677, 404, Centro, 60110-261, Fortaleza, CE

CEP: 60110-261

Logradouro: Rua Gonçalves Ledo

Número: 677

Complemento: 404

Bairro: Centro

Município: Fortaleza

Estado: CE

Descrição

Clébio Viriato Ribeiro – Diretor, Produtor e Gestor Cultural. Especialização em Audiovisual em Meios Eletrônicos/UFC e Gestão de Serviços e Produtos Culturais/UECE. Iniciou suas atividades na área do audiovisual sendo aluno do cineasta Eusélio Oliveira no curso de Cinema e Vídeo da Casa Amarela/U FC.

Representante direto da geração de videomakeres que nos anos 80 iniciaram o movimento Audiovisual em curso no estado do Ceará.

Fundou a Associação de Cinema e Vídeo de Quixadá. Idealizou o evento Quixadá Mostra Cinema. Fundou o Cine Clube Mestre Adolfo, o primeiro do sertão central cearense. Coordenador de Produção do Festival de Jericoacoara – Cinema Digital.

Dirigiu os filmes ‘A Lenda do Gato Preto”, “O Auto da Camisinha”, “O Casamento” e “Magé”. Idealizador e Produtor Executivo do documentário “Mãe de Santo, teu nome é Zimá”. Produziu os filmes “O Quinze, “Corisco e Dadá” , “Campo Branco” , “Toda Garota” , “Camisinha Vale Ouro”, “O passageiro pau de arara”.

Dirigiu os documentários: “Aurora comanda o cangaço”, “Arte X Aids”, “Força e Vida dos meninos & meninas de Fortaleza”, “Maracatu da prevenção”, “A Arte de Fazer Enxame”, “Vídeo Sertão sem Aids” e “Uma luz que veio do céu”, “Fala Ator”, “Enquanto houver sol”, “Arte de Ser Cidadão”.

Escreveu os roteiros: O prato fundo de sopa” , “O Gato preto”, “Ana África”, “O Licor Azul”. Fundou o Jornal “O Quixadá”. Publicou os livros “Quando as Lâminas Cortam”, “A Filha do Sertão”, “Cinema de Pedra”. É membro da Academia Quixadense de Letras, ocupando a cadeira de nº 08.

Prêmios:
Filme A Lenda do Gato Preto:
Troféu Ouro Prêmio Internacional de Direitos Humanos/Indonésia
Menção Honrosa – FESTin/Lisboa
Melhor Fotografia – FESTMacaranaú/Brasil
Filme O Auto da Camisinha:
Campanha Mundial de Prevenção às DST/Aids – UNAIDS/Genebra

Condecorações:
Medalha Raquel de Queiroz – Câmara Municipal de Quixadá
Troféu Terra dos Monólitos – Associação dos Filhos e Amigos de Quixadá

Vídeos