As informações deste registro é histórico gerado em 21/09/2020 ás 22:12:36.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

MARACATU AZ DE OURO

Maracatu AZ DE OURO Fundado em 26 de Setembro de 1936 em fortaleza pelo então Raimundo Alves Feitosa (Boca Aberta).

Email: maracatuazdeouro75@gmail.com

Telefone Público: (85) 98521-4346

Endereço: rua Edith Braga, 395 , Jardim América, 60410-436, Fortaleza, CE

CEP: 60410-436

Logradouro: rua Edith Braga

Número: 395

Complemento:

Bairro: Jardim América

Município: Fortaleza

Estado: CE

Descrição

CRONOLOGIA
MARACATU AZ DE OURO

1936 – No dia 26 de setembro é fundado o Maracatu Az de Ouro por Raimundo Alves Feitosa (Raimundo Boca Aberta)

1937 – Maracatu Az de Ouro desfila no Carnaval Oficial de fortaleza consagrando-se Campeão. As agremiações saiam do Passeio Público desciam pelo Senador Pompeu, (onde se situava a sede do Jornal “O Povo” e um palanque para julgamento) até o Duque de Caxias, retornavam pela Floriano Peixoto até a Praça do Ferreira, na Coluna da Hora.

1938 – Maracatu Az de Ouro é Bi- Campeão do Carnaval e ganha a disputadíssima taça “Rodo” (fabricante de lança-perfume) entregue a Raimundo Feitosa por Demócrito Rocha na redação do jornal “O Povo”, disputando com grandes Blocos como as “baianas”, “Marieta”, “Papai Noel”, “Comigo é na Virada”, entre outros veteranos do carnaval da década de 30.

1939 – Maracatu Az de Ouro é Tri - Campeão do carnaval oficial de Fortaleza.

1940 - Maracatu Az de Ouro é Campeão do Carnaval e recebe a taça “Colombina” entregue pelo jornal “O Povo”.

1941- Maracatu Az de Ouro é Bi -Campeão do carnaval oficial de Fortaleza.

1942- Maracatu Az de Ouro participa do carnaval oficial de Fortaleza.

1943- Maracatu Az de Ouro participa do carnaval oficial de Fortaleza.

1944- Maracatu Az de Ouro em 3 de fevereiro de 1944 participa do carnaval de Rua com 29 participantes, pois o carnaval teve 9 Blocos desfilando em Fortaleza.

1945 – Maracatu Az de Ouro ficou Ausente do carnaval oficial de Fortaleza.

1946 - Maracatu Az de Ouro ficou Ausente do carnaval oficial de Fortaleza.

1947 - Maracatu Az de Ouro ficou Ausente do carnaval oficial de Fortaleza.

1948- Maracatu Az de Ouro participa do Carnaval e fica com 3º colocado no carnaval oficial de Fortaleza.

1949 - Maracatu Az de Ouro em 24 de fevereiro de 1949 participa do carnaval oficial de Fortaleza.

1950 – Maracatu Az de Ouro participa do carnaval oficial de Fortaleza e recebe de Melhor conjunto oferecido pelo Náutico Atlético Cearenses e Surge o Maracatu Az de Espada, campeão deste carnaval e na quase totalidade dos onze anos seguintes, excetuando-se o ano de 1954, quando perde o título para o rival “Estrela Brilhante”.

1951 - Maracatu Az de Ouro ficou Ausente do carnaval oficial de Fortaleza .Maracatu Az de Espada é campeão do Carnaval oficial de Fortaleza. Maracatu Estrela Brilhante desfila pela 1º vez no carnaval

1952 - Maracatu Az de Ouro ficou Ausente do carnaval oficial de Fortaleza. Maracatu Az de Espada é campeão do Carnaval oficial de Fortaleza.

1953 - Maracatu Az de Ouro ficou Ausente do carnaval oficial de Fortaleza. Maracatu Az de Espada é campeão do Carnaval oficial de Fortaleza.

1954 - Maracatu Az de Ouro ficou Ausente do carnaval oficial de Fortaleza. Maracatu Estrela Brilhante é campeão do Carnaval oficial de Fortaleza.

1955 - Maracatu Az de Ouro ficou Ausente do carnaval oficial de Fortaleza. Maracatu Az de Espada é campeão do Carnaval oficial de Fortaleza.

1956- Maracatu Az de Ouro ficou Ausente do carnaval oficial de Fortaleza. Maracatu Az de Espada é campeão do Carnaval oficial de Fortaleza.

1957- Maracatu Az de Ouro ficou Ausente do carnaval oficial de Fortaleza. Maracatu Az de Espada é campeão do Carnaval oficial de Fortaleza. No dia 17 de março é fundado o Maracatu Leão Coroado.

1958- Maracatu Az de Ouro Participa do Carnaval oficial de Fortaleza, Maracatu Az de Espada é campeão do Carnaval oficial de Fortaleza. O Maracatu Leão Coroado estréia no Carnaval de Fortaleza

1959 – Maracatu Az de Ouro participa do carnaval. Maracatu Az de Espada é campeão do Carnaval oficial de Fortaleza. Maracatu Estrela Brilhante é extinto.

1960 – Maracatu Az de Ouro participa do Carnaval oficial de Fortaleza. Maracatu Az de Paus é fundado em 20 de janeiro, mas não desfilou pois chegando perto da Avenida foi proibido pelo Juizado de Menores, pois trazia muitas crianças e não tinha documentos de autorização para os menores desfilarem no carnaval oficial de Fortaleza.

1961 – Maracatu Az de Ouro se Ausente do carnaval oficial de Fortaleza. Maracatu Az de espada é campeã do carnaval oficial de Fortaleza. Maracatu Az de Paus estréia na avenida.

1962 – Maracatu Az de Ouro se Ausente do carnaval oficial de Fortaleza. Maracatu Az de Espada é campeã do carnaval.

1963 – Não houve desfile de agremiações, mesmo assim o Maracatu Az de Paus é a única agremiação a desfilar e em consequência é punido pela Federação das Agremiações Carnavalescas.

1964 – Maracatu Az de Ouro ausente do carnaval. Maracatu Nação Uirapuru é campeão (único ano que desfila). Maracatu Az de Paus muda de nome e desfila com o nome de “Rei de Paus”, em função da punição imposta pela Federação no ano anterior. É extinto o Maracatu Rancho de Iracema.

1965 - Maracatu Az de Ouro ficou ausente do carnaval oficial de Fortaleza. Maracatu Rei de Paus é campeão do Carnaval oficial de Fortaleza. É extinto o Maracatu Az de Espada.

1966- Maracatu Az de Ouro ficou ausente do carnaval oficial de Fortaleza. Maracatu Rei de Paus é campeão do Carnaval oficial de Fortaleza.

1967 - Maracatu Az de Ouro ficou ausente do carnaval oficial de Fortaleza. Maracatu Rei de Paus é campeão do Carnaval oficial de Fortaleza.

1968 - Maracatu Az de Ouro ficou ausente do carnaval oficial de Fortaleza. Maracatu Leão Coroado é campeão do Carnaval oficial de Fortaleza recebendo ao todo 9 troféus.

1969 - Maracatu Az de Ouro não participar do carnaval oficial de Fortaleza. Passa para o então Joaquim Pessoa de Araújo assumindo com Presidente.

1970 - Maracatu Az de Ouro retorna ao carnaval oficial de Fortaleza, é Vice-Campeão de maracatu, e recebe uma taça de reconhecimento da Rádio Iracema.

1971 - Maracatu Az de Ouro é Campeão de Maracatu e Vice-Campeão geral de carnaval.

1972 - Maracatu Az de Ouro é Bicampeão de Maracatu e Vice-Campeão geral de carnaval.

1973 - Maracatu Az de Ouro é Tricampeão de Maracatu, com o enredo “O Ceará ontem, uma pergunta”. – hoje, uma grande resposta.

1974 - Maracatu Az de Ouro é TETRA Campeão de Maracatu. O cantor e compositor cearense Ednardo lança o LP “O Romance do Pavão Misterioso” contendo a canção “Pavão Misterioso” composta com a célula ritma mais tradicional do maracatu cearense de andamento lento.

1975 - Maracatu Az de Ouro é Campeão de Maracatu. O Maracatu Leão Coroado é extinto.

1976 - Maracatu Az de Ouro é Bicampeão de Maracatu, com o enredo “Um ao Rei de Moçambique” e Vice-Campeão geral de Carnaval. Canção “Pavão Misterioso” de Ednardo é tema de abertura da novela da TV Globo “Saramandaia” de Dias Gomes, e torna o ritmo mais tradicional do maracatu cearense conhecido em todo Brasil.

1977 – Maracatu Az de Ouro é Vice- Campeão de Maracatu com o enredo “Grande Noite de Iemanjá”.

1978 – Maracatu Az de Ouro é o 3º colocado no carnaval com o enredo “Dona Santa Rainha do Maracatu Elefante”. A FACC retira para o carnaval de 1979 os títulos de campeão e vice-campeão geral do carnaval de Fortaleza, ficando apenas os campeões por categorias: “Maracatus”, “Escolas de Samba” e “Blocos e Cordões”.

1979 - Maracatu Az de Ouro é 3º colocado no Carnaval com o enredo “Quilombo de Palmares”. É instituído por decreto o dia do Maracatu em Fortaleza (13/05), na gestão de Lúcio Alcântara. É fundado o Maracatu Vozes da África pelo Jornalista Paulo Tadeu em 20 de novembro (dia nacional da consciência negra). O presidente do Maracatu ÀZ de Ouro, o Sr. Joaquim Pessoa de Araújo (Mestre Juca) comunica através de ofício na sessão ordinária da FACC, no dia 09/01 deste ano que o maracatu az de ouro muda suas cores das fantasias de “Vermelho, Preto e Branco” para “Vermelho, Amarelo e Branco”.

1980 – Maracatu Az de Ouro é Campeão do carnaval na categoria maracatus com o tema “Loa ao Jangadeiro Negro” de autoria de Odacir Lima e divide o título com o estreante Maracatu Vozes da África. Raimundo Fagner participa do cortejo do Maracatu Az de Ouro, fantasiado de escravo. Surge o Maracatu Rei de espada.

1981 – Maracatu Vozes da África é Campeão do carnaval. O quesito enredo deixa de ser julgado nos maracatus, e em seu lugar entra a figura do Baliza. Foram conservados os demais quesitos: Rainha, bateria, letra e música de macumba, estandarte, balaieiro e fantasia.

1982 – O maracatu Az de Ouro é o 3º colocado na classificação do carnaval com as referidas notas nos quesitos julgados este ano :Baliza (09), Estandarte(09), Rainha (10), Balaieiro (06), Adereço Manuais(08), Bateria(09), Fantasias(06), Macumba-Letra e Música(09 ), Enredo(04)e Alegorias(03).É extinto o Maracatu “Nação africana”.

1983- Não houve carnaval oficial em Fortaleza

1984 – Não houve Carnaval oficial em Fortaleza

1985 - Maracatu Az de Ouro participa do Carnaval e fica em 3º lugar com o enredo “Lavagem do Bonfim”.

1986 - Maracatu Az de Ouro sai na Avenida com o tema “Bodas de ouro – Festa na Senzala”, em comemoração ao seu cinquentenário e tira o 4º colocação. Maracatu Vozes da África é campeão de maracatu.

1987 – Maracatu Az de Ouro é 3º colocado, enquanto o Maracatu Vozes da África é Campeão do Carnaval.

1988 – Maracatu Az de Ouro Ausente do carnaval na Av. Duque de Caxias.

1989 – Maracatu Az de Ouro Ausente do Carnaval de rua de Fortaleza.

1990 – Sem INFORMAÇÃO

1991 – Último ano de desfile do Maracatu Leão Coroado no carnaval de Fortaleza.

1992 – Sem INFORMAÇÃO

1993 – Maracatu Az de Ouro desfilam no carnaval com o tema “Palácio dos Orixás na Terra do Sol” de autoria de Joaquim P. de Araújo (Mestre Juca do Balaio). 4º colocado, Maracatu Rei de Paus é campeão do carnaval. Maracatu Leão Coroado é extinto.

1994 – Maracatu Az de ouro participa do carnaval com Zequinha e Jarles como Responsável e o Vozes da África homenagem em seu enredo “Raimundo Boca aberta”. Az de ouro sai com Zequinha e Jarle

1995 – Maracatu Nação Obaobá ingressa no carnaval, sob o comando de Descartes Gadelha, e é Campeão do carnaval que traz um novo e mais acelerado ritmo de maracatu para a avenida.

1996 – Maracatu Az de Ouro desfila no carnaval com o tema-loa “Comprovando sua Glória” de autoria de Joaquim P. de Araújo (Mestre Juca do Balaio). Pobre e sem receber honrarias por seu mérito de ter criado o 1º Maracatu do Ceará, morre de trombose, aos 95 anos, no dia 25 de julho, Raimundo Alves Feitosa, o “Boca aberta”, fundador do Maracatu Az de Ouro.

1997 – Maracatu Az de Ouro Desfila no carnaval com o tema-loa “Boneca Preta do Maracatu” de autoria de Joaquim P. de Araújo (Mestre Juca do Balaio)

1998 – Não houve carnaval oficial de agremiações em Fortaleza, apenas o Maracatu Baobá desfila como forma de protesto na Avenida Domingos Olímpio.

1999- Maracatu Az de Ouro desfila com o tema : Uma viagem imperial à terra mãe. Calé Alencar assume a presidência da FACC (Federação das Agremiações Carnavalescas do Ceará). Os cantores e compositores Calé Alencar, Dílson Pinheiro e Pingo de Fortaleza lançam o Cd “Dragão ao Vivo” com a temática voltada para o maracatu cearense e seu universo. Em setembro deste ano a convite do presidente do maracatu Az de ouro, Marcos Gomes, Pingo de Fortaleza ingressa neste maracatu.

2000- Maracatu Az de Ouro desfila com o tema “Outros 500” de Pingo de Fortaleza que estréia no carnaval oficial de Fortaleza como compositor e “Tirador de Loas” deste maracatu.

2001 – Maracatus Az de ouro desfilam com o tema “Maculelê – De Volta aos Quilombos” de Autoria de Pingo de Fortaleza e Guaracy Rodrigues e tira a 3ª colocação. Maracatu Rei Zumbi estréia no carnaval oficial de Fortaleza.

2002 – “Maracatu Az de ouro desfila com o tema “Maracatu Fortaleza” de Pingo de Fortaleza e Rosemberg Cariry” e é Vice-Campeão com o tema desenvolvido de forte denúncia social, apresenta entre suas alas um cortejo estilizado de maracatu com fantasias feitas de sucata e lixo.

2003 – Maracatu Az de Ouro desfila com o tema “Mestre Juca do Balaio” de Cale Alencar, também autor da Loa, tendo como tiradores: Pingo de Fortaleza, Eliezer Lima e Ana Célia. Maracatu Nação Iracema estréia no carnaval.

2004 – Maracatu Az de Ouro sai na Avenida Domingos Olímpio com o tema: “Ceará terra da luz, berço da liberdade”, de Cale Alencar, tendo como tiradores da Loa: Pingo de Fortaleza, Eliezer Lima e Késia. e se classifica em Vice- Campeão do carnaval de Rua, O Maracatu Ki zomba faz sua estréia no carnaval oficial de Fortaleza. É fundado no dia 25 de março por Cale Alencar o maracatu Nação Fortaleza.

2005- Maracatu Az de Ouro é o 3º colocado na categoria maracatus com o tema “Nossa Paz é de Oxalá” de Pingo de Fortaleza e Mestre Jucá, tendo como autores da Loa: Pingo de Fortaleza e Guaracy Rodrigues e tiradores da Loa: Pingo de Fortaleza, Eliezer Lima e Ana Célia. Estréia do Maracatu Nação Fortaleza no carnaval oficial de Fortaleza. Maracatu Rei de Paus é campeão do carnaval na categoria dos maracatus.

2006- Maracatu Az de ouro é o 3º colocado dos maracatus com o tema “Maracatu Az de Ouro - 70 anos de Memórias, Loas e Batuques”, de Pingo de Fortaleza e Mestre Juca, tendo como autores da Loa “De Boca Aberta Para o Mundo”: Pingo de Fortaleza, Mestre Juca, Raimundo Boca Aberta, Afrânio Rangel e Alan Mendonça. E tiradores de Loa Pingo de Fortaleza, Brenner Paixão e Eliezer Lima. Por motivo de saúde se ausentam do cortejo do Az de Ouro Mestre Juca do Balaio e Mestre Zé Rainha. Maracatu Rei de paus é campeão de maracatus. Mestre Juca é o grande homenageado do carnaval deste ano e morre aos 83 anos no dia 06 de Abril.

2007- Maracatu Az de Ouro sai com o tema Onilê, mãe da Terra e ficando em 3º lugar no carnaval de rua de fortaleza

2008- Maracatu Az de Ouro sai na avenida com tema Iemanjá, Luz de vida Nossa Flor, mais por acontecer um grande acidente nas arquibancadas não houve desfiles dos maracatus no domingo de carnaval e não havendo classificação dos mesmos. Mais o Maracatu az de ouro foi para o Município de Russas se apresentar na segunda e terça de Carnaval de 2008

2009- O Maracatu Az de Ouro teve também com tema Iemanjá na Terra do Sol, levamos um pouco da história de um grande orixá mulher, e levamos para o público de fortaleza conquistando o 3ª colocação e se destacando como uns dos melhores maracatus de fortaleza.

2010- Maracatu Az de Ouro sai na avenida com o tema De Angola Camará levando a história de angola nosso pais irmão, tivemos a 3º colocação na avenida.

2011 - O Maracatu Az de Ouro vai para avenida com o Tema “FILHOS DE OXUM, AMOR E VIDA” levando sua história para o público da domingos Olímpio, tivemos o Vice-Campeonato na categoria de maracatu.

2012 - O Maracatu az de ouro vem neste ano com Tema “SAUDAÇÃO AOS PRETOS VELHOS DO CONGO, fazendo uma referência aos Pretos Velhos, Tivemos a 3º colocação na categoria de maracatu.

2013 – O Maracatu Az de Ouro ver para avenida com o tema “REDENÇÃO, BERÇO DA LIBERDADE”, falamos uma pouca da cidade que primeiro libertou os escravos no brasil. ficamos como Vice-campeão na categoria de maracatu.

2014 – O Maracatu Az de Ouro traz para este ano o Tema “NA AGÚAS DE OXALÁ, EPÁ BABA” levando uma história de nosso pai Olodum para avenida. Ficando em 4º lugar na categoria de maracatu.

2015 – O Maracatu Az de Ouro leva para avenida o Tema UMA EXALTAÇÃO A MÃE AFRICA, KAÔ MEU PAI XANGÔ uma homenagem a Xangó.

2016 - O Maracatu Az de Ouro com o tema TAPUAIS E ABÁUNAS NA TERRA DA LUZ uma tema do documentário do nosso Amigo BECCA LOPES que fez o seu documentário muito importante na história do Ceará.

2017 – O Maracatu Az de Ouro com o tema SER Nzinga Mbandi, Rainha de Angola falamos da História sobre a Rainha Nzinga a rainha Negra de Angola,

Vídeos